Não faça parte do número de acidentados no trabalho!

Todos os anos, no Brasil, são registrados números alarmantes de casos de acidentes de trabalho por falta de equipamentos de segurança. Tamanho descuido poderia ser evitado!

E, para que isso aconteça, o primeiro passo é colocar a sua saúde e segurança em primeiro lugar. Leia o texto abaixo e preserve a sua vida!

Não é exagero quando falamos de segurança no trabalho. Diariamente milhões de trabalhadores fazem uso dos Equipamentos de Proteção Individual – EPI para garantir a proteção necessária na realização de suas atividades e ainda, com o intuito de manter o padrão de qualidade destes equipamentos. Por isso, o seu uso é totalmente indispensável.

Totalmente seguros, os equipamentos de fabricação nacional ou importados, só poderão estar disponíveis no mercado ou serem utilizados, com a indicação do Certificado de Aprovação – CA, órgão nacional responsável pela segurança e saúde no trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego e com o prazo de validade definido. 

Empregador

Segundo a Norma Regulamentadora – NR 6, sempre que um local de trabalho apresentar riscos de acidentes ou doenças, é de total responsabilidade da empresa fornecer gratuitamente os equipamentos de segurança adequados e em perfeito estado de conservação e funcionamento para seus trabalhadores.

Cabe ao empregador: adquirir os equipamentos específicos e adequados para determinadas atividades, exigir o seu uso, orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, substituir imediatamente o equipamento quando estiver danificado ou extraviado e responsabilizar-se pela manutenção periódica.

Além do empregador, os trabalhadores também possuem grande responsabilidade. Afinal, os empregadores apenas oferecem e auxiliam no uso dos equipamentos para que seus trabalhadores realizem seus trabalhos com conforto, segurança e tranquilidade. A partir daí, o trabalhador é responsável pela sua própria segurança. 

Trabalhador

É de total responsabilidade dos trabalhadores a utilização dos equipamentos apenas para as finalidades em que são destinados, responsabilizar-se pela conservação do instrumento, comunicar o empregador sobre qualquer alteração que torne-o impróprio para o uso, além de cumprir as determinações do empregador sobre o uso adequado de cada equipamento.

Não se arrisque, outras pessoas dependem de você! Exija equipamentos de segurança de qualidade. 

Clique aqui e conheça todos os equipamentos de segurança disponíveis em nosso site.

Deixe uma resposta