Como eliminar algas, água verde e fundos escorregadios de piscinas?

O surgimento de algas, mudança para água verde e turva, paredes e fundos escorregadios, são causados pela insuficiência de cloro na água. Isso acontece quando a quantidade de cloro adicionada não é suficiente para manter toda a água da piscina desinfetada e livre de qualquer tipo de contaminantes.

Piscina necessitando de tratamento.
Piscina sem tratamento.

Confira abaixo os tipos mais comuns de algas presentes nas piscinas:

ALGAS VERDES

As algas verdes são as mais comuns. Geralmente, elas flutuam livremente, podendo transformar uma água límpida e cristalina em uma água verde e opaca. 
Inicialmente, com o seu aparecimento, a água se embaça de um verde turvo que se torna cada vez mais espesso, tornando impossível enxergar mais do que de 10 a 30 centímetros de profundidade.

Além disso, as algas podem formar colônias nas paredes – e até sobre os azulejos – mas são desprendidas com relativa facilidade pela escovação.

ALGAS VERDES AZULADAS (ALGAS PRETAS)

As algas verde azuladas apresentam capa viscosa que protege suas colônias contra os desinfetantes. Elas fixam-se em superfícies ásperas, como as juntas dos azulejos, por exemplo, na forma de camadas espessas de difícil remoção.

Na presença desse tipo de alga, a água pode até permanecer transparente e bonita, entretanto, vão se alastrando aos poucos até que as áreas ásperas estejam totalmente cobertas.

OUTRAS ALGAS

Como a coloração é uma forma de agrupar as algas, existem “algas amarelas”, “algas marrons” (na verdade, verde amareladas), até “algas cor-de-rosa” que acredita-se sejam um depósito limoso formado por bactérias.

SOLUÇÕES

Para prevenir e solucionar esse tipo de problema, é preciso:

1 – Medir e ajustar alcalinidade total para a faixa ideal entre 80 e 120 ppm e pH entre 7,4 e 7,6.
2 – Realizar oxidação de choque adicionando 30 g/m³ de GENCLOR® Cloro Granulado Estabilizado ou POOL-TRAT® Cloro Granulado ou GENCO® L.E. Cloro Granulado Múltipla Ação “3 em 1” (somente para piscinas residenciais). Em seguida adicionar SUPER TRATAMENTO SEMANAL OXIGENCO® (400 g/40 m³) e GENFLOC® Clarificante e Auxiliar de Filtração (6 ml/m³).
3 – Filtrar a água pelo tempo necessário para que todo o volume passe pelo filtro.

Produtos da GENCO para limpeza das piscinas.
Produtos da GENCO para tratamento de piscinas.

Para encontrar esses e outros produtos de tratamento para piscinas, acesse: http://www.amegaloja.com.br/marcas/genco

Deixe uma resposta