Por que utilizar proteção auditiva no trabalho?

Os profissionais que trabalham em ambientes muito barulhentos, como na Construção Civil, auxiliando em obras ou nas indústrias, manuseando máquinas potentes, por exemplo, não podem abrir mão dos equipamentos de proteção individual, os EPI ‘s. São utensílios que foram criados com uma única finalidade: proteger a audição dos operadores. Hoje, trouxemos alguns dos motivos pelos quais você deve utilizar proteção auditiva no trabalho. Leia agora:

Por que utilizar proteção auditiva no trabalho?
Por que utilizar proteção auditiva no trabalho?

Como dissemos no parágrafo anterior, a função dos equipamentos é proteger a audição contra ruídos severos, ou seja, quando o trabalhador é submetido a um nível de ruído muito elevado.

O barulho em excesso, pode desencadear uma série de problemas de saúde. O trabalhador que se recusar a usar os EPI ‘s, por exemplo, pode, futuramente, desencadear uma deficiência auditiva grave, podendo até mesmo perder completamente a audição. 

3 marcas de EPI’s que vão te ajudar a se proteger durante o dia a dia!

Veja os motivos a seguir:

#1 Previne contra eventuais problemas de saúde

Usando os equipamentos adequados, as chances do profissional ter qualquer problema auditivo é reduzida. Isso acontece, pois os EPI ‘s foram fabricados com base nos fatores que podem prejudicar os trabalhadores. 

Por esse motivo, são utensílios que conseguem minimizar ou isolar o barulho, enquanto os usuários estiverem efetuando suas atividades. O intuito é “abafar” o som, porque o sistema auditivo sofre danos de acordo com o nível de pressão sonora. 

Vale saber também, que além de causar deficiência auditiva e causar danos irreversíveis, os ruídos intensos podem provocar dificuldades de concentração e memorização, estresse, insônia e muito mais.  

#2 Permite executar atividades de modo confortável

Só quem já trabalhou em um ambiente onde há muito barulho, sabe como é difícil conseguir realizar suas atividades corretamente. O som tende a deixar os profissionais quase “desnorteados”, causando dificuldade na hora de se concentrar, principalmente em operações que exigem precisão e qualidade.

A boa notícia é que nesse quesito, os equipamentos de proteção também podem ser úteis. Ao minimizar o nível de ruído, o índice de trabalho tende a melhorar consideravelmente, promovendo o conforto necessário.

Conheça os EPI’s que vão te proteger em qualquer trabalho!

#3 Possui modelos diversificados 

Além de serem utilizados para proteger e preservar a audição dos trabalhadores durante as atividades do dia a dia, os equipamentos também estão disponíveis em diversos modelos, tamanhos e para diferentes aplicações.

Dessa maneira, é possível encontrar a melhor alternativa para trabalhar, sem precisar usar um produto que causa incômodo ou não cumpre com as suas funções. 

Existem os protetores auriculares e abafadores de ruídos, de diferentes tamanhos, modelos e estilos.

O protetor auricular, por exemplo, é indicado para locais onde o índice de ruído seja maior que 70 decibéis.

Também é recomendado para proteger os usuários contra chuvas, ventos intensos e outras situações. Eles podem ser confeccionados com silicone ou espuma. Basta identificar qual dos dois modelos tende a ser mais eficiente para atender suas exigências.

Os abafadores de ruídos, por sua vez, são recomendados para reduzir o índice de doenças ocupacionais ao longo dos anos. Tende a ser um produto leve e extremamente confortável, revestindo totalmente as orelhas e, como o seu nome já nos adianta, abafando o barulho.

São itens que podem ser usados em diferentes setores do mercado, como em aeroportos, em siderúrgicas, metalúrgicas e muitos outros, devido a sua resistência e eficiência. Estão disponíveis em formato de “concha” ou fone de ouvido mesmo.

Como você pôde ver nas informações que trouxemos acima, é extremamente importante usar os equipamentos para proteção auditiva no trabalho. É uma estratégia fundamental para preservar a saúde!

E aí, gostou desse artigo? Acha que essas dicas foram úteis para você? Aqui no blog Apaixonados por Ferramentas você encontra muitas recomendações, curiosidades, treinamentos, reviews e muito mais. Navegue por aqui e leia materiais exclusivos! Até o próximo post. 

Beatriz Approbato

Meu nome é Beatriz Approbato, sou jornalista, redatora e apaixonada por comunicação. Escrevo sobre ferramentas desde 2017 e me sinto cada vez mais empoderada ao utilizá-las no dia a dia. Espero que você aproveite os conteúdos do blog! :)

Deixe um comentário