Qual parafusadeira escolher? Com fio ou à bateria?

    0
    1982

    A parafusadeira é uma ferramenta que definitivamente não pode faltar na sua caixa de ferramentas!

    A máquina é excelente para parafusar e desparafusar parafusos e rebites, sem contar que também são capazes de fixar, apertar e desenroscar acessórios.

    Mas com tantas opções de parafusadeiras disponíveis no mercado, muitas vezes somos bombardeados por dúvidas e indecisões.

    Por esse motivo, fizemos um guia para te ajudar a identificar qual é a parafusadeira que melhor adequá-se as suas necessidades!

    Leia o conteúdo abaixo e saiba qual parafusadeira adquirir:

    Quais aspectos identificar antes de procurar a parafusadeira certa?

    Antes de mais nada, é preciso verificar qual será o tipo de atividade que você busca realizar. Ela será para uso profissional, doméstico ou hobbista?

    Depois de responder essa questão, é preciso pensar nos materiais. Quais serão os materiais utilizados? Madeira? Metal?

    Para finalizar, também precisamos determinar qual será o tempo em que a máquina estará em funcionamento, ou seja, a frequência de uso da ferramenta.

    Quais características avaliar para escolher a parafusadeira certa?

    Agora chegou a hora de observar as principais características que uma parafusadeira carrega, para que você não erre na hora de adquirir a sua. Como:

    Peso e ergonomia

    O peso e a ergonomia são aspectos que contam muito! Principalmente quando existe a necessidade de utilizá-la por um longo período de tempo. 

    É preciso encontrar uma máquina que melhor adeque-se ao seu bem-estar, carregando empunhaduras que proporcionem trabalhos cada vez mais práticos e confortáveis!

    Tanto os modelos elétricos quanto à bateria, carregam seus diferenciais nesses quesitos.

    Parafusadeira com cabo ergonômico para oferecer todo o conforto necessário para o usuário.
    Parafusadeira ergonômica com pegada confortável.

    A grande maioria das marcas desenvolvem suas máquinas com toda a ergonomia necessária, justamente para oferecer maior conforto aos operadores.

    As máquinas à bateria costumam ser mais leves, entretanto as parafusadeiras com fio não ficam muito atrás.

    A diferença de peso é relativamente pequena, variando de acordo com as características da própria ferramenta.

    As ferramentas à bateria costumam variar entre 1,5 e 2,0 kg, enquanto as parafusadeiras elétricas acompanham em torno de 2,5 kg, podendo ser mais pesadas ou até mais leves, dependendo da marca.

    As máquinas elétricas, geralmente possuem um peso mais elevado por causa de seus fios, mas não significa que atrapalhe o usuário durante o seu manuseamento.

    Fonte e potência

    A potência que uma parafusadeira desempenha faz toda a diferença e aquelas que possuem função de impacto são as mais potentes da categoria.

    São ideais para atividades mais pesadas, profissionais e que cobrem um alto índice de funcionamento e praticidade.

    As parafusadeiras a fio aguentam o impacto por muito mais tempo, já que não são limitadas por carga, ao conectá-las na tomada, o usuário pode desempenhar as suas atividades pelo tempo que quiser, diferentemente das ferramentas à bateria.

    As máquinas à bateria utilizam as baterias de íon-lítio, que variam de acordo com a amperagem e a voltagem, para garantir o melhor funcionamento da ferramenta.

    Apesar da praticidade, o tempo de uso é bem menor quando comparado as elétricas, variando de acordo com a duração de cada bateria.

    Uma vantagem de adquirir uma máquina à bateria está na capacidade de compartilhar as baterias com outras máquinas, garantindo uma economia maior de dinheiro. 

    Torque e controle de torque

    O torque é o dispositivo que indica toda a força que a máquina aplica em seus trabalhos. Essa força vai variando de acordo com o tamanho dos parafusos e com o material base aplicado.

    Por esse motivo, adquirir uma máquina que possui controle de torque faz toda a diferença durante as operações.

    Torque da máquina.
    Controle de torque da Parafusadeira Dewalt.

    Através desse controle, é possível regular a força que será aplicada na superfície desejada, evitando estragos indesejados e ainda garantindo maior precisão.

    Praticidade

    Se você deseja adquirir uma máquina prática, invista em uma parafusadeira que já possua a função furadeira! 

    Atualmente a maioria das máquinas já possuem tal função para que não seja necessário investir em duas máquinas que realizem o mesmo trabalho. Totalmente prática, você possuirá 2 ferramentas em uma só.

    Custo-benefício

    Todas as qualidades das máquinas são refletidas no valor da ferramenta, quanto mais inovadora, ergonômica e atual ela for, mais elevado será o seu custo.

    Por esse motivo, as parafusadeiras à bateria costumam possuir um valor mais elevado. Principalmente porque acompanham mais de uma bateria para prolongar o uso da ferramenta. 

    Os preços variam muito de acordo com as marcas, com os diferenciais da ferramenta, entre outros aspectos. 

    É possível encontrar máquinas por um valor inferior a R$ 200,00, porém também é possível encontrar outras que ultrapassem R$ 1.000,00. Tudo dependerá da sua necessidade de trabalho e de qual modelo será o seu favorito! 

    Agora que você já tem noção de quais aspectos observar, que tal conhecer os melhores modelos de parafusadeiras do mercado?

    Acesse http://bit.ly/2JEcsn9 e escolha já a sua parafusadeira!

    Deixe uma resposta