Os discos abrasivos são itens desenvolvidos por profissionais capacitados que seguem os mais avançados e rigorosos padrões técnicos de segurança e tecnologia.
Tal desenvolvimento busca levar aos profissionais o mais alto nível de desempenho, qualidade e rendimento, para obter sucesso em todas as suas operações.
A produção dos abrasivos conta com um grande controle das matérias-primas, além de intenso trabalho de laboratório, desenvolvimento e testes que garantem o melhor custo-benefício do mercado.
Para que você saiba escolher o disco ideal para suas atividades, separamos 3 modelos superpopulares e utilizados.
Conheça suas principais funções e características:
Disco de corte
O disco de corte, como o nome já diz, é uma ferramenta abrasiva que foi elaborada para cortar diferentes tipos de materiais, especialmente os mais resistentes.
Sua resistência e produtividade proporcionam uma melhor execução de cortes em materiais metálicos e não-metálicos, tais como madeira, aço, ferro fundido, bronze, latão, concreto, cerâmica, entre outros.
Eles são usados em máquinas cortantes como esmerilhadeiras e serras, atuando em setores como serralherias, marcenarias, empreiteiras, construção civil e muitos outros.
São peças confeccionadas com grãos de abrasivos, resinas e telas de fibra de vidro, transformando-se em uma ferramenta rígida, reforçada e segura, trabalhando em alta velocidade para proporcionar cortes precisos.
Suas principais características são: longa durabilidade do corte, cortes rápidos e livres de rebarbas, corta uma grande variedade de materiais e ainda é extremamente resistente.
Os discos de corte estão disponíveis para aço, ferro fundido, inox, refratário e diamantado.
Conheça um exemplo de disco de corte:
Disco de desbaste
Os discos de desbaste são os responsáveis pelo desbaste, acabamentos e limpeza das superfícies antes do processo de soldagem, além da remoção de falhas e rebarbas em peças fundidas, preparando as superfícies para a aplicação de pintura ou revestimento.
Esse modelo de disco é capaz de aparar ou alisar as peças de ferro, aço, pedra e outros tipos de materiais.
Os discos de desbaste estão bastante presentes nos setores industriais, metalúrgicos, de construção civil, em oficinas mecânicas e muitos outros.
São utilizados em esmerilhadeiras para retirar o máximo de material possível e também possuem telas de fibras de vidro para reforço durante a operação.
Suas principais características são: eles oferecem limpeza rápida e eficiente, longa durabilidade de desbaste e melhor preparação das peças.
Os discos de desbaste estão disponíveis para aço, ferro fundido e alumínio, inox, refratário e zirconado.
Confira um exemplo de disco de desbaste:
Disco de flap
O disco flap, por sua vez, é especialmente indicado para lixar diferentes materiais, retocar cordões de solda e remover rebarba e ferrugem, além de proporcionar limpeza de fundição.
Esse modelo oferece melhores acabamentos de peças em geral, além de remover excessos de materiais como vernizes e tintas, por exemplo.
O disco de flap trabalha diretamente com metais ferrosos e não ferrosos como alumínio, cobre, latão, zinco e estanho, além de madeiras, plásticos, gessos e outras superfícies.
São peças fundamentais nas industrias automotivas e navais, em oficinas mecânicas, usinas, caldeirarias e outros tipos de segmentos.
Suas principais características são: excelentes acabamentos em superfícies curvas e planas, perfeita aplicação em superfícies de aço-carbono, inox, metais não ferrosos, alta resistência, ótima remoção e excelente custo-benefício.
Existem os discos de flap com costado de fibra angular, com costado de nylon, para limpeza e remoção, para acabamento e para preparação, pré-polimento e polimento.
Confira um exemplo de disco flap:
*Antes de utilizar os discos abrasivos, lembre-se de sempre utilizar os equipamentos de proteção corretos para tais atividades!
Agora que você já conheceu um pouquinho sobre os discos, que tal adquirir o seu?