Os chumbadores criados e aperfeiçoados pela Âncora, são elementos de ancoragem responsáveis pela realização da fixação de componentes em diversos tipos de materiais base.
Podemos dividi-los em 2 grupos: os chumbadores mecânicos, aqueles que atuam por ação mecânica e os chumbadores químicos, aqueles cuja resistência aos esforços decorre da ação da mistura de dois ou mais componentes.
Para determinada necessidade do uso dos chumbadores, existe um produto ou sistema específico para gerar uma ligação. É preciso conhecer o método de funcionamento dos fixadores e a maneira em que atuam em diversificados materiais base para que você possa executar suas atividades com sucesso.
Conheça os principais métodos de fixação:
Fixação por expansão
Esse tipo de fixação, é determinada pela expansão radial do fixador, imposta por um encunhamento que comprime as paredes do furo, gerando uma força de atrito e consequentemente, a fixação. Ela também é conhecida como a fixação por atrito.
Fixação por adesão
A fixação por adesão acontece pela aderência da barra roscada ou vergalhão no furo do material base, através da utilização de compostos químicos. Esse tipo de processo é recomendado para substratos maciços densos, mas também pode ser utilizado em bases mais leves e ocas, com o uso de camisa de injeção.
Fixação por acomodação
A fixação por acomodação se baseia na criação de uma base de suporte, ou seja, o fixador é acomodado na parte vazada ou oca por trás da superfície do material base, criando assim um suporte. Esse tipo de fixação pode ocorrer tanto com o uso de um chumbador mecânico, quanto de um chumbador químico.
Fixação por interferência
O sistema de fixação por interferência é caracterizado pela criação de um parafuso auto-atarraxante no material base. Seu segmento de rosca, em contato com a parede do furo, deforma o material base, criando um engate mecânico que distribui a carga por toda a extensão da rosca em uma zona contínua de interferência.
Fixação por reação
A fixação por reação se caracteriza quando, ao introduzir o fixador por meio de uma ação de impacto, o mesmo é mobilizado, deslocando o material maciço ao seu redor. Quando a penetração cessa, imediatamente o material maciço tende a voltar ao estado inicial comprimindo o fixador.