Você utiliza EPI? Trabalhador inteligente valoriza sua saúde!

Segundo a Norma Regulamentadora de nº6, considera-se Equipamento de Proteção Individual (EPI), todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

Equipamentos de proteção individuais disponíveis para uso.
Modelos de equipamentos de proteção individuais obrigatórios.

Os Equipamentos de Proteção Individuais são fundamentais para proteger a saúde e a integridade física do trabalhador, entretanto, muitas vezes o trabalhador recusa-se a usá-los, por classificá-los como desnecessários, esquecendo-se de que eles são os responsáveis por proporcionar proteção através do controle de exposição ao risco.

Mesmo com a utilização dos equipamentos, eles não impedem que acidentes ocorram, porém, são capazes de proporcionar segurança a ponto de saírem ilesos de determinadas situações. Podemos levar como exemplo a seguinte situação: um trabalhador de uma construção civil está no solo e um tijolo cai diretamente em cima de sua cabeça, o fato dele estar utilizando o capacete não impede que o tijolo deixe de cair, mas, amenizará o estrago.

Conheça quais são os EPI’s que você precisa utilizar:

PROTEÇÃO EM ALTURA

Trabalhos em altura exigem cinto de segurança e o mais utilizado, é o cinto de segurança Paraquedista. Ele distribui 100% da sua força de sustentação, prendendo o corpo do trabalhador a um ponto fixo e seguro.

Os talabartes também são de extrema importância. O talabarte é a extensão do cinto de segurança: trata-se de uma alça fabricada com material resistente e com gancho de dupla trava, desenvolvido para garantir a segurança do usuário.

Talabarte duplo com fita amarela e absorvedor de energia Athenas.
Talabarte modelo Y em fita com absorvedor de energia Athenas.

Link: http://www.amegaloja.com.br/epis/seguranca-trabalho-altura

PROTEÇÃO AUDITIVA

É necessário que os profissionais utilizem equipamentos voltados a contenção da exposição aos altos níveis de ruídos, para isso, os abafadores de ruídos e protetores auriculares são perfeitos, protegendo também os ouvidos contra a entrada de água, impurezas, vento excessivo ou friagem.

Protetor auditivo 3M Muffler tipo concha na cor vermelha.
Protetor auditivo 3M Muffler tipo concha.

Link: http://www.amegaloja.com.br/epis/protecao-auditiva

PROTEÇÃO DA CABEÇA

Os protetores para cabeça também não podem passar despercebidos, por isso, os EPI’s variam entre modelos e materiais, de acordo com a sua necessidade e tipo de serviço, podem ser: capacetes de plástico, capacete acoplado com protetor facial, touca de soldador, entre outros. 

Capacete plástico modelo 800 da Ledan na cor branca.
Capacete plástico modelo 800 da Ledan.

Link: http://www.amegaloja.com.br/epis/protecao-da-cabeca

PROTEÇÃO DAS MÃOS E PELE

Assim como os capacetes, para proteção das mãos, foram desenvolvidos diversos tipos e materiais de luvas: de látex, de malha emborrachada, de PVC, de raspa (reversível e térmica)luva tricotada, entre outras.

A aplicação do protetor solar também é excepcional para manter a pele protegida durante a exposição ao sol, além de evitar queimaduras e possíveis problemas maiores no futuro, como câncer de pele. 

Luva de proteção em malha emborrachada da 3M.
Luva de proteção e alto conforto em malha emborrachada da 3M.

Link: http://www.amegaloja.com.br/epis/protecao-das-maos-e-pele

PROTEÇÃO DOS OLHOS E FACIAL

Os óculos de proteção e o protetores faciais possuem a mesma função: manter os olhos e o rosto livres de qualquer irritação ou até mesmo de substâncias ácidas e tóxicas. 

Para soldagem, o escudo de solda e a máscara de solda protegem contra respingos de solda sobre os olhos e o rosto.

Óculos de proteção targa antirrisco carbografite com as tiras na cor verde.
Óculos de proteção targa antirrisco carbografite.

Link: http://www.amegaloja.com.br/epis/protecao-dos-olhos-e-facial

PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA

As máscaras respiratórias são utilizadas para proteção das vias respiratórias contra partículas, névoas, fumos, gases, vapores e poeiras tóxicas.  Você encontrará máscaras descartáveis, máscara para poeiras com válvula e máscara respiratória semi facial. 

Máscara para proteção respiratória da 3M na cor branca.
Máscara para poeiras com válvula em forma de concha da 3M.

Link: http://www.amegaloja.com.br/epis/protecao-respiratoria

VESTIMENTA DE SEGURANÇA

Para a proteção corporal, foram desenvolvidos: aventais de raspa, blusão de raspa, perneira de raspa, manga de raspa, bota de PVC, botina monodensidade, botina de couro, entre outros.

Link: http://www.amegaloja.com.br/epis/vestimenta-de-seguranca

IMPORTANTE

É papel do empregador disponibilizar todos os EPI’s para seus trabalhadores e os mesmos devem zelar pela sua segurança e saúde, evitando acidentes. 

Trabalhos efetuados em casa também precisam de uma atenção especial, por isso, utilize os EPI’s mesmo para pequenos reparos.  

Leia a Norma Regulamentadora completa aqui: http://www.normaslegais.com.br/legislacao/trabalhista/nr/nr6.htm

Essa foi a nossa recomendação da semana. Gostou? Conta para a gente aqui nos comentários! 

Deixe uma resposta