O que é funilaria automotiva e quais ferramentas são usadas?

Você já parou para pensar no que é a funilaria automotiva e quais são as principais ferramentas usadas nessa atividade profissional? É uma profissão que vem ganhando cada vez mais visibilidade no mercado brasileiro e mundial. Além disso, o profissional que atua no ramo de funilaria fica responsável por múltiplas funções, como, por exemplo, o conserto de peças, fazer o diagnóstico dos danos, escolher os materiais e muito mais. Quer saber mais sobre esse assunto? Então acompanhe o conteúdo a seguir!

O setor de funilaria automotiva vem conquistando cada vez mais espaço no mercado.

O que é a funilaria automotiva?

É praticamente impossível dizermos que nunca batemos ou conhecemos alguém que bateu e/ou amassou, danificou, estragou um automóvel, certo? É aí que entra os profissionais da funilaria automotiva!

Basicamente, podemos definir o ramo de funilaria automotiva, como a profissão que vista fazer reparos e consertos em peças de latarias dos automóveis. Os profissionais desse segmento também auxiliam na restauração, dando um novo acabamento as peças. 

Assim que o automóvel chega a funilaria, o profissional fica responsável por efetuar um diagnóstico do dano, verificando as possíveis soluções para reverter, consertar, desamassar e assim por diante. Dependendo do nível de gravidade e profundidade do dano, o profissional deverá realizar múltiplas ações para oferecer um acabamento de qualidade. É um trabalho minucioso e bem delicado, que exige um grande nível de atenção.

Quais são as principais atividades de um profissional da funilaria automotiva?

O profissional deste segmento atua nos processos de acabamento e desamassamento de superfícies, nas montagens e desmontagens de tapeçarias e carrocerias, na soldagem de chapas de aço, montagens de plataformas e muito mais. 

Veja outros conteúdos sobre o setor automotivo que separamos para você aqui!

Agora que você já sabe alguns detalhes sobre esse setor automotivo, que tal conhecer as principais ferramentas utilizadas nas atividades desses profissionais renomados? Acompanhe a seguir:

Quais são as ferramentas usadas na funilaria automotiva?

Existem alguns itens que são indispensáveis na funilaria, como, por exemplo, a pistola de pintura, o secador, o compressor de ar, martelinho de ouro, máquina de solda, elevadores e rampas, lixadeiras roto orbitais, repuxadeira de lataria, politriz, tesoura para corte de lataria e muito mais. A lista de peças é extensa, devido ao grande número de danos!

Além dessas opções, existem também os removedores de tinta, vedadores, adesivo para laminação, manta de fibra de vidro, massas plásticas e muitas outras opções, que podem ser ótimos aliados nas atividades automotivas. 

Os equipamentos de proteção individual (EPI’s) também são itens que não podem faltar na funilaria automotiva, e que fazem toda a diferença para proteger os usuários durante o manuseamento de ferramentas, peças grandes e pesadas, etc. Botinas de segurança, vestimentas, capacetes e as máscaras respiratórias, por exemplo, são EPI’s que podem manter os trabalhadores sempre protegidos. Consulte os equipamentos adequados e leve segurança para o seu trabalho!

E aí, gostou de conhecer alguns detalhes sobre o setor de funilaria automotiva e suas principais ferramentas de uso? Aqui no blog Apaixonados por Ferramentas você encontra muitos outros conteúdos para aprimorar o seu conhecimento! Navegue pelas nossas categorias disponíveis e consulte vários outros temas que pode ser do seu interesse. Aproveite para deixar o seu comentário com opiniões, dúvidas e recomendações! Até o próximo texto.

Beatriz Approbato

Meu nome é Beatriz Approbato, sou jornalista, redatora e apaixonada por comunicação. Escrevo sobre ferramentas desde 2017 e me sinto cada vez mais empoderada ao utilizá-las no dia a dia. Espero que você aproveite os conteúdos do blog! :)

Deixe uma resposta