Superproteção: Conheça os principais EPIs para o trabalho no campo!

Todos os anos cerca de 700 mil trabalhadores rurais sofrem acidentes no campo pela falta ou uso inadequado dos equipamentos de proteção individual, os EPI’s.

O trabalhador está constantemente em contato com atividades de alto risco de periculosidade e acidentes de trabalho, como a colheita, o controle de pragas e o manuseio de máquinas, por exemplo. Um dos casos de acidentes mais predominantes no campo é o envenenamento por agrotóxicos. A exposição ao material causa intoxicação química, provocando tonturas, vômitos seguidos de crises convulsivas e desmaios.

EPI's para uso em campo.
Manchetes de Jornais sobre a importância dos EPI’s nas atividades do campo.

60% dos acidentes ocorrem em decorrência da falta de preparo das empresas que ainda não se adequaram as normas de saúde e segurança exigidas. Mas além disso, também existe outra facilidade para que os acidentes ocorram: o contratado não utilizar os equipamentos por achar desnecessário. Pensando nesses aspectos, montamos uma lista com todos os EPI’s necessários e a importância de cada um deles para que você entenda de uma vez por todas que os EPI’s são indispensáveis!

Confira abaixo todos os Equipamentos exigidos pela Norma Regulamentadora 31 para realizar atividades no campo:

PROTEÇÃO DA CABEÇA, FACE E OLHOS

Os capacetes protegem o operador contra impactos decorrentes de quedas ou projeção de objetos, enquanto os chapéus protegem o trabalhador rural contra insolação, chuvas e salpicos. Alguns deles já acompanham protetores faciais para proteger o usuário contra lesões ocasionadas por partículas, respingos, vapores de produtos químicos e radiações luminosas intensas.

EPI's para proteger a cabeça, olhos e face.
Equipamentos de Segurança para proteção da cabeça, olhos e face.

Os óculos são excelentes dispositivos para proteger os olhos dos trabalhadores. Eles impedem lesões provenientes do impacto de partículas ou de objetos pontiagudos ou cortantes, de respingos e outras lesões como a ação da poeira, de líquidos agressivos e contra radiações não ionizantes.

Confira os melhores equipamentos » http://www.amegaloja.com.br/epis

PROTEÇÃO AUDITIVA E RESPIRATÓRIA

Os protetores auriculares e os abafadores de ruídos são ótimos para proteger a audição do trabalhador em atividades com níveis de ruídos prejudiciais à sua saúde.

EPI's para proteção auditiva e respiratória.
Equipamentos utilizados para proteger a audição e respiração do trabalhador.

Para a proteção das vias respiratórias, as máscaras são fundamentais, sejam elas descartáveis ou com filtro:

As máscaras com filtros mecânicos são utilizadas em atividades com exposição a poeira orgânica, enquanto as com filtros químicos são utilizadas exclusivamente para trabalhos com produtos químicos. Além das duas opções, também existem as máscaras com filtros combinados, químicos e mecânicos para atividades em que ocorra a emanação de gases e poeiras tóxicas. 

Encontre todos os EPI’s em » http://www.amegaloja.com.br/epis

PROTEÇÃO DAS MÃOS E PELE

Para proteger as mãos e os braços contra lesões ou doenças provocadas por materiais, objetos escoriantes, abrasivos, cortantes ou vegetais, contra produtos químicos, tóxicos, irritantes, cortantes ou alergênicos, operações com equipamentos elétricos, tratos com animais, picadas de animais peçonhentos e materiais ou objetos aquecidos, o uso das luvas e mangas de proteção são essenciais. 

Equipamentos utilizados para proteção dos braços e das mãos: luvas e mangas de proteção.
EPI’s para a proteção das mãos e braços.

Os melhores equipamentos para proteção das mãos e pele está aqui » http://www.amegaloja.com.br/epis/protecao-das-maos-e-pele

PROTEÇÃO DOS MEMBROS INFERIORES

Os equipamento ideais para proteger os membros inferiores são as botas e perneiras.

As perneiras são equipamentos muito utilizados para atividades em que exista perigo de lesões provocadas por materiais ou objetos perfurantes, cortantes ou escoriantes. Já as botas são divididas em materiais diversificados para atender todas as atividades trabalhistas, por isso:

EPI's: botas e perneiras.
Diferentes tipos de botas para melhor proteção dos membros inferiores.

*Para trabalhos com produtos químicos, é preciso utilizar calçados impermeáveis e resistentes. 

Acesse » http://www.amegaloja.com.br/epis/vestimenta-de-seguranca

PROTEÇÃO DO CORPO INTEIRO

Para trabalhos em que possuam perigo de lesões provocadas por agentes de origem térmica, biológica, mecânica, meteorológica e química, é necessário utilizar:

EPI's: aventais, jaquetas, capas e outros equipamentos para proteção corporal.
Equipamentos que garantem a proteção corporal durante as atividades.

Escolha o equipamento ideal para o seu tipo de trabalho » http://www.amegaloja.com.br/epis/vestimenta-de-seguranca

Agora que você já conheceu todos os equipamentos e suas respectivas funções, que tal visitar o nosso site para conferir todos os modelos, materiais e marcas? Acesse http://www.amegaloja.com.br/epis e escolha as melhores opções para suas atividades! 😁

Deixe uma resposta