Se você é um apaixonado por ferramentas e quer mantê-las em perfeito estado, esse conteúdo foi criado especialmente para te ajudar. Aqui você vai aprender como conservar suas ferramentas da melhor forma possível. Acompanhe o conteúdo:
Sabemos como manter uma manutenção preventiva faz toda a diferença para preservar e prolongar a vida útil das ferramentas elétricas, manuais e dos mais diversificados acessórios. No seu dia a dia, as ferramentas são verdadeiras aliadas e te ajudam a desempenhar excelentes trabalhos, certo? Então, para que elas possam continuar dessa maneira, é preciso realizar alguns passos.
1ª dica) Guarde-as em um lugar apropriado
Manter suas peças em um lugar adequado faz toda a diferença no processo de preservação. As caixas de ferramentas, por exemplo, são instrumentos excelentes de armazenamento e te ajudam a manter os itens livres de oxidação e outros fatores que possam diminuir a vida útil das suas peças.
Investindo em uma caixa de ferramentas, maleta ou mochila, também é possível organizar melhor as suas peças e otimizar seu tempo. Assim, você não precisa ficar longos minutos procurando pela ferramenta que utilizará. Praticidade e segurança em um só lugar!
Descubra como escolher uma caixa de ferramentas do modo certo! Clique aqui e leia o conteúdo completo.
2ª dica) Utilize as ferramentas da maneira correta
Sabemos que quando precisamos realizar determinada atividade e não possuímos a ferramenta adequada, nós utilizamos um método muito comum: o improviso. Mas sabia que, muitas vezes, improvisar pode sair mais caro e danificar a sua peça?
Lembre-se de utilizar suas ferramentas de acordo com as funções do equipamento. As furadeiras elétricas para realizar furos, parafusadeiras para te ajudar a parafusar ou remover parafusos, dentre outros exemplos. Além de efetuar as atividades com muito mais precisão e qualidade, você poderá prolongar o tempo útil dos seus itens.
O uso inadequado de ferramentas também pode ser muito perigoso e provocar acidentes irreversíveis. Não arrisque! Utilize as peças de acordo com as suas funcionalidades, ok?
3ª dica) Limpe suas ferramentas após o uso
Outro fator que pode te ajudar a prolongar a vida útil das suas peças, é realizando uma manutenção preventiva, ou seja, deixando-as sempre limpas após o manuseio, verificar quando existe a necessidade de aplicar óleo lubrificante para diminuir o risco de oxidação e muito mais.
Um erro muito comum até mesmo entre os profissionais, é guardar a ferramenta molhada, com poeiras ou substâncias. Além de danificar a máquina, acessório ou peça manual, você pode deteriorar as demais ferramentas que ficarão em contato.
Lembre-se sempre: após usar seus instrumentos, não deixe de fazer a limpeza e mantê-las sempre em perfeito estado. Um pano seco, por exemplo, pode ser um ótimo aliado nesse processo! Reserve um tempinho para cuidar de suas preciosas peças e pegue o hábito de realizar a manutenção preventiva.
Quer saber como manter sua ferramenta livre de ferrugem? Clique aqui e acompanhe o conteúdo completo sobre o assunto.