Tudo o que você precisa saber sobre os tipos de cabos de aço!

Os cabos de aço são instrumentos extremamente resistentes que carregam como função principal proporcionar a suspensão, movimentação e amarração de cargas pesadas ou de pesos diversificados.

Eles são os grandes responsáveis por garantir a elevação de cargas e a movimentação de grandes estruturas e máquinas, como os elevadores e os guindastes, além de ser muito utilizado como suporte para construções também.

Dois rolos com cabos de aço.
Os cabos de aço são peças altamente resistentes.

Por proporcionar tamanha qualidade, eficiência e flexibilidade, ele está presente em diversos tipos de segmentos, desde a construção civil até os setores esportivos, como em alpinismo e tirolesa, em que utiliza-se muitas vezes as lingas de cabos de aço, por exemplo, para oferecer toda a segurança exigida pela atividade.

Além das opções acima, os cabos de aço estão presentes em um lugar muito popular e conhecido: as academias. Eles estão instalados em cada um dos equipamentos de exercícios.

Mas agora que você já sabe um pouco sobre os cabos de aço, que tal conhecer os tipos específicos para cada atividade? Confira:

Tipos de cabos de aço

Apesar de todos eles serem fabricados em aço, cada um dos cabos foram produzidos à partir de necessidades específicas do mercado de trabalho, conheça cada um deles: 

Cabo de aço galvanizado

cabo galvanizado ganhou esse nome pois passa por todo um processo de galvanização para que a peça possa adquirir maior resistência a oxidação e assim, prolongar a sua vida útil.

Foto mostrando um cabo de aço galvanizado.
Cabo de aço galvanizado.

Para isso, o cabo recebe uma camada uniforme de zinco que geralmente é aplicado por meio de um banho de imersão quente.

Ele possui maior resistência a oxidação e consequentemente maior durabilidade também, por isso a sua utilização é recomendada para locais que possuam atritos ao longo de suas atividades, como em parte estrutural de construções, na fabricação de automóveis, etc.

Também é excelente para suprir as necessidades dos setores de indústria pesqueira, naval, marinha e offshore.

Cabo de aço inoxidável

cabo de aço inoxidável foi desenvolvido com o intuito de atender as necessidades daquelas atividades que são realizadas em ambientes que existam contato direto com substâncias corrosivas.

Cabo inoxidável na cor prata/aço.
Cabo inoxidável.

Bastante robusto e resistente a ferrugem, a elaboração do cabo inoxidável é feita à partir de uma mistura de aço líquido com uma solução de no mínimo 10% de cromo.

Depois ele passa por um processo de pressionamento e moldagem, para em seguida passar pelo procedimento de decapagem, retirando quaisquer impurezas que ainda estejam no material.

Ele é muito aproveitado na construção de edifícios, no setor de aviação e náutica, em guinchos, em máquinas de diversos tipos de tamanho e utilidades, entre outros.

Diferentemente dos outros cabos, o seu custo acaba sendo um pouco mais elevado, já que são fabricados a partir de aço inoxidável. Em vista disso, é super importante entender se as suas atividades realmente requer esse tipo de cabo de aço.

Cabo de aço polido

Cabo de aço polido da Vonder.
Cabo de aço polido.

Os cabos polidos, por sua vez, são utilizados em operações que estão continuamente envolvidas com arranques, como guindastes, guinchos e elevadores, por exemplo.

Ele possui uma camada externa de graxa para proteger a peça e é totalmente constituído por arames de aço convencionais.

Apesar de suas impressionantes qualidades, ele também possui uma desvantagem: o seu uso não é indicado para atividades em que envolva exposição ao tempo e clima.

Cabo de aço revestido

Lembra que falamos sobre os equipamentos de academia ali em cima? Pois bem, são os cabos de aço revestidos que fazem parte deles!

Cabo de aço revestido na cor preta.
Cabo revestido.

Eles são preparados à partir de um revestimento de PVC ou de nylon e acompanham uma camada de proteção plástica para proteger toda a sua parte externa contra oxidação.

Além dos equipamentos de ginástica, ele também é bastante utilizado na indústria automobilística, em esteiras e correias e diversos outros segmentos.

Mas existe uma diferença entre o cabo revestido em nylon e o revestido em PVC? Sim! Aquele que possui revestimento em nylon disponibiliza resistência a abrasão muito maior em relação ao cabo revestido em PVC.

Como dimensionar o cabo de aço?

Podemos separar os cabos de aço em 8 tipos de dimensões: 6×7, 6×9, 6×25, 6×36, 6×37, 6×41, 8×19 e 19×7.

Mas o que esses números querem dizer? Basicamente, o primeiro número, como o 6 (em 6×7) indica a quantidade de pernas implantadas no cabo, enquanto o segundo número, 7, especifica a quantidade de arames que formam as pernas.

As numerações mais utilizadas pelo mercado, é a 6×7 AA (alma de aço) e a 6×9 AF (alma de fibra). Conheça as suas características e diferenciações:

Cabo de Aço 6×7Cabo de aço 6×19
Através da nossa explicação no tópico acima, entendemos que o cabo de aço de 6×7 possui até 7 arames externos em uma perna. Esse tipo de equipamento proporciona ótima resistência à oxidação, entretanto apresenta pouca flexibilidade.

Ele é excelente para uso em medidores, máquinas diversificadas, na decoração de ambientes e em vários tipos de segmentos.  

Os cabos de 6×19 são formados por 19 arames com até 12 arames externos em uma perna e com duas ou mais camadasde arame sobre o seu arame central. Esse tipo de composição garante alta resistência à flexão.

Ele é muito utilizado em guinchos, medidores de nível, no setor de náutica para movimentação de velas e em ambientes que exigem maior flexibilidade.

Agora que você já conheceu os tipos de cabos de aço, que tal escolher o seu? Acesse http://bit.ly/2IQRpfr e confira!

Beatriz Approbato

Oi! Meu nome é Beatriz Approbato, sou jornalista e redatora, apaixonada por comunicação, por marketing e por fotografia. Adoro escrever sobre ferramentas e me sinto cada vez mais empoderada ao utilizá-las no dia a dia. Também comando as Redes Sociais da A Mega Loja! :)

Deixe uma resposta