O que é Marchetaria? Conheça as características desse setor!

A Marchetaria surgiu há mais de 3 mil anos, quando os povos egípcios utilizavam múltiplos materiais para a produção de peças únicas. De lá para cá, a técnica ficou cada vez mais aprimorada e por esse motivo, ainda está muito presente nos dias atuais. Entretanto, muitas pessoas ainda desconhecem os conceitos e características desse setor.

O método conquista cada vez mais a área de arquitetura e decoração, destacando-se nos projetos de interiores, principalmente para os bons apreciadores de móveis, peças e objetos vintage, conceituais, elegantes e diferenciados.

Para te ajudar a entender um pouco mais sobre essa técnica, separamos as principais informações sobre o assunto! Continue lendo abaixo:

O que é Marchetaria?

A Marchetaria é uma técnica artística e artesanal, da qual utiliza madeira, metais e outros materiais de superfícies planas para ornamentar, incrustar e embutir as peças para a partir daí, efetuar a fabricação de móveis, pisos, painéis e outros itens.

Aplicando os métodos da Marchetaria, os profissionais são capazes de produzir peças incríveis, diferenciadas, peculiares e com um toque único, tudo de acordo com as necessidades de seus clientes.

Além disso, a sofisticação também é um fator que definitivamente podemos encontrar nos processos de Marchetaria.

Móvel produzido pela Marchetaria.
Móvel produzido pela Marchetaria.

O que significa Marchetaria?

Mas afinal de contas, como podemos definir a Marchetaria? O substantivo feminino “Marchetaria” possui alguns significados, como a “arte de marchetar” ou “obra composta de diferentes pedaços que se grudam em uma peça qualquer, apresentando à vista um desenho, mosaico ou demais formas”.

Clique aqui para ler outras curiosidades interessantes que separamos para você.

Se você está pensando em solicitar a produção de uma peça ou começar a trabalhar com esse setor, é super importante verificar a precificação desse serviço. Por tratar-se de peças únicas e elaboradas, o investimento pode ser bem maior do que você imagina, assim como o lucro. 

Quanto custa uma produção da Marchetaria?

São móveis sofisticados e criados especialmente para encantar os olhos de seus clientes, por esse motivo, o custo dos móveis e itens são altos, tudo de acordo com a  grandeza em detalhes, uso de material e tempo de produção. 

Quem deseja comprar um móvel assim, deve desembolsar uma boa quantia de dinheiro. Logo, os profissionais que trabalham com esse setor também podem adquirir um bom salário.

Como fazer Marchetaria?

O setor de Marchetaria é complexo e por isso, exige muito dos profissionais. As técnicas devem ser aprimoradas, é preciso saber utilizar as ferramentas corretas e muito mais.

Realizar cursos, acompanhar conteúdos profissionalizantes na internet e trabalhar ou solicitar o auxílio de um profissional que já aplique esses métodos, são os principais pontos de partida para começar a fazer Marchetaria. Conhecimento nunca é demais! Invista nos locais certos e promova resultados maravilhosos para os seus clientes.

Produção da Marchetaria: mesa de madeira com design em formas geométricas.
Produção da Marchetaria: mesa de madeira com design em formas geométricas.

Quais ferramentas são utilizadas na Marchetaria?

Paratrabalhar no setor, é necessário investir em ferramentas resistentes e de alta qualidade, tais como lâminas, régua, paquímetro, estilete, serras elétricas e manuais, trena, cola, formões, lixadeiras e muitas outras.

Após conhecer todos os detalhes sobre a Marchetaria, por último (mas não menos importante), selecionamos algumas das principais técnicas aplicadas pelos profissionais. Veja quais são elas a seguir:

Conheça algumas técnicas utilizadas

Uma das técnicas mais procuradas e conhecidas é a geométrica, em que consiste em recortar formas geométricas para produzir e revestir móveis, painéis, objetos, etc.

Outro método utilizado pelos profissionais do ramo é a utilização de folhas de plantas desidratadas como matéria-prima. Segue, basicamente, o mesmo conceito da técnica geométrica.

Nas produções da Marchetaria também encontramos fabricações de filetes decorativos e esculturas, uso de recortes simultâneos, entre várias outras. 

Esses são os principais métodos de aplicação utilizados na Marchetaria. Com qual você mais se identificou? Deixe aqui nos comentários! Comente também se você conhece outras maneiras de realizar os processos de Marchetaria.

E aí, gostou do conteúdo? Hoje você conheceu algumas das técnicas e métodos de alta qualidade e sofisticação. Aproveite para navegar pelo nosso blog e acompanhar outras curiosidades do universo das ferramentas. Aqui você encontra matérias exclusivas para os apaixonados por ferramentas. Até o próximo conteúdo!

Beatriz Approbato

Oi! Meu nome é Beatriz Approbato, sou jornalista e redatora, apaixonada por comunicação, por marketing e por fotografia. Adoro escrever sobre ferramentas e me sinto cada vez mais empoderada ao utilizá-las no dia a dia. Também comando as Redes Sociais da A Mega Loja! :)

Deixe uma resposta