Conheça as ferramentas necessárias para montar uma oficina mecânica!

Está pensando em montar uma oficina mecânica e não sabe por onde começar? Se acalme! Hoje trouxemos algumas das ferramentas que não podem faltar nesse setor para você já começar a investir em peças que não vão te deixar “na mão”.

As ferramentas que citaremos aqui são indispensáveis e definitivamente, te ajudarão nas atividades mecânicas. Entretanto, não são apenas essas que você deverá adquirir, são apenas as peças para dar um “start” na sua oficina mecânica, ok?

Aproveite também para ler nossos conteúdos voltados para o segmento automotivo. Você encontra dicas, recomendações e muito mais! Clique aqui.

Conheça as ferramentas que não podem faltar em uma oficina mecânica.
Conheça as ferramentas que não podem faltar em uma oficina mecânica.

Continue lendo o conteúdo para conhecer as ferramentas necessárias para montar uma oficina mecânica:

Chaves manuais

As chaves são peças que não podem faltar na oficina mecânica! São peças resistentes, práticas e que oferecem múltiplas funcionalidades, podendo ser ótimas na troca de pneu, montagem e desmontagem de peças, entre outras atividades.

O ideal é montar um kit de chaves com vários modelos, como chave allen, chave biela, chave catraca, chave canhão, chave combinada, chave estrela, chave de fenda, chave grifo, inglesa, phillips, fixa, etc.

Alicates

Os alicates também são peças importantíssimas na oficina mecânica, através delas é possível cortar materiais, apertar outros, remover parafusos e exercer outras atividades. 

Também é recomendável adquirir múltiplos modelos, cada qual com a sua aplicação, para garantir que você possa ter as ferramentas corretas para a execução de seu trabalho mecânico.

Invista nos alicates de pressão, alicate universal, alicate de corte, alicate de anéis, alicate amperímetro e outros modelos que você pode conhecer clicando aqui.

Macaco Hidráulico

É impossível falarmos de mecânica e não citarmos os macacos hidráulicos. São peças de extrema necessidade, indicadas para elevação de veículos. 

O macaco hidráulico de garrafa, por exemplo, pode ser utilizado, armazenado e transportado de maneira prática e facilitada. 

Além disso, costuma possuir uma válvula de segurança para evitar elevações superiores à sua capacidade e fuso de elevação, facilitando o ajuste no momento de aplicação.

Já o macaco hidráulico jacaré, por sua vez, é um instrumento de alta resistência, acompanhando rodas de ferro que permitem melhor movimentação durante sua utilização. 

Diferentemente dos modelos de garrafa, não podem ser transportados para qualquer lugar, pois são pesados e grandes. Esse modelo é o mais utilizado na oficina mecânica.

Ambos os modelos são resistentes a determinada e funcionais. Você só precisa pensar na quantidade de tonelada que deseja que a ferramenta possa trabalhar: de 2 a 35 toneladas, por exemplo. 

Moto Esmeril

O equipamento Moto Esmeril também faz toda a diferença na oficina mecânica. É uma ferramenta bastante utilizada no corte, desbaste, afiação e outras funcionalidades nos mais diversificados materiais. 

Trata-se de uma peça altamente resistente, recomendado para atividades como amolação de facas, tesouras e ferramentas afiadas, remoção de rebarbas de superfícies, arredondamento de cantos, acabamentos, etc.

Caixa de ferramentas

De nada adianta investir em várias ferramentas, se você não armazená-las em um local apropriado. Por esse motivo, lembre-se de adquirir caixas de ferramentas para manter suas peças protegidas de umidade, atritos e outros aspectos que possam prejudicá-las.

Ter uma ou mais caixas de ferramentas é fundamental para os usuários que prezam pelos seus investimentos e desejam prolongar ainda mais a vida útil de seus itens.

Monte sua caixa de ferramentas para facilitar as atividades na oficina mecânica!
Monte sua caixa de ferramentas para facilitar as atividades na oficina mecânica!

Existem vários modelos disponíveis no mercado, em formato de maleta, bolsa, com gavetas, mochila, acompanhando rodas para melhor movimentação e muito mais. Encontre o modelo mais adequado as suas necessidades e aproveite!

Equipamentos de proteção individual (EPIs)

Por último, mas não menos importante, os equipamentos de proteção individual. Os EPIs são as ferramentas que mais deveriam ser utilizadas na oficina mecânica. 

Através deles, você, seus funcionários e colegas de trabalho, ficarão seguros para exercer qualquer tipo de aplicação.

Invista em capacetes, óculos de proteção, luvas, vestimentas de segurança e muitos outros itens. Lembre-se de colocar a sua saúde como prioridade para encontrar as melhores soluções!

Agora você já tem o que é preciso para montar sua oficina mecânica! Invista nas melhores ferramentas indicadas ao segmento e promova resultados incríveis. Seus clientes agradecerão a qualidade! Aproveite para navegar pelo nosso blog para ler outros conteúdos como esse. Até a próxima!

Beatriz Approbato

Oi! Meu nome é Beatriz Approbato, sou jornalista e redatora, apaixonada por comunicação, por marketing e por fotografia. Adoro escrever sobre ferramentas e me sinto cada vez mais empoderada ao utilizá-las no dia a dia. Também comando as Redes Sociais da A Mega Loja! :)

Deixe uma resposta