Conheça os equipamentos utilizados na soldagem com eletrodo!

0
1844

processo de soldagem com eletrodo revestido requer equipamentos específicos para a realização do procedimento.

Nesta postagem, você irá conhecer os principais equipamentos necessários e a importância que cada um carrega no processo. Confira!

Equipamentos

O conjunto básico para soldagem com eletrodo revestido é composto por:

  • Fonte de energia;
  • Porta Eletrodo (Alicate pega eletrodo);
  • Grampo obra (garra);
  • Cabos de solda.

Fonte de energia

As fontes de energia são importantes para o processo de soldagem ao arco, pois fornecem os valores de tensão e corrente adequados a sua execução. 

A fonte transforma a energia da rede (alta-tensão) e baixa a corrente em energia de soldagem (baixa tensão e alta corrente).

Tais fontes também devem oferecer corrente estável e a possibilidade de regular a tensão e a corrente elétrica. Assim o processo de soldagem com eletrodo revestido pode operar com corrente alternada (CA) ou corrente contínua (CC).

A corrente alternada (CA) possui como principal vantagem, a menor queda de tensão ao longo do cabo de ligação, qualidade decisiva para a soldagem à distância, enquanto a corrente contínua (CC) apresenta maior estabilidade do arco e maior qualidade de depósito.

A grande maioria das soldagens a arco com eletrodo são realizadas com a corrente contínua, que possibilita dois arranjos distintos:

  • O eletrodo no polo negativo e a peça no polo positivo, quando conectados, a corrente com polaridade direta (CCPD) oferece maior taxa de fusão do eletrodo.
  • O eletrodo no polo positivo quando conectado a peça no polo negativo, a corrente contínua com polaridade inversa (CCPI) resulta em maior penetração do cordão de solda.

As fontes de corrente alternada geralmente são os transformadores, já as fontes de corrente contínua podem ser: geradores, transformadores-retificadores e inversores.

Porta eletrodo

O porta eletrodo é um componente de soldagem cuja função é conectar o eletrodo revestido ao circuito de soldagem de forma segura para o soldador, e de maneira que permita a realização dos movimentos de transição, mergulho e tecimento.

Tornou-se peça fundamental para proporcionar a correta fixação e isolação dos cabos de solda para que os riscos de choque sejam minimizados.

Acessórios e equipamentos de proteção individual

4 acessórios necessários para o uso em soldagem com eletrodo revestido.
Acessórios para limpeza e equipamentos de proteção individual.

A picadeira é utilizada para a remoção de escórias, respingos e impurezas provenientes dos processos de soldagem. Enquanto a escova de fios é utilizada para a limpeza do cordão de solda.

Enquanto a escova de fios é utilizada para a limpeza do cordão de solda.

Os EPI’s são de extrema importância, pois o operador está constantemente exposto ao calor, ruídos, fumaças e poeiras, queimaduras, cortes, alergias e até cegueira.

Por esses motivos, é indispensável o uso dos equipamentos para proteger os trabalhadores de possíveis lesões. 

*Todas as informações foram retiradas das apostilas técnicas da Balmer.

Para encontrar outros equipamentos, acesse http://bit.ly/2Q8gtjUh

Deixe uma resposta