Alicate: o que é, quem criou e tudo o que você precisa saber!

O alicate é uma ferramenta manual que carrega mil e uma utilidades. Dentre elas, garantir que as mãos possam proporcionar uma força muito maior durante as atividades. Por esse motivo, tornou-se uma peça indispensável nas caixas de ferramentas de qualquer profissional, hobista e mesmo para aqueles que arriscam fazer alguns consertos em casa.

A ferramenta é completa! Carrega diversos tamanhos e formatos diferentes, é bastante funcional e oferece múltiplas funções, podem ser usados em qualquer setor, dentre outras características. Neste conteúdo separamos as principais dúvidas referentes aos alicates para te ajudar a entender tudo sobre esse item. Saiba mais abaixo:

O que é Alicate?

Se procurarmos a definição de alicate em um dicionário ou no Google mesmo, encontraremos o seguinte significado “espécie de torquês composto por duas alavancas que giram em torno de um eixo”. E é exatamente isso que a ferramenta é!

Formada por duas hastes, o propósito do acessório é garantir que os usuários possam aplicar uma força muito maior do que as suas mãos podem oferecer para apertar objetos, cortar fios elétricos e arames, dentre outras atividades.

Ao ser pressionado ou apertado, a ferramenta manual desempenha suas funções com excelência em questão de segundos. Além disso, pode ser utilizado nos mais diversificados materiais, desde a indústria, mecânica e construção, até obras artísticas e artesanato. O alicate está em todos os lugares!

Quem criou o Alicate?

Estudos apontam que ele pode ter surgido há muito mais tempo do que você consegue imaginar! Foi lá em 2000 A.C. que a ferramenta ganhou forma, servindo para segurar objetos e auxiliar em atividades básicas de sobrevivência e trabalho.

Com o passar do tempo, a ferramenta foi sendo cada vez mais desenvolvida e moldada aos modelos que conhecemos hoje. 

E quem foi o responsável pela criação do alicate? Apesar de ter surgido há tanto tempo, o nome reconhecido mundialmente por ser o pioneiro e aperfeiçoador da ferramenta, é o inventor James Watt. Foi ele quem revolucionou o setor de ferramentas manuais, desenvolvendo o acessório que não sai das mãos dos profissionais.

Onde usar o Alicate?

A ferramenta manual serve para segurar peças metálicas, torcer ou cortar arames, fios e materiais diversificados, estender itens e muito mais. 

Existem alicates próprios para o corte preciso de materiais, outros para auxiliar no reparo hidráulico na regulagem de canos, outros para pressionar, para ajudar na manutenção elétrica, desencapar cabos e fios elétricos, alcançar locais delicados e de difícil acesso, etc. A lista de funções do alicate é imensa!

Uma das funções do alicate é apertar, segurar e remover parafusos
Uma das funções do alicate é apertar, segurar e remover parafusos

Falando agora de setores, é difícil encontrar um que a ferramenta não tenha utilidade. Ele está presente na indústria de grande e pequeno porte, na manicure e pedicure com os alicates de unha, na montagem de acessórios como colares, brincos e anéis, dentre outras. 

Quais são os modelos de Alicate?

Assim como a lista de funcionalidades da ferramenta é extensa, a lista de modelos também é! Existem modelos com pontas mais arredondadas, finas, quadradas e pontudas. Cada qual com a sua função específica, conheça os modelos disponíveis no mercado:

Alicates de Corte;
Alicate Universal;
Alicate Bomba D’água;
Alicate de Pressão;
Alicate de Bicos;
Alicate Crimpadores;
Alicate de Anéis;
Alicate Rebitadores;
Alicate Eletricista;
Alicate Amperímetro;
Alicate Bico de Papagaio;
Alicate Descascador de fios.

Ficou curioso para conhecer a utilidade de cada um dos modelos citados acima? Não se preocupe. Criamos um conteúdo exclusivo para te apresentar as funções deles! Clique aqui, conheça a aplicação e descubra qual modelo é a melhor opção para sua atuação.

Quando compra alicate tem que amolar?

Ao comprar seu alicate, não é necessário amolá-lo. Entretanto, com o passar do tempo e com a contínua utilização, a ferramenta manual acaba perdendo a sua precisão e começa a ficar um pouco mais desgastada. É totalmente normal! Mas, quando surge a necessidade de amolar o alicate, a situação também pode ser resolvida de forma rápida e prática.

Como amolar Alicate?

Existem várias opções e métodos de amolar alicate e você pode escolher aquele que achar mais confiável e fácil. Muitos profissionais utilizam uma lima para amolar a ferramenta.

Acontece de seguinte maneira: basta abrir o alicate e passar a lima de fora para dentro, realizando movimentos de “vai e vem” com a lâmina (garanta que ela esteja bem afiada).

Após passar a lima por toda a parte metálica do alicate, removendo rebarbas e imperfeições, limpe a peça utilizando um pano seco e verifique se houve mudança. 

Caso a prática não solucione os seus problemas, é super fácil encontrar novos métodos na internet e nas redes sociais também. Mas lembre-se de tomar cuidado para não danificar a peça!

Onde comprar Alicate?

As ferramentas são comuns e facilmente encontradas em qualquer loja de material de construção, ferramentas, supermercados e outros comércios. Além de realizar a compra presencial, os modelos também estão disponíveis na internet pelas lojas virtuais.

A nossa dica especial é consultar A Mega Loja. Nossa parceira é líder no segmento de ferramentas elétricas e manuais, sem contar que o seu catálogo de produtos é extenso e diversificado, oferecendo peças para todos os segmentos do mercado.

Lá você encontra ótimas condições de valores, promoções especiais e muitas outras qualidades. Comprando seu alicate na A Mega Loja, você recebe o produto no conforto da sua casa e ainda consegue solicitar a ajuda de um colaborador para tirar dúvidas e verificar se acertou na escolha do item.

Para conferir quais modelos estão disponíveis na loja, clique aqui. Lá você consegue visualizar todas as informações, valores, formas de pagamento, calcular o frete para sua residência e muito mais. Aproveite todas as vantagens!

E aí, gostou do conteúdo? Esperamos ter te ajudado a entender um pouco mais sobre essa ferramenta tão querida e amada por todos. Caso tenha ficado com alguma dúvida referente ao assunto, deixe o seu comentário abaixo que responderemos com prazer! Aproveite para navegar pelo nosso blog e conferir outros assuntos.

Beatriz Approbato

Oi! Meu nome é Beatriz Approbato, sou jornalista e redatora, apaixonada por comunicação, por marketing e por fotografia. Adoro escrever sobre ferramentas e me sinto cada vez mais empoderada ao utilizá-las no dia a dia. Também comando as Redes Sociais da A Mega Loja! :)

Deixe uma resposta