Tudo o que você precisa saber sobre os discos de corte!

Desenvolvidos com grãos abrasivos, resinas e telas de fibra de vidro, os discos de cortes podem ser entendidos como itens ou ferramentas de cortes desenvolvidos em abrasivos rígidos com base na necessidade de efetuar cortes em materiais rígidos como metais, concretos e cerâmicas. 

Diferentemente dos discos de desbaste, o seu uso é indicado para cortar tubos, barras, chapas e em outros formatos, por isso os discos estão presentes nos setores industriais, marcenarias, funilarias, serralherias, construção civil e vários outros tipos de segmentos.

Os discos de corte podem ser utilizados juntamente com máquinas portáteis como esmerilhadeiras, serras mármores e outros tipos de ferramentas, de acordo com o seu tipo de trabalho. 

Disco de corte sendo utilizado com uma esmerilhadeira.
Esmerilhadeira utilizando disco de corte para realizar operação.

Mas agora que você já conheceu um pouco sobre o que é um disco de corte e em quais segmentos ele atua, que tal conhecer também os tipos específicos de discos para determinadas atividades? Leia o conteúdo abaixo e escolha o seu disco!

Tipos de disco de corte

Os discos foram desenvolvidos de acordo com as exigências dos usuários que utilizavam materiais variados para executarem as suas atividades, por isso existem diversos tipos de discos eé fundamental pesquisar e escolher o disco correto. 

Confira alguns tipos de discos de corte disponíveis na nossa loja:

Disco de corte para aço

Muito utilizados nas serralherias, os discos para corte de aço são desenvolvidos com grãos de óxido de alumínio e são capazes de produzir cortes de alta performance em cantoneiras, tubos e barras de aço carbono e de aço liga também.   

Disco de corte desenvolvido para corte em aço.
Disco de corte indicado para corte de aço.

Os discos são utilizados em máquinas portáteis e estacionárias, por isso são capazes de proporcionar excelente resistência, rendimento e produtividade.

Além das serralherias, os discos são indicados para aplicações leves de uso geral e para segmentos que exigem um altíssimo custo-benefício e desempenho.

Disco de corte refratário

Os discos para corte refratário são aqueles que realizam cortes de mármore, granito, concreto, rebocos refratários, pedra naturais e artificiais, refratário, telhas, cimento, alvenaria e vários outros metais não ferrosos.

Disco de corte refratário para cortes de materiais rígidos.
Disco de corte refratário da AEME.

Ideais para os setores de construção civil e funilaria, os discos são fabricados em grão de carbureto de silício, resultando em alto rendimento e produtividade de trabalho.

Disco de corte para ferro fundido

As peças para ferro fundido são desenvolvidas em alta qualidade e confeccionadas em grão de carbureto de silício e óxido de alumínio. Os discos são utilizados para cortes de ferro fundido cinzento, cobre, bronze e latão.

Disco de corte para ferro fundido.
Tipos de disco de corte para ferro fundido.

Os discos são muito úteis nos setores de fundições em geral.

Disco de corte diamantado

Os discos de corte diamantado são abrasivos de multiuso que atendem os mais diversos segmentos, entre eles a construção civil. 

Disco diamantado para cortes de pisos e revestimentos.
Modelos de disco de corte diamantado da Irwin.

São excelentes para cortar a seco os pisos e revestimentos de cerâmica, concreto, mármore, alvenaria, tijolos, telhas e alguns tipos de pisos de pedra natural.

Disco de corte para inox

Os discos de corte para aço oferecem alto desempenho em aplicações industriais, em serralherias, construção civil, em montagens e manutenção industrial,  metalúrgicas e em vários outros setores.

Eles garantem excepcional performance no corte de aço carbono, aço inox e outros tipos de metais em forma de barras, chapas, cantoneiras, material sólido, tubos, entre outros.Disco de corte recomendado para uso em aço inox.

Disco de corte para materiais inoxidáveis.
Disco de corte recomendado para uso em aço inox.

Agora você já sabe o que é um disco de corte e quais são os principais tipos disponíveis no mercado. Mas, além dessas informações, é preciso saber muito mais para utilizá-lo.

  • Por acaso você sabe quais aspectos são importantes em um disco?
  • Como escolher o disco de maneira correta?
  • Quais cuidados precisamos tomar antes de iniciar o processo de corte?
  • Quais equipamentos de proteção são necessários para que a atividade seja realizada com total segurança?

Para conferir todas as respostas para essas perguntas, é só acessar o link abaixo.

Acesse o site http://bit.ly/2HVtVrL e ainda escolha os seus discos de corte!

Beatriz Approbato

Oi! Meu nome é Beatriz Approbato, sou jornalista e redatora, apaixonada por comunicação, por marketing e por fotografia. Adoro escrever sobre ferramentas e me sinto cada vez mais empoderada ao utilizá-las no dia a dia. Também comando as Redes Sociais da A Mega Loja! :)

Deixe uma resposta