Faça a manutenção preventiva em suas ferramentas elétricas!

0
193

Assim como as ferramentas manuais, as ferramentas elétricas também são indispensáveis e precisam de cuidados especiais. Além disso, muitas máquinas possuem custo elevado e você não quer perder o seu investimento, certo? Por essa razão, a manutenção preventiva é importante para aumentar a vida útil dos equipamentos, além de evitar possíveis danos. Pequenos cuidados diários fazem toda a diferença para manter a sua ferramenta elétrica em perfeito estado!

LIMPEZA EXTERNA

O ponto inicial é manter a sua ferramenta sempre limpa. O excesso de sujeira prejudicará os seus componentes elétricos e o seu funcionamento, por isso, faça a limpeza na sua máquina após a sua utilização ou quando estiver muito tempo armazenada.

Para realizar a limpeza externa da sua máquina, você precisará apenas de:

Um pano e de um pincel macio para retirar o excesso de resíduos dos materiais.
O óleo anticorrosivo também é importante para proteger as máquinas contra a ferrugem.

*Confira como manter a ferrugem longe das suas ferramentas: http://www.amegaloja.com.br/blog/como-manter-ferrugem-longe-das-ferramentas/

Algumas marcas já se preocupam com a limpeza de seus produtos, por isso, já acompanham o seu kit de limpeza exclusivo, como é o caso da FAI-72N — Pistola de Fixação à pólvora da Âncora, que acompanha um kit de manutenção com: óleo lubrificante, duas escovas de limpeza, uma flanela e uma chave de fenda.

*Saiba mais sobre a FAI-72N: http://www.amegaloja.com.br/blog/voce-ja-conhece-pistola-de-fixacao-a-polvora/

O MANDRIL DA FURADEIRA E DA PARAFUSADEIRA

No caso da furadeira e da parafusadeira, a limpeza do mandril é necessária e indispensável pois é a peça responsável por estar constantemente em contato com os diversos tipos de materiais e resíduos. Desta forma, para que a máquina continue funcionando perfeitamente, a limpeza é executada para que não acumule muitas impurezas, sobrecarregando o seu motor.

ENTRADA E SAÍDA DO SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO DAS MÁQUINAS

As máquinas elétricas possuem um sistema de refrigeração encarregado por transformar a energia elétrica em energia mecânica, fazendo com que o ar circule por todo o equipamento. A limpeza da entrada e saída do sistema de refrigeração da máquina é necessária para que ela não fique superaquecida e queime alguma peça interna, interrompendo o seu funcionamento.

LIMPEZA INTERNA

Para o interior da máquina, não utilize produtos químicos. Utilizar um compressor de ar para direcionar o ar onde a sujeira está acumulada, é a opção correta para que a sua máquina fique completamente livre de qualquer resíduo. 

Compressores de ar direto.

Link: http://www.amegaloja.com.br/catalogsearch/result/?q=compressor+de+ar

Ficou com alguma dúvida ou gostaria de acrescentar mais alguma dica? Conta para gente aqui nos comentários!

Deixe uma resposta