Como escolher uma caixa de ferramentas em 5 passos!

Investir em uma caixa de ferramentas faz toda a diferença! É um equipamento que manterá seu kit de ferramentas manuais em perfeito estado, prolongando a vida útil da sua chave de fenda, chave phillips, martelo e de muitas outras peças e acessórios. Elas estão disponíveis em diversos materiais, tamanhos, modelos e características diferentes para atender as necessidades de qualquer usuário.

Caixa de ferramentas para organizar parafusos, buchas e outros acessórios.
Caixa de ferramentas para organizar parafusos, buchas e outros acessórios.

Cinco dicas para escolher sua caixa de ferramentas

Com o objetivo de te ajudar a encontrar o melhor item de armazenagem para que suas peças manuais recebam o cuidado que merecem, separamos 5 dicas para te auxiliar ao escolher uma caixa de ferramentas de excelente qualidade. Acompanhe o conteúdo abaixo para entender mais sobre o assunto:

1) Escolha uma marca confiável

Antes de sair por aí comprando qualquer caixa de ferramenta, é super importante prestar atenção na confiabilidade da marca. Você, como um bom apaixonado por ferramentas, já sabe como investir em uma marca de alta qualidade é crucial, certo? Com a caixa de armazenamento é a mesma coisa! Afinal, será ela quem manterá suas peças em segurança.

É válido escolher uma marca que você já conhece e utiliza ou investir em uma que tenha uma ótima recomendação dos profissionais, como o caso da Vonder, Stanley, Loyal, Irwin, Bosch e DeWalt, por exemplo.

2) Confira os modelos disponíveis

Existem diversos modelos de caixas de ferramentas disponíveis. É possível encontrar no mercado os modelos em maletas, com rodas, com múltiplos compartilhamentos, com gavetas, porta ferramentas e muito mais. Opções não faltam!

Pense nas suas necessidades e na frequência de uso, antes de selecionar a melhor opção para o seu trabalho. Dependendo da quantidade de peças que carregará no dia a dia, o válido é investir em uma caixa com rodas para conseguir transportá-las com mais facilidade e evitar carregar pesos desnecessários.

Caso você ainda não tenha um grande número de ferramentas e acessórios, talvez a melhor opção seja adquirir uma maleta menor, uma mochila ou qualquer outra alternativa que seja compatível com as suas peças.

3) Verifique qual material é mais adequado para suas atividades

As lojas de ferramentas disponibilizam equipamentos de armazenagem em diversos tipos de materiais, todos de acordo com as atividades estabelecidas pelos profissionais, hobistas e para aqueles que possuem ferramentas em casa para realizar pequenos consertos domésticos.

Para levar poucas ferramentas, as caixas de ferramentas em material plástico são excelentes e podem auxiliar com perfeição. Também existem maletas de ferramentas com estrutura reforçada com cantoneiras de alumínio, outras em tecido para transportar as peças de uma maneira mais confortável, em nylon duplo reforçado e em muitos outros materiais. 

Quanto mais resistente for o material, maior será a capacidade de comportar as peças da forma correta. Assim também fica bem mais fácil de transportá-las para qualquer ambiente, de modo prático, rápido e seguro.

4) Dê preferência para caixas com organizadores

Se você é o tipo de pessoa que gosta de manter suas ferramentas bem organizadas, as caixas com organizadores fixos e removíveis são as melhores alternativas. Alguns modelos oferecem modelos de bandejas fáceis de serem removidos, por exemplo, e são indicadas para ajudar na organização, armazenamento e transporte de peças e acessórios em geral. 

A organização pode aumentar a sua produtividade de trabalho e ajudar a reduzir o tempo das atividades, pois você não precisará ficar perdendo tempo procurando pelas ferramentas manuais corretas. Tudo permanecerá no lugar certo para pegá-las quando precisar.

5) Defina o tamanho da caixa de ferramentas ideal

Sua coleção de ferramentas é grande? Então a melhor opção é investir em uma caixa de ferramentas que dê conta do recado e seja capaz de armazená-las da melhor maneira possível. Mas, se são poucas as peças, adquirir uma caixa de tamanho pequeno ou médio pode ser útil para evitar espaços desnecessários. O segredo é encontrar o tamanho ideal!

Caixa de ferramentas com organizador ajuda a manter as peças organizadas.
Caixa de ferramentas com organizador para manter as peças no lugar.

Quero comprar minha caixa de ferramentas!

Agora que você já aprendeu como escolher a melhor caixa de ferramentas para suas atividades, chegou a hora de conferir alguns modelos, certo? Clicando aqui você consegue acompanhar conteúdos exclusivos onde apresentamos excelentes modelos para armazenagem.

Se preferir visualizar os modelos de uma forma que você possa consultar valores, dimensões, materiais e muito mais, clique aqui. Lá você encontra ótimas caixas de ferramentas que podem auxiliar no seu dia a dia.

Aproveite e compre já a sua caixa de ferramentas! Para conferir outros conteúdos como este, continue navegando pelo nosso blog e acompanhe as melhores materiais para os verdadeiros apaixonados por ferramentas.

Beatriz Approbato

Meu nome é Beatriz Approbato, sou jornalista, redatora e apaixonada por comunicação. Escrevo sobre ferramentas desde 2017 e me sinto cada vez mais empoderada ao utilizá-las no dia a dia. Espero que você aproveite os conteúdos do blog! :)

Deixe um comentário