Discos abrasivos: conheça suas principais funções e características!

Os discos abrasivos são itens desenvolvidos por profissionais capacitados que seguem os mais avançados e rigorosos padrões técnicos de segurança e tecnologia.

Tal desenvolvimento busca levar aos profissionais o mais alto nível de desempenho, qualidade e rendimento, para obter sucesso em todas as suas operações.

A produção dos abrasivos conta com um grande controle das matérias-primas, além de intenso trabalho de laboratório, desenvolvimento e testes que garantem o melhor custo-benefício do mercado.

Para que você saiba escolher o disco ideal para suas atividades, separamos 3 modelos superpopulares e utilizados.

Conheça suas principais funções e características:

Disco de corte

disco de corte, como o nome já diz, é uma ferramenta abrasiva que foi elaborada para cortar diferentes tipos de materiais, especialmente os mais resistentes.

Sua resistência e produtividade proporcionam uma melhor execução de cortes em materiais metálicos e não-metálicos, tais como madeira, aço, ferro fundido, bronze, latão, concreto, cerâmica, entre outros.

Disco de corte rápido da AEME com rótulo azul.
Disco de corte rápido da AEME.

Eles são usados em máquinas cortantes como esmerilhadeiras e serras, atuando em setores como serralherias, marcenarias, empreiteiras, construção civil e muitos outros.

São peças confeccionadas com grãos de abrasivos, resinas e telas de fibra de vidro, transformando-se em uma ferramenta rígida, reforçada e segura, trabalhando em alta velocidade para proporcionar cortes precisos.

Suas principais características são: longa durabilidade do corte, cortes rápidos e livres de rebarbas, corta uma grande variedade de materiais e ainda é extremamente resistente.

Os discos de corte estão disponíveis para aço, ferro fundido, inox, refratário e diamantado.

Conheça um exemplo de disco de corte:

Disco de corte diamantado MetalMax da Irwin.

Disco de desbaste

Os discos de desbaste são os responsáveis pelo desbaste, acabamentos e limpeza das superfícies antes do processo de soldagem, além da remoção de falhas e rebarbas em peças fundidas, preparando as superfícies para a aplicação de pintura ou revestimento.

Esse modelo de disco é capaz de aparar ou alisar as peças de ferro, aço, pedra e outros tipos de materiais.

Disco de desbaste da marca Norton com rótulo branco.
Disco de desbaste da Norton.

Os discos de desbaste estão bastante presentes nos setores industriais, metalúrgicos, de construção civil, em oficinas mecânicas e muitos outros.

São utilizados em esmerilhadeiras para retirar o máximo de material possível e também possuem telas de fibras de vidro para reforço durante a operação.

Suas principais características são: eles oferecem limpeza rápida e eficiente, longa durabilidade de desbaste e melhor preparação das peças.

Os discos de desbaste estão disponíveis para aço, ferro fundido e alumínio, inox, refratário e zirconado.

Confira um exemplo de disco de desbaste:

Disco de desbaste desenvolvido pela Stanley.

Disco de flap

disco flap, por sua vez, é especialmente indicado para lixar diferentes materiais, retocar cordões de solda e remover rebarba e ferrugem, além de proporcionar limpeza de fundição.

Esse modelo oferece melhores acabamentos de peças em geral, além de remover excessos de materiais como vernizes e tintas, por exemplo.

Disco de flap da marca Tyrolit com rótulo azul.
Disco flap da Tyrolit.

O disco de flap trabalha diretamente com metais ferrosos e não ferrosos como alumínio, cobre, latão, zinco e estanho, além de madeiras, plásticos, gessos e outras superfícies.

São peças fundamentais nas industrias automotivas e navais, em oficinas mecânicas, usinas, caldeirarias e outros tipos de segmentos.

Suas principais características são: excelentes acabamentos em superfícies curvas e planas, perfeita aplicação em superfícies de aço-carbono, inox, metais não ferrosos, alta resistência, ótima remoção e excelente custo-benefício.

Existem os discos de flap com costado de fibra angular, com costado de nylon, para limpeza e remoção, para acabamento e para preparação, pré-polimento e polimento.

Confira um exemplo de disco flap:

Disco flap Dual Trim da Dewalt.

*Antes de utilizar os discos abrasivos, lembre-se de sempre utilizar os equipamentos de proteção corretos para tais atividades!

Agora que você já conheceu um pouquinho sobre os discos, que tal adquirir o seu?

Acesse o nosso site http://bit.ly/2FL1c7X e escolha o disco correto para as suas atividades!

Beatriz Approbato

Oi! Meu nome é Beatriz Approbato, sou jornalista e redatora, apaixonada por comunicação, por marketing e por fotografia. Adoro escrever sobre ferramentas e me sinto cada vez mais empoderada ao utilizá-las no dia a dia. Também comando as Redes Sociais da A Mega Loja! :)

Deixe uma resposta