Como escolher a barra anti-pânico correta para a minha porta?

As barras anti-pânico são dispositivos altamente resistentes, desenvolvidos com qualidade e design diferenciado. Além disso, são peças extremamente práticas e eficientes, já que precisam cumprir um papel muito importante: a liberação rápida, segura e imediata de pessoas.

Barra anti-pânico em porta de madeira.
Barra anti-pânico.

Elas foram projetadas para serem utilizadas em rotas de fuga e saídas de emergência. O dispositivo funciona através do acionamento por pressão em uma barra horizontal e é utilizada em casos de emergência para a evasão rápida de pessoas, como em casos de incêndios, por exemplo.

A abertura das portas acontecem de maneira eficiente, já que, em vez de girar alavancas ou maçanetas, basta a pessoa jogar o seu peso nesse mecanismo, para que ele possa abrir imediatamente.

Em quais lugares devem ser instalados as barras?

Se você parar para observar os lugares que frequenta, encontrará muitas delas! Elas são instaladas, geralmente, em lugares frequentados por um intenso fluxo de pessoas, como cinemas, teatros, restaurantes e shoppings. Entretanto, as barras podem ser utilizadas em qualquer lugar.

A obrigatoriedade das instalações das barras, variam de acordo com as determinações estabelecidas pelos órgãos fiscalizadores de cada região do país.

Saída de emergência e barra anti-pânico.
Saída de emergência com barra anti-pânico.

Em São Paulo, por exemplo, o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP) aplica a Instrução Técnica de nº 11. Ela solicita que as saídas de emergência, que exigem a instalação de barras anti-pânico são: portas das saídas de emergência das salas; rotas de fuga; portas de comunicação com os acessos às escadas e descargas; e locais de reunião de público com capacidade de lotação acima de cem pessoas.

*As informações foram retiradas da norma técnica que estabelece as condições para fabricação, segurança e funcionamento desse dispositivo, a ABNT NBR 11785 – Barra Anti-pânico.

Como escolher as barras certas para cada porta?

Se o seu objetivo é instalar as barras anti-pânico em alguma porta, é de extrema importância, considerar alguns fatores antes de efetuar a compra:

O primeiro deles é estar atento ao material da porta.

No mercado, existem barras desenvolvidas especialmente para a aplicação em:

– Portas de Vidro;
– Portas Corta-fogo;
– Portas de Madeira, Ferro e Alumínio.

Portas com barras anti-pânico em diversos tipos de materiais.
Portas de diferentes tipos de materiais para a instalação das barras.

Não existem peças que sejam universais, ou seja, que se encaixem em qualquer tipo de material. Por esse motivo, inicialmente, é preciso ter em mente qual será o material da sua porta para que você desperdice dinheiro com a peça errada ou prejudique a sua porta.

O segundo fator é saber se a sua porta terá uma ou duas folhas.

As portas também carregam suas diferenciações! As portas com uma folha, utilizam peças com travamento horizontal, enquanto as portas com duas folhas, utilizam peças com travamentos horizontais e verticais.

Portas de uma e duas folhas.
Portas de uma e duas folhas.

A única exceção acontece nas portas de vidro. Nelas, são utilizados apenas travamentos verticais, independente se forem instalados nas portas com uma ou duas folhas.

O terceiro e último fator é definir se a sua porta terá ou não fechadura.

É essencial definir se a sua porta terá ou não fechadura! Se o seu objetivo é conseguir abrir a porta à qualquer momento, é preciso instalar também a fechadura. Já, se o intuito da sua porta for apenas para sair do local, a fechadura é dispensável. Mas lembre-se: sem a fechadura, você nunca conseguirá entrar por essa porta.

Agora que você já sabe como escolher as barras anti-pânico, que tal dar uma olhadinha nos melhores modelos? Acesse http://bit.ly/2VBY16K e confira!

Deixe uma resposta