Alicates: conheça os diferentes tipos e suas variadas funções!

Os alicates são uma das ferramentas manuais mais utilizadas pelos usuários dos mais diversificados segmentos do mercado. Considerados a “extensão das mãos humanas”, tratam-se de peças articuladas, capazes de multiplicar a força aplicada. Os instrumentos ganharam essas definições, justamente por intensificarem a força que aplicamos nos acessórios escolhidos. 

Indispensáveis em qualquer caixa de ferramentas, os alicates oferecem uma grande variedade de modelos desenvolvidos com características específicas para atender determinados trabalhos e setores. Por isso é super importante conhecer todos os modelos de alicates para que você possa realizar suas atividades com perfeição, obtendo ótimos resultados. 

Na imagem, dois alicates estão deitados sobre uma bancada de concreto, acompanhando lâmpadas ao seus lados.
Os alicates são peças que você precisa ter na sua caixa de ferramentas!

Para que você possa entender um pouco mais sobre a funcionalidade e as principais funções de cada alicate, separamos as peças mais conhecidas, utilizadas e procuradas pelos profissionais. Os modelos são capazes de atender qualquer tipo de necessidade, desde as atividades mais simples, até as mais elaboradas. 

Conheça os tipos de alicates e suas principais características:

Acompanhe o conteúdo abaixo para conferir os principais modelos.

1) Alicates de Corte

Os Alicates de Corte, como o nome já nos adianta, são aqueles desenvolvidos para proporcionar cortes precisos em vários tipos de materiais, como arames, fios de cobre, alumínio e aço, por exemplo. 

Eles promovem tanta força, que cortam madeiras mais rígidas e materiais mais duros, com toda a facilidade, rapidez e eficiência que os profissionais tanto desejam e exigem.

A elaboração do Alicate de Corte foi minimamente pensada para garantir com que as peças possam efetuar cortes mais próximos ao eixo, produzindo menor esforço durante as operações.

Além do modelo comum, os alicates de corte também estão disponíveis nos três tipos abaixo:

O Alicate de Corte Diagonal foi desenvolvido propriamente para os cortes de fios e cabos na manutenção de eletroeletrônica e informática, além de também possuir utilidade como descascador de fios. 

Já o Alicate de Corte Torquês é utilizado para arrancar e segurar objetos. Quanto mais longo o seu cabo for, maior será a força gerada. É uma peça indispensável na Construção Civil para armar e prender com arames as estruturas de ferro. 

O Alicate de Corte Vergalhão, como o nome já diz, é utilizado para promover cortes de vergalhões e materiais mais rígidos, como os pinos, parafusos, correntes e cadeados, por exemplo.

2) Alicate Universal

Quando pensamos em alicate, provavelmente o primeiro modelo que vem a cabeça, tanto dos profissionais, quanto dos leigos, é o universal. E não é para menos, né? Ele oferece as características necessárias para realizar qualquer tipo de atividade.

Com uma única ferramenta, é possível cortar, apertar ou torcer os fios e arames, isolar, segurar, além de proporcionar a realização de outras operações. 

Por onde vamos, encontramos um Alicate Universal. Seja para os trabalhos mais pesados, como os de construções, reformas, mecânicas, até os mais simples e dinâmicos, como os consertos domésticos e as atividades de artesanato. 

Pensando profissionalmente, os Alicates Universais são recomendados, principalmente para os setores de que trabalham com eletricidade, Construção Civil, marcenaria, entre outros.  

3) Alicates Bomba D’água

O modelo Bomba D’água é ideal para reparos hidráulicos e à gás, oferecendo uma regulagem que se adapta a vários tamanhos de canos de PVC, ferro ou cobre. 

Por ser uma ferramenta recheada de funcionalidades, como praticidade e rapidez de ajuste ao objeto, o Alicate Bomba D’água torna-se uma peça indispensável nos casos de emergência de vazamento. 

Costuma ser indicado para instalação e colocação de bomba d’água, registros, bóias d’água, aperto de conectores, válvulas, tubulações e canos. É a solução perfeita para trabalhos de encanamento hidráulico em geral.

4) Alicates de Pressão

Quando se trata de oferecer aperto de porcas e parafusos ou fixação de produtos para solda e cola, o Alicate de Pressão é a opção mais prática e eficiente. E tamanha eficiência se dá na grande pressão de aperto que consegue proporcionar. 

O seu sistema de fácil regulagem através do parafuso no cabo, oferece grande alto índice de aperto, independentemente de onde seja aplicado. 

Com mordente reto, o Alicate é ideal para superfícies planas, chapas, perfis hexagonais ou retangulares, sendo excelente para mecânicas de autos e outros setores. 

Leia mais dicas de ferramentas clicando aqui!

5) Alicates de Bicos

O Alicate de Bico é aquele que possui a mesma função dos modelos comuns, a única diferença está no seu formato. Diferenciado, ele adequá-se às necessidades dos profissionais, auxiliando em qualquer tipo de atividade, principalmente nos elétricos.

A sua ponta mais fina garante com que as manutenções elétricas em locais de difícil acesso, se tornem mais fáceis e rápidas, além pegar, apertar, segurar e cortar acessórios. 

É possível encontrá-lo em modelos variados de cabos e isolamentos, como: Bico Chato, Alicate Bico Meia-Cana, Alicate de Bico Redondo e muitos outros.

6) Alicates Crimpadores

O Alicate Crimpador ou Alicate de Crimpar (também conhecido como alicate decapador) definitivamente não pode faltar na caixa de ferramentas dos profissionais que trabalham em instalações de redes telefônicas e computadores. Ele é próprio para cortar e desencapar cabos elétricos de maneira prática. 

Através das suas mandíbulas fortes e cheias de lâminas, é como se eles “esmagasse” os contatos dos conectores, promovendo reparações mais rápidas e eficientes.  

7) Alicates de Anéis

Os Alicates de Anéis podem ser divididos ou categorizados entre dois tipos: aqueles que contém anéis internos e aqueles que possuem anéis externos.

Eles são constituídos por extremidades com duas pontas bem finas para encaixar no olhal dos anéis de retenção, sendo utilizados na montagem e desmontagem de anéis de segurança e na colocação e retirada de anéis internos e externos dos equipamentos, máquinas e outros objetos.

Ao buscar a ferramenta ideal para a sua operação, lembre-se de ficar de olho nos modelos disponíveis: reto ou curvo.

8) Alicates Rebitadores

O Alicate Rebitador é uma ferramenta articulada, que foi desenvolvida a partir da necessidade de unir, de maneira segura, rápida e precisa, dois ou mais componentes por meio de rebites de alumínio, ou de aço. 

Costumam ser leves e resistentes para uso intensivo e contínuo com menor esforço e maior produtividade. Sendo excelentes para pequenos reparos e fixações para usuários que atuam na Construção, em mecânicas, entre outros setores.

Estão disponíveis em modelos variados com design convencional, em sanfona ou em alavanca.

Quer ler mais conteúdos sobre alicates? Clique aqui!

9) Alicates Eletricista

Esse modelo foi desenvolvido exclusivamente para atender as necessidades dos profissionais eletricistas, oferecendo máxima precisão, alta capacidade de produtividade e segurança.

Seus modelos variam entre os Alicates Universais para eletricista, o Alicate Descascador e o Amperímetro Digital.

O Alicate Universal Eletricista oferece arestas de corte com ajuste preciso, temperadas por indução, facilitando a realização de cortes em uma ampla gama de cabos. Com ele, é possível cortar fios e malhas de cobre, sem deixar rebarba.

Já o Alicate Eletricista Descascador, por sua vez, é a melhor solução para os profissionais que buscam descascar os fios. Costumam controlar o tamanho do corte a ser realizado, promovendo a crimpagem de terminais, prensa de terminais garfo, entre muitas outras funções. 

O Alicate Amperímetro Digital é aquele indicado para técnicos em eletrônica e eletrotécnica, oferecendo facilidade para identificar defeitos em aparelhos eletrônicos. Realiza medições de corrente, função de voltímetro, ohmímetro, teste de continuidade, medições de correntes AC, tensão e resistência.

Agora que você já conheceu esses modelos, saiba quais fatores prestar atenção na hora de adquirir a ferramenta ideal para suas atividades.

Antes de utilizar o seu alicate, aqui estão alguns fatores que você precisa saber e prestar bastante atenção:

#1 Sempre verifique se a peça está em boas condições! Alicates empenados e com os cabos rachados, poderão provocar acidentes. Se você for adquirir a ferramenta em uma loja física, pegue o instrumento e avalie todas as suas partes. Caso você compre por uma loja online, é só fazer o mesmo, quando a mercadoria chegar;

#2 Em hipótese alguma, utilize os alicates como martelo ou material de apoio. Além de não ser as funções indicadas, você prejudicará a ferramenta;

#3 Não aproxime o alicate de altas temperaturas! A menos que a peça tenha sido fabricada para isso, não utilize as ferramentas próximas a fogo ou itens quentes. O ferro em contato com o calor, poderá gerar queimaduras na pele dos usuários e nos pertences que estarão por perto;

#4 Quando precisar executar trabalhos em equipamentos energizados, lembre-se de utilizar um alicate com cabo isolado. Se você utilizar um cabo de ferro, por exemplo, as chances de levar uma descarga elétrica, é muito grande;

#5 Lubrifique os seus alicates! Uma gota de óleo em sua articulação é suficiente para prolongar a sua vida útil;

#6 Sempre utilize óculos, luvas e outros equipamentos de segurança adequados para manter a sua proteção em dia.

Pronto! Depois de conhecer as principais características dessas peças indispensáveis no nosso dia a dia, você já deve saber qual é solução perfeita para as suas operações, certo? Agora chegou a hora de pesquisar valores, conhecer melhor as marcas e tirar todas as suas dúvidas.

Lá na A Mega Loja, por exemplo, você encontra todos esses modelos que citamos acima e ainda possui vendedores à sua disposição via chat, WhatsApp, telefone, redes sociais ou e-mail. Caso tenha alguma dúvida, é só selecionar o canal de atendimento de sua preferência. 

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre os alicates e as suas funções. Para acompanhar mais materiais como esse, é só continuar navegando aqui pelo nosso blog, o canal favorito dos verdadeiros apaixonados por ferramentas!

Beatriz Approbato

Oi! Meu nome é Beatriz Approbato, sou jornalista e redatora, apaixonada por comunicação, por marketing e por fotografia. Adoro escrever sobre ferramentas e me sinto cada vez mais empoderada ao utilizá-las no dia a dia. Também comando as Redes Sociais da A Mega Loja! :)

Este post tem 4 comentários

  1. OSVALDO LINS DE SIQUEIRA

    PRECISO DE UMA CANECA DE PINTURA COM ROSCA 5/16 QUALQUER DUVIDA MANDO UM NUMERO DE CELULAR COM ZAP QUE MANDO A FOTO DA PISTOLO DE PINTURA DAI NÃO SAI ERRADO

    1. Beatriz Approbato

      Excelente tarde, Osvaldo. Tudo jóia?
      Me manda o seu contato, por favor! 🙂

  2. Erick Tamberg

    Um que você deixou de mencionar é o alicate Ford, ou alicate de motorista. É o mais útil para um motorista com o carro enguiçado na beira da estrada. É o melhor para lidar com mangueiras de radiador e terminais de bateria.

    Se você for tentar fazer isso com um alicate universal, pode ser que ele não abra o suficiente para agarrar a peça. Ou, se conseguir, as hastes do cabo vão ficar tão afastadas que não se conseguirá manusear o alicate com uma mão só.

    Parece que esse tipo é pouco popular e conhecido no Brasil, embora todos os grandes fabricantes nacionais de ferramentas já o tenham produzido. Em toda a rua Florêncio de Abreu, achei uma única loja que tinha a última peça em estoque.

    1. Beatriz Approbato

      Oi Erick!
      Que bacana a sua observação! Realmente é um modelo pouco conhecido pelos brasileiros. Obrigada por compartilhar essa informação! 😉

Deixe uma resposta