Você sabe como escolher a parafusadeira e/ou furadeira ideais?

0
3817

Se o seu objetivo é encontrar as parafusadeiras e furadeiras ideais para o seu tipo de atividade ou trabalho, você chegou ao lugar certo!

Pessoa utilizando uma parafusadeira à bateria para realizar aparafusamentos.
Parafusadeira e furadeira em uso.

Investir em uma ferramenta elétrica é um passo muito importante, principalmente se ela carregar um preço um pouco mais elevado do que o esperado.

Muitas pessoas escolhem suas ferramentas através de um único ponto: a voltagem. Apesar de ser uma característica que faz toda a diferença durante suas aplicações, ela não deve ser o único diferencial a ser observado.

Por esse motivo, é extremamente importante prestar atenção em alguns aspectos para não se decepcionar, nem gastar o seu dinheiro fora.

Leia abaixo algumas dicas que te ajudarão a encontrar a máquina certa para o seu tipo de trabalho:

Hoje iremos analisar quatro aspectos importantíssimos que acabam passando totalmente despercebidos por quase 65% dos consumidores que irão adquirir suas parafusadeiras e furadeiras. São eles:

O torque das parafusadeiras e furadeiras

O torque é caracterizado como o fator utilizado para controlar e aplicar a força que a máquina é capaz de efetuar durante suas atividades.

Máquina da Bosch mostrando o seletor de torque.
O torque garante o poder de rotação da máquina.

Ele varia de máquina para máquina para suprir todas as necessidades trabalhistas.

As máquinas que possuem baixo nível de torque (como 3 Nm) são recomendadas para tarefas mais simples, como para reparos domésticos, por exemplo.

Já as ferramentas que possuem médio nível de torque (até 30 Nm) e alto nível de torque (de 50 Nm para cima), são adequadas para atividades mais pesadas e profissionais, ficando conhecidas como as “máquinas de impacto”.

Algumas máquinas ainda carregam seletor de torque para que o usuário possa regular a força da ferramenta de acordo com a atividade realizada.

Design atrativo

Ferramenta elétrica da Bosch com design atrativo e punho ergonômico.
Máquina com punho ergonômico emborrachado.

O design também é um aspecto que faz toda a diferença durante o manuseamento.

Muitas marcas preocupam-se em desenvolver máquinas com design robusto, contando com empunhadura ergonômica para proporcionar maior conforto e segurança aos usuários.

Essa preocupação oferece aos profissionais ferramentas com melhor pegada, evitando com que a mão escorregue durante as operações.

A capacidade da bateria

Se você busca praticidade e agilidade, as parafusadeiras e furadeiras à bateria são ideais para isso.

Através da autonomia (amperagem) da bateria, você poderá identificar qual será a sua capacidade de funcionamento, ou seja, a sua vida útil.

Bateria de 20V de íon-lítio da Worx para suas parafusadeiras e furadeiras.
Bateria de 20V máx de íon-lítio.

Sabendo desta informação, você poderá se programar melhor para efetuar suas atividades, sem ficar sendo surpreendido e interrompido pela falta de carga da sua máquina.  

Uma curiosidade bastante interessante é que duas máquinas podem dispor da mesma bateria, porém podem possuir características bem diferentes que acabam pesando muito no momento de uso.

Por exemplo, as duas máquinas podem compartilhar a mesma voltagem, entretanto as amperagens (unidade de carga elétrica representada por A.h) podem ser diferentes.

Mas que diferença isso faz? Faz toda a diferença! Essa diferenciação influencia na quantidade de torque que cada máquina carrega, por isso quanto maior a amperagem, maior será a sua força.

O controle de torque

Como já falamos anteriormente, as máquinas que possuem a função parafusadeira, devem apresentar um anel seletor de torque para controlar a intensidade da máquina.

As Parafusadeiras e furadeiras possuem seletor de torque que garantem melhor controle de força.
Seletor de torque para garantir melhor controle da força.

O seletor de torque é o responsável por definir o limite mínimo e máximo de força que uma única ferramenta poderá aplicar.

As regulagens menores são utilizadas para parafusos pequenos e materiais mais delicados, assim como as regulagens mais intensas servirão para aplicações em parafusos maiores e em materiais mais duros.

Antes de utilizar a máquina, o controle do torque precisa ser regulado corretamente para que o seu trabalho seja realizado de maneira precisa e eficiente.

Aplicar um torque inadequado durante o aparafusamento pode provocar rachaduras na madeira, danos ao parafuso ou até mesmo prejudicar a sua máquina.

Agora que você já sabe como escolher a sua ferramenta, que tal visitar alguns modelos? Acesse http://bit.ly/2WOo236 e encontre as melhores máquinas do mercado.

Deixe uma resposta