Como evitar o cheiro forte de cloro e a irritação nos olhos?

Em algumas piscinas, o cheiro forte de cloro é evidente, fora a sensação de irritação nos olhos e na pele depois de passar algum tempo dentro dela. Geralmente, as pessoas acabam confundindo esse tipo de problema com o excesso de cloro na água, entretanto, não é bem assim não! Na verdade, é ao contrário! 

Mas antes, vamos entender um pouco mais sobre como esse problema acontece?

Irritação nos olhos na piscina.
Irritação nos olhos durante o uso da piscina.

Confira abaixo:

QUAIS SÃO AS CAUSAS DESSES PROBLEMAS?

Existem 3 causas principais para provocar o cheiro intenso do cloro e da irritação na pele, são elas: pH inadequado, cloração insuficiente e/ou presença de cloraminas.

OK, MAS O QUE SÃO ESSAS CLORAMINAS?

As cloraminas ou “cloro combinado”, são aqueles compostos formados pela reação do cloro da água com o nitrogênio amoniacal (contaminantes orgânicos) derivados dos resíduos de protetores solares, suor, urina, bronzeadores, etc.

Elas são irritantes aos olhos e acabam sendo confundidas com o excesso de cloro na água. Entretanto, a formação desse composto só ocorre quando existe a FALTA de residual cloro livre na água. Além disso, não possuem poder desinfetante nas águas, ou seja, também são as causadoras do intenso cheiro de cloro que sentimos ao entrar na piscina.

COMO EU POSSO SOLUCIONAR E EVITAR?

Soluções para evitar esse tipo de obstáculo:

1 – Medir e ajustar alcalinidade total para a faixa ideal entre 80 e 120 ppm e pH entre 7,4 e 7,6.

O pH indica de maneira simples e objetiva se a água está ácida (pH inferior a 7), neutra (pH igual a 7) ou básica (pH superior a 7). O mesmo deve ser mantido sempre dentro da faixa ideal para garantir total eficácia à desinfecção do cloro, conforto dos banhistas e proteção dos equipamentos.

2 – Outra solução é filtrar a água pelo tempo necessário para que todo o volume passe pelo filtro.

Somente a presença de cloro na água pode garantir uma água saudável, ou seja, aquela que é mantida devidamente desinfetada, livre de germes (causadores ou não de doenças) e de outros microrganismos ou contaminantes que possam prejudicar o seu aspecto, cor, odor ou comprometer a desinfecção e causar desconforto a quem fizer o uso da piscina.

QUAIS PRODUTOS UTILIZAR?

Genco, marca especializada em soluções para piscinas, aponta diversas opções para resolver esses problemas:

Produtos Genco para manter qualquer piscina em perfeito estado.
Produtos Genco para manter a sua piscina em perfeito estado.

Para encontrar esses e outros produtos da marca, acesse: http://www.amegaloja.com.br/marcas/genco e confira! 

Deixe uma resposta