EPI: descubra qual máscara facial é a ideal para o seu trabalho!

Um equipamento de proteção individual (EPI) pode ser definido como um dispositivo ou produto, utilizado pelo usuário, de modo a protegê-lo dos riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no seu ambiente de trabalho. Oferece praticidade, proteção e integridade ao indivíduo. Capacetes, vestimentas de segurança, calçados, óculos e máscaras faciais, por exemplo, são alguns dos itens que compõem a lista de equipamentos disponibilizados no mercado.

Apesar da importância desses itens, hoje vamos falar um pouco sobre a proteção respiratória e da importância de usar a máscara facial nas atividades profissionais. Para saber mais informações, continue acompanhando o artigo.

Qual máscara facial é a ideal para o seu trabalho?
Qual máscara facial é a ideal para o seu trabalho?

O que é uma máscara facial?

A máscara facial é um equipamento de proteção individual que protege as vias respiratórias contra elementos que possam prejudicar a sua saúde, tais como fumos metálicos, partículas, poeiras, vapores orgânicos, substâncias químicas de forte odor e muito mais. 

Está disponível no mercado em diversos modelos e aplicações, mas sempre carregando a mesma missão: impedir com que o usuário inale componentes que façam mal para a saúde humana. 

Descubra qual máscara facial é a ideal para o seu trabalho

Agora que você já sabe como a máscara facial pode te proteger durante as suas atividades, vamos descobrir qual é o modelo recomendado para o seu tipo de aplicação? 

• Máscaras faciais para usar em ambientes com fumos metálicos

Se no seu local de trabalho você pode estar sujeito a inalar fumos metálicos, a melhor opção é recorrer às máscaras descartáveis PFF2 com válvula ou sem válvula. Além do fumo metálico, esse modelo de máscara facial também é um equipamento eficiente para a proteção das vias respiratórias contra poeiras e névoas.

A PFF2 pode ser usada na serralheria, funilaria, usinagem, carpintaria, marmoraria, reformas em geral, canteiro de obras, logística, agricultura e tantos outros segmentos do mercado. 

• Máscaras faciais para usar em ambientes com partículas e poeiras

Para as atividades que possuam alto índice de liberação de partículas e poeiras, o recomendado é investir em máscaras de proteção de TNT e nas máscaras descartáveis PFF1 e PFF2, com ou sem válvula.

São modelos próprios para proteger as vias respiratórias contra poeiras e névoas, como cimento, minério de ferro, carvão mineral, poeiras vegetais (trigo, arroz, milho), fibras têxteis, poeiras de lixamentos e várias outras.

• Máscaras faciais para usar em ambientes com vapores orgânicos

Caso você trabalhe em contato com vapores orgânicos, o indicado é adquirir máscaras que possuam válvulas de exalação ou máscaras descartáveis de carvão ativado PFF2.

Os modelos que acompanham filtros de classe com carvão oferecem ótima proteção contra névoas de pesticidas com baixa pressão de vapor e odores de vapores orgânicos em baixa concentração.

Listamos essas três categorias de máscaras faciais para te ajudar a encontrar o modelo ideal para as suas atividades. Lembre-se de pesquisar todos os detalhes e consultar as especificações técnicas antes de adquirir o produto! Clicando aqui você consegue visualizar todas os equipamentos citados acima. Aproveite para dar uma olhada.

Cuidados especiais que você precisa ter com a sua máscara facial:

• Use a máscara de acordo com as suas recomendações;

• Caso a sua máscara facial seja danificada, descarte o equipamento;

• O respirador deve encaixar perfeitamente na face do trabalhador;

• Lembre-se de que a máscara é de uso pessoal e intransferível;

• O equipamento deve ser armazenado da maneira correta para aumentar o seu índice de conservação.

Escolha a máscara facial adequada ao seu ambiente de trabalho!
Escolha a máscara facial adequada ao seu ambiente de trabalho!

Gostou desse artigo? Aqui no blog Apaixonados por Ferramentas você encontra ótimos conteúdos! Navegue pelas categorias disponíveis e encontre os assuntos que mais gostaria de obter informações. Se preferir, você também pode deixar o seu comentário aqui em baixo e dar sugestões de temas que gostaria de ver por aqui. Adoraríamos saber as suas opiniões e ideias!

Esperamos que esse conteúdo tenha te ajudado a entender um pouco mais sobre a importância da máscara facial no ambiente de trabalho. Até o próximo texto!

Beatriz Approbato

Meu nome é Beatriz Approbato, sou jornalista, redatora e apaixonada por comunicação. Escrevo sobre ferramentas desde 2017 e me sinto cada vez mais empoderada ao utilizá-las no dia a dia. Espero que você aproveite os conteúdos do blog! :)

Deixe uma resposta