Tudo o que você precisa saber sobre as espumas da Tytan Professional!

A Tytan professional é uma marca que oferece múltiplas variedades de produtos desenvolvidos exclusivamente para o setor de construção e para atividades de acabamento também.

Sua linha de produção conta com selantes, adesivos, espumas de poliuretano, ancoragem química, tintas, óleos lubrificantes e muitos outros. 

Linha de produtos da Tytan Professional.
Linha de produtos da Tytan Professional.

O objetivo da marca é garantir com que os seus usuários realizem o seu trabalho com total confiança, por isso apresenta soluções cada vez mais eficazes.

As espumas expansivas são algumas das inovações pela qual a marca é tão reconhecida. E se você quer saber mais sobre ela, confira o conteúdo abaixo:

1. O que são as espumas da Tytan?

Espuma expansiva modelo PRO30 da Tytan Professional com espuma e gatilho amarelo.
Espuma expansiva PRO30 da Tytan.

As espumas da marca são confeccionadas por poliuretano de dispersão manual pronta para uso. Elas são formuladas para auxiliar no enchimento, isolamento e vedação de lacunas, fendas e aberturas no interior e no exterior de ambientes.

São soluções práticas e eficientes a prova de fungos e resistentes à umidade. Sua fórmula cria uma vedação durável capaz de impedir a infiltração de ar, bloqueando a passagem de insetos e roedores, entre outros.

Elas oferecem alto isolamento térmico e acústico à maioria das superfícies de construção, incluindo superfícies de madeira, vidro, metal, pedra, alvenaria, plástico e outros tipos de materiais. 

2. Para que servem as espumas?

As espumas da Tytan são utilizadas, principalmente, para:

  • Fixação de batentes de portas e janelas;
  • Proteção de dutos e isolamento de passagem de canos;
  • Fixação e vedação de ar condicionado;
  • Assentamento de banheiras;
  • Preenchimento de cavidades, telhas e irregularidades;
  • Isolamento térmico e acústico.

3. Como as espumas são fabricadas?

Para fabricar as espumas, a Tytan utiliza uma matéria-prima chamada MDI (difenilmetano diisocianato), que pode ser dividida em 3 maneiras: o de baixo-custo, o standard e o premium. 

A Selena, grupo da qual a Tytan é integrante, utiliza apenas MDI premium para constituir as suas espumas profissionais. 

4. Mas o que isso muda para os usuários?

A matéria-prima muda toda a estrutura da espuma, ou seja, quando você corta a espuma, a sua estrutura precisa estar totalmente homogênea, bem espaçada e de excelente qualidade.  

Essa matéria-prima é o que vai definir se a estrutura dela deve ser uma estrutura organizada ou não. 

A espuma de MDI de baixo custo, por exemplo, não oferece uma estrutura eficiente. Quando é cortada, ela não possui essa organização e ainda apresenta aparições de buracos e rachaduras em sua superfície, diminuindo a vida útil de sua aplicação e podendo, inclusive, até romper, provocando problemas futuramente.

5. Por que utilizar as espumas?

As espumas expansivas passaram a ser muito utilizadas na construção civil e em obras, substituindo as massas, pregos e outros processos.

No exterior, como nos Estados Unidos, por exemplo, quando alguém vai instalar uma porta, é preciso fazer todo o perímetro da porta, pois lá os moradores enfrentam muitos problemas climáticos, então é preciso realizar um bloqueio térmico das estruturas e muitas vezes, até acústicos.

Já no Brasil, os profissionais optam por realizar utilizar o método dos pontos para realizar a instalação e a porta de entrada, hoje (sendo até obrigatório), é executar a aplicação total da espuma, até mesmo para oferecer esse bloqueio.

Vídeo exibindo como a espuma expansiva é importante para o trabalho de instalador de portas.

6. Como funciona esse método de aplicação interna por pontos?

Para efetuar esta aplicação, é preciso fazer 3 pontos de um lado e 3 pontos do outro, na altura da dobradiça, de mais ou menos 20 a 30 centímetros.

7. O que é o gatilho Ergo da Tytan? 

Geralmente, as espumas convencionais possuem gatilhos despreparados, ou seja, o usuário não consegue segurá-lo direito, sem contar que a sua válvula é dura de ativar e algumas vezes, é preciso utilizá-la com as duas mãos para poder aplicá-la corretamente.

Como utilizar o aplicador ERGO utilizando a espuma da Tytan.

Pensando nisso, a Tytan desenvolveu o aplicador “Ergo”, totalmente inovador e ergonômico, oferecendo uma alavanca prática e fácil de ser manuseada, além de garantir maior conforto e precisão. 

8. Qual o nível de rendimento das espumas?

As espumas da Tytan oferecem rendimento superior. Com a espuma expansiva de poliuretano PRO30, por exemplo, é possível realizar a instalação de 3 a 4 portas, utilizando o método dos pontos (6 pontos por porta).

Além de auxiliar na instalação de portas, janelas e em outras aplicações, as espumas também são utilizadas para preencher espaços.

Na construção civil, por exemplo, durante as obras, sempre acaba sobrando algum “vão” entre paredes ou entre qualquer outra instalação, que deve ser preenchido. Para isso, as espumas também são excelentes, oferecendo alto rendimento e produtividade.

Nível de rendimento proporcionado pela espuma da Tytan.

9. Qual é a aplicação correta das espumas?

As espumas devem ser aplicadas sempre com a boca para baixo para que, desta forma, o produto desça totalmente. O gás armazenado é o responsável por impulsionar toda a matéria prima para que ela seja 100% aproveitada.

Ela pode ser utilizada em outras posições, entretanto, ocorrerá uma perda significativa do produto, permitindo com que seja usufruído apenas 70% do produto, pois o gás se encerrará antes da matéria prima.

10. Como acontece o processo de aplicação da espuma?

Inicialmente, todas as espumas devem ser agitadas antes de serem utilizadas, para que aconteça toda a mistura da matéria-prima presente no frasco.

Depois de agitar, vire o frasco de cabeça para baixo e pulverize com água o local onde acontecerá a aplicação. Em hipótese alguma utilize mangueiras ou baldes, lembre-se de que a pulverização requer pouca quantidade de água, não em excesso.

Posteriormente, aplique a espuma e pulverize novamente, mas desta vez por cima da espuma. 

A espuma é um reagente positivo com a umidade, sendo assim, a umidade vai facilitar com que aconteça todo o processo químico desta aplicação. Quando em contato com a água, a espuma expande totalmente como deve expandir. 

A primeira pulverizada que a espuma recebe é para que o produto se agarre a alguma superfície, aumentando a aderência da espuma.

11. O que acontece se a superfície não for pulverizada?

Como explicamos no tópico acima, a água é um importante aliado para que o processo seja efetuado com perfeição, entretanto, quando não pulverizada, pode provocar alguns danos, muitas vezes até irreversíveis.

Após a aplicação, quando a umidade do ambiente aumentar ou chover, a espuma irá expandir e a probabilidade de causar danificações, como em um batente, por exemplo. 

As espumas de baixo-custo são ainda piores, elas expandem e depois acabam contraindo, puxando e danificando o batente.

Conclusão

Agora que você já se familiarizou com as espumas e suas principais funções, qualidades e aplicações, chegou a hora de conhecer os modelos disponíveis, né?

É importante lembrar que a Tytan expõem todas as informações importantes direto nos frascos, como a capacidade de rendimento, a temperatura indicada para a aplicação, etc. Outro diferencial que faz toda a diferença na hora de escolher o produto certo!

Acesse http://bit.ly/2FEvCqF e escolha já as suas espumas da Tytan!

Beatriz Approbato

Oi! Meu nome é Beatriz Approbato, sou jornalista e redatora, apaixonada por comunicação, por marketing e por fotografia. Adoro escrever sobre ferramentas e me sinto cada vez mais empoderada ao utilizá-las no dia a dia. Também comando as Redes Sociais da A Mega Loja! :)

Deixe uma resposta