Economize dinheiro e faça você mesmo a sua árvore de natal!

O Natal já está pertinho e nada mais legal do que deixar a nossa casa com aquela decoração linda, né? A árvore de Natal, por exemplo, é sempre um dilema para os amantes da data comemorativa e apesar de ser maravilhosa, alguns modelos pesam bastante no nosso bolso.

Para você fugir do comum e ainda economizar (e muito!), que tal produzir a sua própria árvore, do jeitinho que você quer?Você pode mudar as cores, o tamanho e os detalhes! Achou bacana? Então confira abaixo o tutorial que preparamos com todo o carinho para facilitar a sua vida, é bem prático e rápido!

VOCÊ VAI PRECISAR DE:

Materiais utilizados no desenvolvimento da árvore de natal.
Materiais que serão utilizados na produção da sua árvore.

BASE E CORPO DA ÁRVORE:

Vamos começar a montar a nossa árvore pela base! Para isso utilizaremos o rolo de papel-alumínio, que é maior, mais resistente e mais fino do que os outros rolos de papel, como o de toalha, por exemplo.

1° PASSO 

Inicialmente, escolha uma das pontas do rolo e faça um corte em cruz para que possamos encaixar os pés da nossa árvore.

Elaborar corte em cruz no tubo de papel.
Primeiro passo para montagem da árvore de natal: corte em cruz no tubo de papel.

2° PASSO 

Para o suporte vamos utilizar um pedaço de papelão ou papel paraná. Com a ajuda de uma régua, faça a medição para obter 22 cm de largura e 8 cm de altura.

Segundo passo para montagem da sua árvore de natal.
Segundo passo da elaboração da sua árvore utilizando papelão ou papel paraná.

 PASSO 

Agora que o seu papelão já tem o tamanho ideal, faça uma linha reta no meio e vamos medir o centro. Marque o centro e faça uma marcação de 2 cm para a direita e 2 cm para a esquerda. Depois basta ligá-los com a linha do meio.

Produção do Suporte (pés) da árvore de natal.
Início das medições do suporte da árvore.

 PASSO 

Posteriormente faça uma marcação de apenas 1 cm de cada lado do papelão e ligue-os formando uma reta.

 PASSO 

Agora que você já realizou todas as medições, repita o mesmo processo na parte de baixo do papelão e una os dois pontos que marcam o meio com uma reta.

 PASSO 

Para finalizar, corte o pedaço com a tesoura ou estilete. Corte em forma de dois trapézios (como na foto abaixo).

7° PASSO 

Onde estiver o formato da cruz, nós cortaremos também. Utilize uma das partes para cortar apenas a reta menor e em outra, apenas a parte maior. Encaixe as duas partes uma na outra e encaixe o seu rolo de papel-alumínio em cima. Pronto! Nosso suporte já está quase pronto.

 PASSO 

Depois de todo o processo, pinte o suporte da cor que será os galhos da sua árvore e faça furos por todo o rolo para que possamos encaixar os galhos mais para frente.

GALHOS DA ÁRVORE:

Quantos mais galhos, mais bonita ficará a sua árvore de Natal!

1° PASSO 

Para montarmos os galhos, vamos utilizar os arames para artesanato. Faça vários furos no tubo de papel utilizando uma lapiseira, caneta, tesoura ou estilete (caso queira que os furos fiquem certinhos, faça a medição com uma régua ou caso não sinta a necessidade, faça apenas os furos de acordo com a sua preferência).

2° PASSO 

Entre dois furos opostos de uma mesma linha, acrescentaremos o arame! Assim, para cada linha, colocaremos 2 pedaços de arame de mesmo tamanho para que eles fiquem cruzados.

*Importante: para dar aquele efeito triangular na árvore, não se esqueça de que os galhos baixos precisarão ser maiores do que os que estão no topo. Por isso inicie os seus galhos com 30 cm e vá diminuindo gradativamente até o topo, terminando com 8 cm, aproximadamente.

3° PASSO 

Os galhos não são nada sem suas “folhas”, né? Para enfeitá-la, utilize festão e marabu sintético. Agora chegou a hora de despertar a sua criatividade, quer algo mais brilhante? Fosco? Mais simples? As opções são infinitas.

4° PASSO 

Cole o festão e o marabu com cola quente e acrescente bastante cola nos furos para impedir que o arame se movimente. Passe a cola quente por cima do arame e cole o seu festão, em seguida cole um pouco de marabu para tampar o arame e deixar o galho mais preenchido.

5° PASSO 

Aperte os galhos para que fiquem bem certinhos e repita essas etapas até chegar no topo.

Falta muuuuuito pouquinho para sua árvore ficar completa! Continue:

TOPO DA ÁRVORE:

1. Amasse um pouco a ponto do rolo para diminuir o diâmetro da boca, cole um pouco de marabu por toda a volta da ponta.

2. Para finalizar, pegue um arame com uma boa quantidade de festão/marabu já colado e cole dentro da ponta do rolo de papel, para cobrir todo o rolo.

Pronto, sua árvore já está pronta! Agora é só decorá-la de acordo com o seu gosto! 

ASSISTA AO TUTORIAL:

Achou o passo a passo complicado? Calma! Nós retiramos o tutorial natalino lá do canal da Alessandra, então para facilitar a sua vida, dá uma olhadinha no vídeo dela:

Gostou do nosso “Faça você mesmo” especial de Natal e vai fazer em casa? Então tire uma foto da sua árvore e poste aqui nos comentários para gente dar uma olhadinha!

Deixe uma resposta