Monte sua caixa de ferramentas para pequenos consertos!

Mesmo que você não seja muito fã de ferramentas, é quando precisamos resolver um problema ou realizar reparos domésticos por conta própria, que passamos a valorizar mais esses itens tão práticos e úteis, principalmente quando já fazem parte de uma caixa de ferramentas completa.

Embora você não as utilize com tanta frequência, em momentos de emergência, as ferramentas quebram um galho e garantem com que você possa fazer alguns tipos de serviços, sem precisar ligar para um marido de aluguel ou qualquer outro tipo de profissional. 

Por isso é super importante montar uma caixa de ferramentas para te auxiliar quando você precisar recorrer a elas. 

8 ferramentas que você precisa adquirir para realizar pequenos reparos residenciais: 

Confira:

#1 Alicate Universal

O Alicate Universal é uma das ferramentas mais procuradas no mercado, e não é para menos, seu uso oferece soluções práticas e rápidas para vários tipos de atividades, além de servir como um multiplicador de força para os usuários.

Com mil e uma utilidades, todo o seu modelo oferece funções específicas. Começando pelo seu cabo desenvolvido em material isolado, para prevenir contra risco de choques elétricos. 

Sua ponta, por exemplo, é ótima para realizar apertos e dobras de chapas e fios. Já, na parte central da ferramenta, o seu vão garante com que você possa fixar ou remover parafusos, enquanto a sua lâmina é indicada para o corte de fios. 

O Alicate Universal com cabo isolado para prevenir choques não pode faltar na sua caixa de ferramentas.
Alicate Universal com cabo isolado para prevenir choques.

#2 Chave Philips

Prática e fácil de usar, a Chave Philips é uma peça conhecida pela sua ponta fina e em formato de “X”. Sua função é apertar ou afrouxar os parafusos do tipo fenda cruzada, ou seja, aqueles semelhantes o seu modelo, para o encaixe acontecer de maneira imediata. 

É a ferramenta que não pode faltar na montagem de um móvel, por exemplo, ou para apertar aquele parafuso teimoso que está soltando de algum lugar.

Mostrando uma Chave Philips e sua ponta mais fina e com encaixe em "X".
A ponta da Chave Philips é mais fina e com encaixe em “X”.

#3 Chave de Fenda

Também não poderíamos esquecer da Chave de Fenda, ferramenta essencial para trabalhar com os mais variados tamanhos e formatos de parafusos. Sua ponta, diferentemente da Philips, é mais larga, apresentando um formato de “I” cavado. 

Parafusos e Chave de Fenda em uso.
Parafusos e Chave de Fenda em uso.

#4 Parafusadeira e Furadeira

Para agilizar os processos de montagem de móveis, furações ou parafusamentos, ter uma Parafusadeira e Furadeira é a solução mais prática. 

Digamos que você queira montar um móvel relativamente grande e que contenha inúmeros parafusos, com uma Chave Philips, além de demorar muito mais tempo para a atividade ser concluída, sua mão também ficará cada vez mais cansada e dolorida, fazendo com que reduza a sua força até o fim da montagem.

Um cenário totalmente diferente do que aconteceria, caso você tivesse uma ferramenta elétrica para promover agilidade, rapidez e praticidade.

Opte sempre por encontrar um modelo de ferramenta que proporcione as duas funções: Parafusadeira e Furadeira, em uma única máquina. Além de economizar dinheiro, você consegue realizar várias atividades, sem precisar ficar trocando de equipamento o tempo todo. 

Exibindo a imagem de alguém utilizando uma parafusadeira e furadeira para apertar um parafuso.
Parafusadeira e Furadeira: prática e eficiente.

Clique aqui e leia mais sobre as ferramentas.

#5 Martelo Unha

O Martelo é a ferramenta mais utilizada desde a antiguidade, auxiliando em vários tipos de atividades. Mas entre todos os seus modelos, o que mais se destaca no mercado, ainda é o Martelo Unha.

Variando de acordo com a preferência do usuário, os Martelos são encontrados com cabo tanto de madeira quanto de metal. 

Mas qual é a função de um Martelo Unha? Graças ao seu design com duas pontas, ele é indicado para remover ou pregar os pregos em superfícies variadas. De um lado, uma espécie de garra ou garfo para remoções e na outra parte, uma forma achatada para prender os acessórios nas mais variadas superfícies. 

O Martelo Unha não pode faltar na sua caixa de ferramentas.
Martelo Unha é o modelo mais utilizado no mercado.

#6 Pregos e Parafusos

Os Pregos e os Parafusos são acessórios de fixação indispensáveis e que precisam ganhar um espaço especial na sua caixa de ferramentas.

Aliados das chaves de fenda, chave phillips e das ferramentas elétricas, os parafusos são indicados para a fixação de peças em determinados materiais, como em madeira, por exemplo, tornando-se necessários para a fixação de fechaduras, móveis e outras operações.

Os pregos, por sua vez, são desenvolvidos em metal com pontas afiadas e com a parte superior achatada para receber toda a força aplicado por um martelo. 

São peças bastante utilizadas para a fixação de duas peças, atendendo desde às necessidades dos serviços de construção civil, até as mais simples.

Mantenha os pregos e as ferramentas organizados na caixa de ferramentas.
Mantenha os pregos e as ferramentas organizados.

#7 Estilete

Os estiletes são peças utilizadas para cortes rápidos e eficientes em todos os tipos de materiais. Para abrir uma caixa de papelão mais rígida, por exemplo, o seu uso é ideal e facilita a vida de qualquer usuário.

Eles são desenvolvidos em tamanhos e acabamentos diversificados, mas em todos, as lâminas são retráteis e substituíveis. 

Vale lembrar que os estiletes devem ser manuseados com cuidado, pois suas lâminas são muito afiadas e podem provocar acidentes e cortes profundos. Além disso é necessário guardá-los fechados para evitar com que danifiquem as outras ferramentas. 

Toda caixa de ferramenta precisa ter um estilete para cortes.
O Estilete é eficiente e rápido.

#8 Trena

Por último, mas não menos importante, a trena – também conhecida como fita métrica – é uma ferramenta que não pode faltar na sua maleta de ferramentas. 

A trena é constituída por uma fita de aço flexível que oferece marcações numéricas (milímetros, centímetros, polegadas) para realizar as medições de superfícies, terrenos, paredes, objetos e etc.

Resistente e compacta, ela se retrai sozinha devido ao seu mecanismo de mola interno e ainda acompanha botão deslizante para oferecer travamento fácil. 

Homem manuseia uma trena como instrumento de medição em madeira.
A trena é um excelente instrumento de medição.

E agora, já sabe como começar a montar sua caixa de ferramentas para iniciar os reparos? Conta para gente aqui nos comentários, quais são as peças que você mais utiliza. 

Beatriz Approbato

Oi! Meu nome é Beatriz Approbato, sou jornalista e redatora, apaixonada por comunicação, por marketing e por fotografia. Adoro escrever sobre ferramentas e me sinto cada vez mais empoderada ao utilizá-las no dia a dia. Também comando as Redes Sociais da A Mega Loja! :)

Este post tem 2 comentários

  1. I really wanted to make a brief word to express gratitude to you for the amazing tips and tricks you are writing at this site. My time consuming internet look up has finally been compensated with good quality details to write about with my friends. I would admit that many of us site visitors actually are rather lucky to be in a wonderful website with many perfect professionals with useful principles. I feel truly privileged to have seen your entire webpages and look forward to plenty of more brilliant minutes reading here. Thank you again for a lot of things. Kiersten Phineas Ardeha

    1. Beatriz Approbato

      What a nice comment! Thank you so much for these words. It’s so nice to read something like that. I hope you continue to enjoy our contents 🙂

Deixe uma resposta