A esmerilhadeira, a lixadeira e a politriz são iguais?

0
1350

As esmerilhadeiras, lixadeiras e politrizes são equipamentos super parecidos, principalmente visualmente. É por isso que muitas pessoas acreditam que ambos sejam praticamente a mesma ferramenta… Mas não é bem assim não!

Apesar de todas as semelhanças entre elas, as três máquinas carregam seus diferenciais e foram desenvolvidas exclusivamente com a finalidade de trabalhar em atividades e materiais específicos.

Mas antes de descobrir quais são as diferença entre elas, vamos entender o que é cada uma delas? Leia o conteúdo abaixo e conheça um pouco mais sobre as esmerilhadeiras, lixadeiras e politrizes.

O que é uma esmerilhadeira?

esmerilhadeira angular é uma ferramenta elétrica que foi fabricada com o objetivo de executar cortes, desbastes, remoção de rebarbas e polimentos em materiais diversificados, principalmente em aço, alumínio, ferro, cerâmica e concreto.

Extremamente potente e precisa, a esmerilhadeira é desenvolvida com alta qualidade e está disponível em tamanhos variados, sendo 4.1/2”, 5”, 7” e 9” polegadas, para que o trabalhador encontre o tamanho ideal que seja capaz de suprir as suas necessidades.

Esmerilhadeira realizando desbaste em peça metal.
A esmerilhadeira angular realiza corte e desbaste.

A máquina é excelente para atividades pesadas, por isso é uma solução que não pode faltar nos setores industriais, funilarias, construção civil, serralherias, metalúrgicas e em qualquer outro segmento que trabalhe com cortes em materiais duros.  

Todos os modelos de esmerilhadeiras possuem índice de rotação elevada, variando de 5.500 a 12.000 RPM. Além disso, estão disponíveis no mercado três tipos de esmerilhadeiras: as pneumáticas, elétricas e à bateria.

Esmerilhadeiras Pneumáticas, Elétricas e à Bateria

Muito comum em oficinas, as esmerilhadeiras pneumáticas funcionam à partir do uso de ar comprimido e da ajuda de um compressor. Já as esmerilhadeiras elétricas são as mais utilizadas no mercados e a sua potência e eficiência estão relacionadas com a energia elétrica. As esmerilhadeiras à bateria são recomendadas para ambientes onde a energia elétrica esteja escassa e para atividades mais rápidas.

Modelos de máquinas esmerilhadeiras.
Esmerilhadeira pneumática, à bateria e elétrica.

Veja todos os tipos de esmerilhadeiras aqui!

O que é uma lixadeira?

lixadeira elétrica, como o nome já diz, é uma ferramenta muito utilizada para trabalhar com lixamentos e dar acabamentos em diversas superfícies, como em metais, madeira, plástico, fibras, entre outros.

A máquina é a solução perfeita para quem trabalha com os materiais acima, por isso ela é uma grande aliada dos marceneiros, das construções civis, das funilarias e dos setores de pintura também, já que ela é ótima para remover a tinta ou o verniz dos materiais.  

Lixadeira roto-orbital na cor amarela realizando lixamento em madeira.
A lixadeira é ideal para lixamentos e acabamentos em materiais variados.

Apesar de ser bem precisa, a lixadeira possui rotações mais baixas para evitar com que as peças sejam queimadas durante a sua utilização. Além disso, no mercado está disponível uma série de modelos para que você possa encontrar uma máquina específica para o seu tipo de atividade. Trata-se da lixadeira de cinta, lixadeira orbital, lixadeira roto orbital, de parede e vários outros tipos.

Conheça três modelos muito utilizados:

• Lixadeira Orbital

Popularmente conhecida, a lixadeira orbital pode ser usada para lixamentos e acabamentos mais leves, finos e profissionais. Elas são portáteis, fáceis de manusear, produzem baixa quantidade de pó e são recomendadas para quem trabalha com madeira MDF e compensada.

Ela não é recomendada para a remoção de materiais pesados, nem para o lixamento de grandes superfícies.

modelo de lixadeira orbital e lixadeira roto orbital.
Lixadeiras populares: Orbital e Roto Orbital.

• Lixadeira Roto Orbital

lixadeira roto orbital é um equipamento que não pode faltar na marcenaria! Diferentemente da lixadeira orbital, ela é uma ferramenta mais “agressiva”, sendo assim, ela é excelente para realizar lixamentos e remoções de materiais com alta performance e com maior eficiência, além de eliminar redemoinhos e imperfeições do processo.

• Lixadeira de Parede

Outro modelo bastante prático é a lixadeira de parede. Como o nome já diz, ela é indicada para lixamentos exclusivos em paredes e tetos de alvenaria, gesso e de massa corrida.

Diferentemente da lixadeira orbital e da roto-orbital, é preciso utilizar um aspirador de pó adequado para aspiração de partículas finas, já que ela não possui capacidade para acoplar o pó.

A lixadeira de parede é recomendada para trabalhos mais intensos, como em construções e obras, por exemplo.

Lixadeira desenvolvida para parede.
Modelo de lixadeira para parede.

Clique aqui para conferir todas as Lixadeiras!

O que é uma politriz?

A Politriz é uma ferramenta elétrica de baixa rotação, em que a sua principal função é executar polimentos em carros, em chapas de inox e em outros tipos de materiais.

Utilizando politriz para polir carro.
A politriz é excelente para realizar polimentos automotivos.

A máquina possui baixo índice de rotação para não prejudicar as peças de aço, as estruturas metálicas ou as peças automotivas, por exemplo, que passarem pelo processo de polimento. Diferentemente das máquinas com maior rotação que com certeza causariam danos às superfícies.

Veja os melhores modelos de Politriz!

Agora que você já conheceu as características de cada máquina, chegou a hora de reconhecer as suas diferenças. Confira:

Mas afinal, quais são as diferenças entre as três ferramentas?

A principal diferença entre a esmerilhadeira, a lixadeira e a politriz está no número de rotações que cada máquina carrega, mas também existem diferenças consideráveis na realização de acabamentos, cortes e no uso de acessórios também. Confira abaixo:

4 aspectos que diferenciam a esmerilhadeira, a lixadeira e a politriz.
Principais diferenças entre a esmerilhadeira, a lixadeira e a politriz.

 Rotações por minuto

A esmerilhadeira é mais potente, portanto é a ferramenta que possui mais rotações por minuto das três, variando de 5.500 a 11.000 RPM. Em segundo lugar está a lixadeira, possuindo de 4.000 a 6.600 RPM. E em terceiro a politriz, proporcionando até 3.300 RPM.

 Acabamentos

Pensando no acabamento, a máquina que mais se sobressai é a lixadeira, já que ela consegue proporcionar acabamentos mais finos em superfícies diversificadas. Diferentemente da esmerilhadeira que promove trabalhos mais “agressivos” e intensos e diferente da politriz que não consegue alcançar todos os ângulos.

 Cortes

A esmerilhadeira é, sem dúvidas, a ferramenta mais eficiente das três para produzir cortes rápidos, precisos e eficientes.

A politriz também é capaz de realizar cortes em materiais diversificados, entretanto, o seu processo de corte demora muito tempo para ser efetuado, sem contar no desgaste que o disco acaba tendo, já que ele foi desenvolvido com o objetivo de trabalhar com alto nível de rotação e não baixa. Ela serve apenas como “quebra-galho” em casos de urgência ou na falta de equipamentos corretos para a realização do método.

A mesma coisa acontece com a lixadeira. Apesar de não ser a sua função, ela também consegue providenciar cortes, porém não é tão eficiente, muito menos precisa para realizar a atividade.

• Acessórios

Cada máquina utiliza acessórios específicos também:

Esmerilhadeira: utiliza discos de corte, desbaste e flap, cada um variando de acordo com o tamanho e material em que a máquina será usada. Além disso, ela também opera com escovas rotativas de aço ou de carvão para remover ferrugens e sujeiras de materiais.  

Lixadeiras: a lixadeira atua com escovas de carvão,  discos de lixa e discos de borracha.

Politriz: ela usa boinas de lã, disco para politriz, disco de velcro, disco de borracha, eletrodos de tungstênio, etc.  

Então como escolher a máquina ideal para o seu tipo de trabalho?

Tudo dependerá do seu perfil de trabalho e dos seus objetivos e necessidades. Se o seu intuito é realizar cortes eficientes e rápidos, a esmerilhadeira é a opção perfeita para você. Se você busca por lixamentos e acabamentos, a lixadeira é a opção certa. Mas caso o polimento seja a atividade que você executará, a politriz é excelente!

Além desses fatores, é importante pensar também nos tipos de materiais que você utilizará a máquina, qual o tamanho ideal para suprir as suas exigências, além de pensar na potência, marca e outros aspectos.

Mas, para te ajudar ainda mais nessa difícil decisão e ainda te ajudar a economizar um pouquinho também, existe uma solução ótima: a união da lixadeira e da politriz em uma única máquina.

Muitas pessoas ainda não possuem conhecimento de sua existência e acabam gastando além da conta, somente para conseguir trabalhar com eficiência.

Saiba mais sobre essa inovação:

• Lixadeira Politriz

A Lixadeira Politriz foi projetada e desenvolvida com o intuito de proporcionar essa praticidade para os seus usuários, principalmente para quem realiza múltiplas atividades e atrasaria o seu trabalho por ficar trocando de máquinas o tempo todo. Então, nada mais prático do que possuir uma ferramenta capaz de realizar diversas funções.

Lixadeira Politriz na cor amarela.
Lixadeira e Politriz em uma única máquina.

Os modelos são compactos, estão disponíveis de 5”, 7” e 9” polegadas e geralmente acompanham controle eletrônico de velocidades, interruptor de segurança, empunhadura emborrachada e ergonômica e fácil troca da escova de carvão.

Com até 3.500 RPM, a lixadeira politriz é ideal para os processos de polimentos de veículos e para lixamentos e remoções em metais e madeira.

No nosso site você encontra as melhores marcas e modelos das três ferramentas que citamos! Acesse https://www.amegaloja.com.br/ e confira!

Deixe uma resposta