A Esmerilhadeira é uma ferramenta elétrica potente, dinâmica e cheia de vantagens especiais para auxiliar durante as atividades do dia a dia, principalmente nas indústrias, nas oficinas, marcenarias, metalúrgicas, serralherias e em outros segmentos que trabalham com cortes de materiais. Mas não é só sair por aí comprando qualquer tipo de máquina! Antes de mais nada, você precisa entender um pouco mais sobre os tamanhos das esmerilhadeiras: 4.½”, 5”, 7” e 9”. Para te ajudar nessa missão, trouxemos informações valiosas. Continue lendo o conteúdo para acompanhar mais detalhes:
Conheça o tamanho das esmerilhadeiras:
Considerada uma das ferramentas mais versáteis do mercado, a esmerilhadeira carrega várias funcionalidades além dos cortes. É um modelo que também pode auxiliar no desbaste de materiais, polimentos, afiamentos e até lixamentos, quando necessário.
Para desempenhar atividades adequadas e promover resultados expressivos, o tamanho do disco ou da esmerilhadeira faz toda a diferença. Mas, afinal de contas, qual é a diferença entre eles? Descubra a seguir:
Esmerilhadeira de 4/1.2”
A esmerilhadeira de 4/1.2” é a menor da categoria e uma das favoritas, já que consegue trabalhar com qualidade, força e precisão. É uma dimensão indicada para corte de superfícies mais rasas, pois nas atividades que demandam cortes contínuos e largos, o corte acontece de modo mais lento, podendo causar fadiga no operador que ficará neste processo durante um longo período.
Além disso, as esmerilhadeiras de 4/1.2 geralmente possuem de 700 a 900W, sendo perfeitas para realizar pequenos serviços, auxiliar no acabamento, no corte de chapas e muito mais.
Esmerilhadeira de 5″ e 7″
Um pouco maiores, as esmerilhadeiras de 5″ e as esmerilhadeiras de 7″ são ótimas para quem deseja obter máquinas de nível intermediário para executar as suas atividades. Carregam potência ainda mais avançada, produzem cortes em diferentes tipos de materiais e oferecem precisão durante as operações.
Assim como a esmerilhadeira de 4/1.2″, esses dois modelos da máquina não são recomendados para trabalhos que exigem produção de alta intensidade. São dimensões que atendem, por exemplo, as necessidades dos profissionais que atuam nas serralherias, em oficinas, marcenarias e outros segmentos.
Esmerilhadeira de 9″
A maior da categoria é a esmerilhadeira de 9″. Essa sim é recomendada para atividades mais pesadas e para cortes de materiais mais resistentes, devido a sua grande potência. São os modelos ideias para trabalhar em obras, construção civil, em grandes oficinas, entre outros, atuando em superfícies largas e com grandes profundidades.
Quais outros fatores eu devo observar antes de escolher uma esmerilhadeira? Veja a seguir:
Como escolher uma Esmerilhadeira?
Além do tamanho do disco da máquina, também há outros aspectos que precisamos prestar atenção.
Velocidade de giro sem carga: quanto menor for o giro sem carga, menor será o barulho produzido durante a utilização dos discos. Esse aspecto também influencia no nível de desgaste do acessório e depende bastante da superfície em que será trabalhada, por isso é tão importante prestar atenção neste quesito.
Potência: assim como qualquer outra ferramenta elétrica, a potência é um fator que faz toda a diferença na execução das atividades. Pense nas suas prioridades e necessidades durante as operações, para encontrar a máquina adequada.
Marca: a marca da sua esmerilhadeira também faz toda a diferença. Invista em fabricantes renomadas no mercado, que oferecem design despojado e outras características adequadas.
E aí, gostou desse artigo? Já sabe qual é o tamanho ideal para as suas atividades? Deixe aqui nos comentários! Aproveite também para dar sugestões de temas e muito mais. Aqui no blog Apaixonados por Ferramentas você lê ótimos conteúdos sobre dicas, recomendações, review’s de ferramentas, curiosidades e vários outros temas para te deixar por dentro do universo das máquinas. Te vejo no próximo texto!