Guia de fechaduras: dicas de instalação e manutenção!

0
329

Instalar fechaduras torna-se uma atividade fácil e rápida para os profissionais, mas se o seu objetivo é realizar a instalação por conta-própria, então é preciso prestar atenção em alguns pontos.

Fechadura de prata instalada em uma porta branca.
Fechadura instalada em porta.

Separamos algumas das principais dúvidas relacionadas as fechaduras para que você possa compreender um pouco mais sobre esse setor.

Leia o conteúdo abaixo e confira:

O que é distância de broca e como medi-la?

Medir a distância de broca é muito fácil! Basta utilizar uma régua medindo os milímetros entre a testa ao centro de giro da chave, ou seja, ao centro do cilindro. As distâncias mais comuns são de 40 ou 55 milímetros.

Saiba como medir a distância de broca das fechaduras.

Por que é importante saber a distância de broca?

Antigamente, os fabricantes apresentavam fechaduras que já acompanhavam um padrão de distância de broca, ou seja, alguns tinham de 33 mm, outros de 45 mm e daí por diante. 

Esse método deixava os usuários “presos” aquela fechadura para o resto da vida, pois caso houvesse a necessidade de trocá-la, seria preciso trocar a porta por completo. Um custo bem acima do esperado, né?

Para trazer praticidade, a Norma NBR 14913 foi desenvolvida com o intuito de preservar a troca desnecessária de portas e auxiliar tanto os vendedores, quanto os consumidores que adquirem uma nova fechadura. 

A Norma especifica os requisitos mínimos para fabricação, dimensionamento, segurança, funcionamento e acabamento superficial de fechaduras de embutir (além de outros aspectos) para serem empregadas nas portas de edificações.

Além disso, a NBR 14913 também padronizou a distância de furo das fechaduras. 

Verificar a distância é essencial para obter uma compra assertiva e para não danificar a sua porta, nem a sua fechadura.

Como fazer a reversão de trinco?

O trinco pode ser girado para a esquerda ou para a direita, conforme fechamento da porta. Mas caso exista a necessidade de efetuar a reversão do trinco, basta seguir os passos abaixo:

  • Faça o reversor deslizar no trilho para a direita;
  • Pressione o trinco para dentro da fechadura e gire-o para a posição desejada. Quando estiver na posição, a mola expulsará o trinco para fora;
  • Para finalizar essa operação, retorne o reversor para a posição vertical, travando-o novamente.
Como inverter o trinco da fechadura.

Muitas pessoas efetuam a reversão do trinco de maneira errônea, abrindo a fechadura por completo para que ela aconteça. Agora você já sabe a maneira mais fácil e correta de realizar esse processo, para não errar mais.

Em qual altura instalar a minha fechadura?

É recomendado que a fechadura seja instalada em uma altura de, aproximadamente, 1 metro a partir do piso.

Como realizar a manutenção das fechaduras?

A manutenção, nada mais é, do que a limpeza da fechadura, e realizá-la é uma atividade fundamental, afinal, as fechaduras são constituídas por metal e estão constantemente expostas a umidade, ventos e outros aspectos que vão degradando a peça.

Em hipótese alguma, deve ser utilizados solventes, grafite em pó, produtos à base de cloro, sabão, palha de aço e outras soluções durante a manutenção das fechaduras.

Para a manutenção correta acontecer, use apenas uma flanela umedecida com água, para não agredir ou prejudicar o acabamento da fechadura (testas e contra-testas, espelhos e rosetas).

A manutenção deve acontecer a cada 6 meses e o usuário deve aplicar apenas 2 gotas de óleo mineral para lubrificar as partes móveis da peça. 

Saiba como conservar e realizar a manutenção das fechaduras.

Adicionar somente 2 gotas de óleo é a dose ideal para manter a sua peça lubrificada, pois o excesso de óleo na fechadura além de “lambrecar” a peça, pode danificá-la e reduzir o tempo útil da mesma.

É importante realizar a lubrificação dos cilindros também! Para isso basta aplicar as 2 gotas de óleo mineral na chave, introduzi-la na peça e pronto.  

O uso de desengripante, no primeiro momento, mostra eficiência no processo de lubrificação, entretanto, com o tempo o produto irá dissolver, deixando a fechadura seca e assim, provocando o travamento e endurecimento da peça. 

Além disso, o uso de componentes químicos causa danos ao processo galvânico, ao verniz e as tintas especiais utilizadas na fabricação do produto.

O que acontece se o usuário não lubrificar a fechadura?

Sem a manutenção preventiva e a lubrificação, a chave vai endurecendo e a fechadura vai apresentando sinais de mal funcionamento, até travar totalmente, obrigando o usuário a realizar a troca da mesma. 

Como proteger a minha fechadura durante a pintura da porta?

A orientação, inicialmente, é sempre desinstalar a fechadura antes de realizar qualquer pintura na porta. 

Utilizar fitas dupla face, crepe e durex, como forma de isolamento da fechadura para a pintura, não é um processo eficiente. Além de danificar os acessórios, eles não impedem com que a tinta penetre no interior da fechadura, manchando ou até mesmo comprometendo o seu funcionamento. 

E aí, tem outras dúvidas sobre fechaduras? Deixa aqui nos comentários que vamos atualizando o conteúdo!

Para encontrar novas fechaduras, acesse http://bit.ly/2UE8TV4 e confira!

Deixe uma resposta