Quais são as ferramentas de um eletricista? Descubra aqui!

O eletricista é aquele que fica responsável pela manutenção e reparação de instalações elétricas, seja residencial ou industrial. Diante de tamanha responsabilidade, é de extrema importância que um profissional do ramo trabalhe com as ferramentas apropriadas para suas atividades, garantindo máxima segurança e promovendo atividades com bons resultados. 

Além disso, o profissional também deve realizar instalações, vistorias e várias outras ações em aparelhos elétricos, em redes de distribuição de energia e muito mais!

Ferramentas para os eletricistas
As melhores ferramentas para eletricistas!

Nesse conteúdo, você conhecerá algumas das ferramentas que são indispensáveis para os eletricistas. Acompanhe a seguir!

Cinco ferramentas indispensáveis para os eletricistas:

Listamos 5 importantes ferramentas para auxiliar os eletricistas durante as suas atividades. Conheça quais são elas:

Alicate eletricista descascador de fios

Um bom eletricista deve sempre manter um alicate descascador de fios em sua caixa de ferramentas! A peça oferece versatilidade, praticidade e eficiência.

Alguns modelos de alicates oferecem limitador de corte e regulação automática, além de permitir cortes de fios e arames também, como o Alicate Eletricista Descascador Auto Ajustável da Irwin, por exemplo. Clique aqui para visualizá-lo.

A ferramenta também possui uma ótima variedade de dimensões para cortar e descascar o isolamento dos fios elétricos. Além disso, a peça oferece melhor pegada, oferecendo o conforto e a segurança necessária para executar as atividades com sucesso. 

Jogo de chaves

As chaves manuais são grandes aliadas dos eletricistas! Ter kit ou jogos de chaves faz toda a diferença para desempenhar as atividades da maneira certa e com as ferramentas adequadas.

Chave de fenda, chave phillips, chave-inglesa e outras opções, podem auxiliar os profissionais durante o trabalho. Tratam-se de peças resistentes e bastante funcionais para a montagem e desmontagem de itens, desparafusamento, aperto, ajuste, etc.

Clique aqui e descubra quais são as 8 melhores marcas de ferramentas manuais!

Alicate universal eletricista

Os alicates universais são peças indispensáveis em todos os segmentos e no setor elétrico, não é diferente. Entretanto, existem alicates universais eletricistas, dos quais acompanham múltiplas funcionalidades.

Essa ferramenta possui características para facilitar o corte de uma ampla gama de cabos, arestas de corte com ajuste preciso, dispositivo para prensar terminais de bitolas e muito mais.

Além disso, o alicate universal eletricista também auxilia no corte de fios e malhas de cobre sem deixar rebarbas, enquanto seu bico com ranhuras cruzadas promove melhor agarre dos fios e capas isolantes.

Outra vantagem é o seu cabo antideslizante com abas protetoras e melhor pegada, garantindo mais conforto e segurança durante as aplicações.

Um bom eletricista investe em ferramentas de qualidade!
Um bom eletricista investe em ferramentas de qualidade!

Alicate Amperímetro Digital

Outra ferramenta que pode ser bastante útil para os eletricistas, é o Alicate Amperímetro Digital. Trata-se de uma peça voltada especialmente para identificar defeitos em aparelhos eletrônicos.

Embora seja bastante utilizado por técnicos em eletrônica e eletrotécnica, os eletricistas podem usufruir de muitas das funcionalidades oferecidas por essa ferramenta. 

O Alicate Amperímetro Digital é capaz de medir corrente alternada, além de oferecer funções de voltímetro, teste de continuidade, medições de correntes, tensão e resistência.

Fita isolante

A fita isolante definitivamente não pode faltar na caixa de ferramentas de um eletricista! Ela serve como uma excelente alternativa em caso de pequenos reparos, emendas em fios elétricos, manutenções provisórias e reforço em cabos.

É uma ferramenta que reduz a vulnerabilidade, retarda chamas, oferece ótima isolação elétrica e ainda garante boa flexibilidade e conformabilidade. 

Quer ler mais dicas como essa? Clique aqui e navegue pela nossa categoria. Lá você encontra ótimos conteúdos para quem é apaixonado por ferramentas!

Agora você já conheceu as principais ferramentas para os eletricistas. Mas, antes de investir nos instrumentos, leia a dica que separamos para você a seguir:

Dica especial

Antes de adquirir sua caixa de ferramentas com todas as peças necessárias, lembre-se de consultar o material e as especificações técnicas de cada uma delas!

Essa verificação é importante, pois ao trabalhar com eletricidade, uma ferramenta de material desqualificado poderá desencadear choques e outros fatores de alto risco. Priorize a sua vida e sua saúde em primeiro lugar e fique atento as principais características e aplicações oferecidas pelo instrumentos. 

Dito isso, agora é só iniciar suas compras e investir nas ferramentas corretas! Identifique quais são os melhores itens para te ajudar a desempenhar atividades com excelência. Não esqueça de adquirir uma caixa de ferramentas adequada as suas peças para prolongar o tempo de vida útil de cada uma delas.

Além disso, certifique-se de que está utilizando os EPI’s corretos para exercer o trabalho com máxima segurança!

Gostou desse conteúdo? Conhece outras ferramentas que não podem faltar nas atividades de um eletricista? Deixe aqui nos nossos comentários para podermos adicioná-las ao material! Aproveite também para ler todos os conteúdos recomendados para os apaixonados por ferramentas. Até o próximo texto!

Beatriz Approbato

Oi! Meu nome é Beatriz Approbato, sou jornalista e redatora, apaixonada por comunicação, por marketing e por fotografia. Adoro escrever sobre ferramentas e me sinto cada vez mais empoderada ao utilizá-las no dia a dia. Também comando as Redes Sociais da A Mega Loja! :)

Deixe uma resposta