Você já ouviu falar sobre a norma regulamentadora 10?

A NR 10 é a norma responsável por estabelecer os requisitos, as condições mínimas e as melhores medidas de proteção para os trabalhadores que, direta ou indiretamente, estão constantemente em contato com atividades em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

Norma Regulamentadora desenvolvida para atividades com eletricidade.
Norma Regulamentadora de número 10: Eletricidade.

O principal intuito dessa norma é preservar a saúde e garantir total segurança e integridade aos trabalhadores, evitando qualquer tipo de acidente e diminuindo quaisquer que sejam os riscos elétricos. 

Quais são as medidas de controle da NR 10?

As medidas preventivas de controle de risco elétrico e outros riscos adicionais, devem ser adotadas em todas as formas de instalações elétricas através de análises de risco. Por isso:

• É de total obrigatoriedade da empresa manter esquemas unifilares, ou seja, documentos técnicos atualizados que carreguem todas as especificações dos sistemas elétricos instalados nela.

• A proteção coletiva, compreende, prioritariamente, a desenergização elétrica conforme estabelecida pela norma e, na sua impossibilidade, o emprego de tensão de segurança. Caso exista a impossibilidade de implementação de tais medidas, devem ser utilizadas outras proporções, sendo elas: a isolação das partes vivas, obstáculos, barreiras, sinalização, sistema de seccionamento automático de alimentação e bloqueio do religamento automático.

• Já as medidas de proteção individuais, são utilizadas quando as medidas de proteção coletiva forem tecnicamente inviáveis ou insuficientes para controlar os riscos, adotando equipamentos de proteção individuais específicos e adequados às atividades desenvolvidas.

Quais são as responsabilidades impostas pela NR?

É de total responsabilidade dos contratantes manter seus trabalhadores informados sobre os riscos que estão sendo expostos, instruindo-os da melhor maneira possível em relação aos procedimentos adotados.

NR 10: norma regulamentadora
NR 10: Instalações Elétricas.

Mas a responsabilidade não cai inteiramente sob as empresas, cabe aos trabalhadores zelarem por sua segurança e saúde, assim como a de outras pessoas que possam estar envolvidas ou possam ser afetadas por suas ações ou omissões nas atividades. 

Além disso também é preciso responsabilizar-se junto com a empresa pelo cumprimento das disposições legais e regulamentares e ainda comunicar, de forma imediata, ao responsável pela execução do serviço as situações que considerar de risco para sua segurança.

Quer adquirir os melhores equipamentos de segurança para instalações elétricas? Então acesse http://bit.ly/2CTTCon e escolha o seus!

Beatriz Approbato

Oi! Meu nome é Beatriz Approbato, sou jornalista e redatora, apaixonada por comunicação, por marketing e por fotografia. Adoro escrever sobre ferramentas e me sinto cada vez mais empoderada ao utilizá-las no dia a dia. Também comando as Redes Sociais da A Mega Loja! :)

Deixe uma resposta