Soldagem MIG/MAG: principais equipamentos utilizados no processo!

0
905

Os equipamentos utilizados pelo processo de soldagem MIG/MAG podem ser semiautomáticos (no qual a alimentação do eletrodo é feita automaticamente pela ferramenta), enquanto os demais procedimentos são realizados pelo soldador ou automático. Após a regulagem feita pelo soldador, este não interfere mais no processo.

A lista de equipamentos inclui:

• Fonte de energia elétrica.
• Sistema de alimentação do eletrodo em forma de bobina de arame.
• Tocha de soldagem.
• Eletrodo para a abertura do arco.
• Fonte de gás protetor.
• Unidade para circulação de água para refrigeração da tocha, quando necessário.

Fonte de energia elétrica

A fonte de energia utilizada no processo MIG/MAG é do tipo corrente contínua ou corrente contínua pulsada. Para isso, pode ser utilizado um transformador retificador de corrente contínua ou um gerador. A tensão de saída varia entre 18 e 50 V.

Existem dos tipos de fontes para o procedimento, as fontes de potencial constante e as fontes de corrente constante:

• As fontes de potencial constante permitem a autorregulagem para manter o comprimento do arco constante, enquanto as fontes de corrente constante proporcionam velocidade de fusão do arame praticamente constante.

As fontes de potencial constante apresentam uma pequena queda na tensão (∆V) (tensão de soldagem) com o aumento da corrente (∆A).

Já as fontes de corrente constante, apresentam uma variação pequena na corrente (∆A) com a variação da tensão de soldagem (∆V).

Dois tipos de fontes de energia utilizadas no processo de soldagem mig/mag.
Fontes de energia do processo.

Sistema alimentador de eletrodo

O sistema é acionado por um motor de corrente contínua independente da fonte. A sua velocidade de alimentação do arame está diretamente relacionada à intensidade da corrente de soldagem fornecida pela máquina de solda.

Para ser movimentado, o eletrodo é passado por um conjunto de roletes de alimentação, que pode estar próximo ou afastado da tocha de soldagem.

Tocha de soldagem

Responsável por conduzir simultaneamente o eletrodo, a energia elétrica e o gás de proteção, a fim de produzir o arco de soldagem. Além disso, é função da tocha envolver o arco e a poça de fusão com o gás de proteção, fornecer a corrente de soldagem ao eletrodo e guiar o eletrodo de modo que o arco fique alinhado com a junta a ser soldada.

Dois modelos de tochas mig/mag.
Tochas de solda.

A tocha de soldagem trata-se de um tubo à base de cobre, com diâmetro interno ligeiramente superior ao diâmetro do eletrodo, bico de contato que energiza o arame eletrodo, bocal que orienta o fluxo de gás (feito em cobre ou material cerâmico) e gatilho de acionamento do sistema, ou seja, abre o circuito, aciona o alimentador do arame e comanda o fluxo de gás.

A tocha pode ser refrigerada pelo próprio gás de proteção que conduz ou por água.

Consumíveis

Os consumíveis utilizados no processo de soldagem MIG/MAG são: eletrodos, arames ou metal de adição, gás de proteção, líquido para proteção de tocha e das regiões adjacentes à solda contra a adesão de respingos.

Fontes de gás

Gás de proteção para o processo mig/mag.
Fonte de gás para proteção.

Os gases de proteção influenciam nas características do arco, no tipo de transferência do metal, na penetração, na largura e no formato do cordão de solda, na velocidade máxima da soldagem, na tendência ao aparecimento de mordeduras e no custo. 

As fontes de gás utilizadas no processo são: cilindros de gás ou a mistura de gases de proteção dotado de regulador de pressão (manômetro) e/ou vazão (fluxômetro).

Conjunto de equipamentos

Conjunto de equipamentos para ser utilizado no processo mig/mag.
Conjunto de equipamentos para ser utilizado no processo.

*Todas as informações foram retiradas das apostilas técnicas da Balmer
Acesse http://www.amegaloja.com.br/solda-corte-e-acessorios e encontre diversas opções de equipamentos para soldagem.

Deixe uma resposta