Você sabe qual instrumento é considerado o rei das ferramentas?

Se você pensar em criação e formas, você encontrará a imagem do instrumento utilizado em qualquer atividade ou segmento: o martelo. 

A ferramenta tem sido utilizada para construir casas, móveis e acessórios, amaciar nossa carne e até mesmo testar a nossa saúde. É de fato, o instrumento que mais está presente em nossas vidas.

Tipos de Martelos - A Mega Loja
Martelos específicos para cada tipo de atividade.

Nenhum modelo é tão comum quanto o martelo de garra, conhecido como “martelo unha”. O modelo é antigo e foi forjado durante o império romano, há mais de dois mil anos. 

A invenção pode ter sido utilizada por um dos principais líderes mundiais, como Júlio César, militar e governante romano do período de transição no final do período republicano da história da Roma Antiga, por exemplo.

Desenvolvimento e evolução

O martelo unha foi desenvolvido com o objetivo de ser uma ferramenta duradoura, capaz de durar séculos. Entretanto, só havia uma coisa de errado com esse modelo: a cabeça do martelo não estava fixada ao corpo, por esse motivo, ela se soltava durante as atividades, torturando muitos usuários por ocasionar diversos ferimentos. Foi aí que surgiu a incessante busca pela ferramenta perfeita.

Tentando corrigir a fixação da cabeça, os romanos chegaram a conclusão de que colocando uma tira fundida de cada lado junto a cabeça, ela não se desprendia.

Assim, as tiras nos martelos eram comuns no século 18, porém, não resolviam o problema. As tiras eram finas demais para aguentarem a força exercida pela ferramenta, dessa forma, partiam-se e a cabeça soltava-se novamente.

Martelo de unha da Loyal - A Mega Loja
Martelo de unha com cabo de madeira.

Foi somente em 1840, que essa dificuldade foi finalmente cessada por um ferreiro de Nova York. Responsável pelo concerto de martelos dos carpinteiros locais, notou que outra ferramenta antiga, o enxó (ferramenta utilizada para alisar e moldar a madeira na época dos egípcios), possuía um profundo encaixe onde a lâmina fixava no cabo.

Desse modo, adaptou este conceito ao martelo e criou o encaixe mais profundo, ideal para a fixação da cabeça ao corpo do martelo, solucionando o problema!

Atualmente

Através dos séculos, o martelo assumiu várias formas e desenhos interessantes, entretanto, os martelos modernos possuem características e qualidades das quais os ferramenteiros do passado jamais imaginariam.

Os martelos atuais são totalmente pensados e desenvolvidos de acordo com as necessidades de seus usuários. Para isso, as marcas utilizam laboratórios avançados com alta tecnologia para desenvolver uma ferramenta capaz de minimizar o impacto da ferramenta.

Martelos ergonômicos - A Mega Loja
Tipos de martelos com cabo ergonômico.

Essa preocupação com o impacto da ferramenta está resumida em apenas uma palavra da indústria de ferramentas: ergonomia. Na prática, significa utilizar a tecnologia para fabricar ferramentas que exijam o mínimo de esforço sem prejudicar o nosso corpo.

Além disso, os martelos atuais são totalmente desenvolvidos com protetor e anticorrosivo para que tenham o máximo de vida útil e maior índice de produtividade.

E aí, acertou? Acesse o nosso site http://bit.ly/2TWqAKh e encontre o martelo perfeito para as suas atividades!

Beatriz Approbato

Oi! Meu nome é Beatriz Approbato, sou jornalista e redatora, apaixonada por comunicação, por marketing e por fotografia. Adoro escrever sobre ferramentas e me sinto cada vez mais empoderada ao utilizá-las no dia a dia. Também comando as Redes Sociais da A Mega Loja! :)

Deixe uma resposta