Conheça modelos de parafusos e suas principais características!

Os parafusos são os acessórios de fixação mais conhecidos e utilizados. São peças cheias de funcionalidades e que estão presentes em qualquer lugar, desde os setores mais profissionais, até os mais simples. É através desta ferramenta manual que podemos fixar duas ou mais superfícies, como paredes, madeira, chapas metálicas e outros tipos de materiais. Neste conteúdo você conhecerá os modelos de parafusos e suas características:

O que é parafuso?

É um importante acessório de fixação composto por duas partes: o corpo e a cabeça. Conhecemos o corpo do parafuso como aquela parte que serve para rosqueá-lo e ele pode ser cilíndrico ou cônico. Já a cabeça, a parte superior da peça, pode ter muitos formatos diferentes, todos de acordo com a aplicação e acionamento.

Na imagem, caixa exibe parafusos e chave manual.
Buchas e parafusos são ótimas ferramentas manuais de fixação.

Conheça um pouco mais sobre os modelos de parafusos e suas principais finalidades de fixação:

Modelos de parafusos

Você sabia que existem diversos modelos de parafusos disponíveis no mercado? Conseguimos diferenciá-los através da forma da cabeça, da haste, do estilo da rosca e do tipo de acionamento também. Veja quais são as características dos estilos e como identificar o modelo de parafuso:

1) Parafuso auto-brocante

Peça indispensável em obras de grande e pequeno porte, o parafuso auto-brocante (também conhecido como auto perfurante) é fabricado com uma broca na ponta, promovendo a perfuração rápida no material.

Modelo de parafuso auto-brocante
Modelo de parafuso auto-brocante

Graças a essa característica, esse modelo de parafuso elimina a necessidade de usar um pré furo para iniciar o processo de fixação. Além de sua ótima perfuração, ele também serve para atarraxar e vedar em uma única aplicação. São instrumentos bastante utilizados para fixação de telhas e chapas, por exemplo. 

2) Parafuso chipboard

O parafuso chipboard é a ferramenta manual mais querida e utilizada pelos montadores de móveis e outros setores, por ser uma excelente solução na fixação de madeiras. 

Fácil aplicação, resistência a grandes cargas e ótimo auxiliar para montagens mais rápidas, são algumas de suas principais características.

Modelos de Parafusos Chipboard
Modelos de Parafusos Chipboard

Graças ao seu corpo mais maleável, as perfurações em madeira acontecem sem danificar a estrutura, sendo ótimo para objetos e móveis que possuem acabamentos delicados. Além disso, o uso do parafuso garante mais durabilidade do produto e evita a necessidade de efetuar manutenções constantes.

3) Parafuso sextavado

O parafuso sextavado pode ser encontrado em vários tipos: com rosa parcial, soberba, inteira e estrutural. São peças que podem ser fixadas em madeira, janelas, paredes e muito mais.

Modelo de parafuso sextavado
Modelo de parafuso sextavado

Esse modelo de fixador oferece ótima capacidade suportar e distribuir cargas, além de ser fácil de aplicar. São os parafusos mais usados em estruturas metálicas, veículos, móveis de aço, máquinas e equipamentos industriais, dentre outras aplicações.

4) Parafuso francês

O parafuso francês é uma ferramenta manual bastante utilizada na fixação de metais e placas metálicas em madeira.

Modelo de parafuso francês
Modelo de parafuso francês

Seu design pode ser fabricado em haste lisa ou rosca inteira. Também existem aqueles modelos com e sem porca sextavada, sendo um elemento de fixação bastante versátil e utilizado em vários segmentos, como construção civil, indústrias e muitos outros.

5) Parafuso soberba

O parafuso soberba possui mil e uma utilidades, é o tipo de instrumento que pode ser utilizado em portões, estruturas de madeira, suportes, paredes e em muitos outros tipos de materiais. 

Sua aplicação é indicada em obras que exijam a fixação de madeiramento bruto, fixação em concreto (com o auxílio de buchas de nylon) e em materiais rígidos.

Modelo de parafuso com rosca soberba
Modelo de parafuso soberba

Entre sua extensa lista de características e vantagens especiais, encontramos: aplicação rápida garantindo processos mais ágeis, resistência superior e conexões seguras.

6) Parafuso ASTM

Os parafusos ASTM são considerados fixadores de alta resistência. Por isso, se tornaram peças fundamentais nos setores mais exigentes do mercado. São utilizados, por exemplo, em montagens de grande ou médio porte.

Modelo de parafuso ASTM
Modelo de parafuso ASTM

Esse modelo de parafuso ajuda a reduzir o peso e oferecer maior segurança nas operações. O ASTM é bastante utilizado na construção civil, galpões industriais, shopping centers, edifícios, montagens de estruturas metálicas e muito mais.

Comprar parafusos online:

Agora que você já conheceu alguns modelos de parafusos, chegou a hora de escolher a melhor solução para suas atividades. Lembre-se de dar prioridade para o material utilizado para fixação, a estrutura em que deverá ser fixado, a espessura necessária e muito mais. 

É super importante investir no utensílio correto para garantir que as fixações aconteçam com perfeição. Pesquisar os parafusos online pode ser uma ótima alternativa! 

Enquanto estiver buscando o acessório, leia a descrição do produto e confira as dimensões, tipos de aplicações, rosca, material de produção, tratamento e a quantidade oferecida.

Clicando aqui você pode visualizar vários modelos disponíveis e acompanhar todas as informações referentes aos produtos. Acesse o site, encontre a melhor alternativa para suas atividades e aproveite!

Para ler outros conteúdos como este, continue navegando pelo nosso blog. Aqui você encontra materiais exclusivos para os apaixonados por ferramentas. Acesse as categorias e visite os assuntos que mais gostaria de acompanhar.

Beatriz Approbato

Oi! Meu nome é Beatriz Approbato, sou jornalista e redatora, apaixonada por comunicação, por marketing e por fotografia. Adoro escrever sobre ferramentas e me sinto cada vez mais empoderada ao utilizá-las no dia a dia. Também comando as Redes Sociais da A Mega Loja! :)

Deixe uma resposta