Quais são os tipos de discos de desbaste disponíveis?

O disco de desbaste é uma ferramenta abrasiva que foi desenvolvida para atender as necessidades dos setores industriais, metalúrgico, de construção civil, fundições, oficinas mecânicas e vários outros tipos de segmentos, realizando desbastes e oferecendo acabamentos mais profissionais aos materiais utilizados.

São itens excelentes para auxiliar na rebarbação de peças, no desbaste de cordão de solda, na remoção de defeitos, rebarbas, falhas, excessos e defeitos nos materiais base, tais como aço, ferro fundido e metais ferrosos.

Pessoa utilizando esmerilhadeira com disco de desbaste para desbastar uma peça de metal.
Processo de desbaste utilizando esmerilhadeira.

Diferentemente dos discos de corte, dos discos diamantados e do discos flap, com os discos de desbaste é possível providenciar a limpeza da superfície escolhida, oferecendo uma melhor estrutura da superfície, antes de iniciar o procedimento de soldagem, aplicações de pinturas e revestimentos, entre outros processos.

Mas independentemente de ter conhecimento de suas funções, é preciso escolher a ferramenta correta com seriedade, até porque existem diversas delas espalhadas pelo mercado brasileiro e com o disco de desbaste, não é diferente.

Tipos de discos de desbaste

Os discos de desbaste estão disponíveis em diversos modelos, elaborados exclusivamente para atender setores e atividades específicas. Além dos grãos abrasivos, os discos variam de acordo com as resinas/ligas, com o total de tela de fibra e com o total de cargas introduzidas no mesmo.

Confira abaixo os principais tipos de discos de desbaste:

Disco de Corte e Desbaste

Disco de Corte e desbaste da marca BOSCH 80 m/s.
Disco de corte e desbaste da Bosch.

Agora não é mais necessário realizar a troca de disco para alcançar um excelente resultado, seja no corte ou no acabamento.

O disco de corte e desbaste multiuso, tornando-se essencial para quem deseja obter praticidade e eficiência em uma única ferramenta.

A peça é indicada e utilizada para cortes, desbaste e acabamentos variados em chapas, aços, tubos e perfis, devido a combinação de resinas e grãos abrasivos de alta qualidade.

Disco de Desbaste para Inox

Os discos de desbaste para inox são itens fabricados com baixo índice de contaminantes. São produzidos com grão de óxido de alumínio e proporcionam excelentes ações de desbaste em aço inoxidável, atingindo um excelente padrão de qualidade, proporcionando maior segurança para os seus usuários.

São indicados para as operações em que a integridade do aço inoxidável deve ser mantida, como nos processos em fundições, caldeirarias, indústrias e para trabalhos pesados em geral, por exemplo.

Disco de Desbaste para Ferro Fundido e Alumínio

Os discos capazes de efetuar desbastes em ferro fundido e alumínio são fabricados com base em grãos de carbureto de silício e óxido de alumínio. Eles proporcionam excelente rendimento, alto desempenho durante o processo de desbaste e alta capacidade de rebarbação de ferro, latão, cobre e bronze.

São acessórios indispensáveis nos setores de fundições em geral.

Disco de Desbaste para Aço

Disco de desbaste para aço na cor azul da marca AEME.
Disco de desbaste para aço da AEME.

Os discos fabricados para uso em aço são constituídos a partir de grãos de óxido de alumínio, tornando-se as soluções ideais para o desbaste de chapas e perfis nas montagens, em aços ligados e carbono, de ferro fundido e de outros tipos de materiais ferrosos.

São itens que estão presentes, principalmente, nos setores de serralheria, de fundições, de construção civil, caldeirarias, entre outros.

Disco de Desbaste Refratário

Os discos refratários são confeccionados em carbureto de silício reforçados com telas de fibra de vidro, tornando-se práticos e eficientes para o desbaste em cerâmica, granitos, ferro fundido, metais não ferrosos, mármores e refratários em geral.

São peças essenciais nos setores de serralherias, indústrias, oficinas, entre outros.

Disco de Desbaste Zirconado

Confeccionados em grãos de zircônio, os discos de desbaste zirconados oferecem alta capacidade de rebarbação de materiais como ferro fundido, bronze, cobre e latão, além de garantir performance superior no processo de desbaste.

São muito utilizados nos setores de fundições, caldeirarias e em trabalhos pesados em geral.

Homem utilizando uma esmerilhadeira da marca Skil para desbastar uma barra de ferro.
Esmerilhadeira + disco de desbaste para barra de ferro.

Agora que você já sabe um pouquinho sobre as funcionalidades e as características dos discos de desbaste, chegou a hora de escolher o seu, né?

Mas se você não faz a mínima ideia de como encontrar o item que melhor adequá-se às suas atividades, não se preocupe!

Basta acessar o nosso site http://bit.ly/2HgrKgV e encontrar todas as respostas para as suas perguntas e ainda escolher os melhores discos.

Beatriz Approbato

Oi! Meu nome é Beatriz Approbato, sou jornalista e redatora, apaixonada por comunicação, por marketing e por fotografia. Adoro escrever sobre ferramentas e me sinto cada vez mais empoderada ao utilizá-las no dia a dia. Também comando as Redes Sociais da A Mega Loja! :)

Deixe uma resposta