Anti Respingo: tudo o que você precisa saber sobre esse produto!

Trabalhar com soldagem significa estar sempre disposto a enfrentar novos desafios. O processo pode até parecer fácil, mas não se engane, é muito mais difícil e complexo na prática. São muitas técnicas e muitos cuidados que devem ser tomados para obter resultados satisfatórios. Para te ajudar nessa busca pelos bons resultados, trouxemos um item que faz toda a diferença nos processos de soldagem e que grande parte dos iniciantes ou até mesmo profissionais, ainda o desconhecem, o Anti Respingo.

O nome é familiar para você? Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre o termo, mas nunca se atentou ao que ele é capaz de te proporcionar. Mas sem problemas! Vamos te apresentar suas principais funcionalidades para possa adequá-lo aos seus processos. 

O produto Anti Respingo e o processo de soldagem.
O produto Anti Respingo e o processo de soldagem.

É a sua chance de minimizar as imperfeições que ocorrem na soldagem. Continue lendo o conteúdo abaixo:

O que é Anti Respingo?

O Anti Respingo é uma solução prática e bastante útil para as indústrias. Trata-se de um produto químico (líquido ou aerossol), composto por agentes antiaderentes, visando evitar a adesão de respingos nas atividades de soldagem.

Ele pode ser encontrado em forma líquida, em aerossol ou em pasta, basta identificar qual forma seria mais útil para as suas atividades. 

Para que serve o Anti Respingo?

Basicamente, podemos entender que esse produto foi desenvolvido com o intuito de proteger as superfícies dos respingos e da porosidade e assim, promover trabalhos mais profissionais e limpos, sem afetar a qualidade e a resistência da soldagem.

Sem contar que a sua performance ajuda a minimizar os custos com a remoção, reduz o uso de lixas no setor de pintura e/ou acabamento e ainda promove a limpeza de peças. É a alternativa mais segura e prática para se livrar dos respingos e da porosidade. 

Onde vende Anti-Respingo de solda? Clique aqui!

Do que é feito um Anti Respingo?

As composições dos Anti Respingos variam de acordo com as marcas fabricantes. É possível encontrá-los com silicone e sem silicone, por exemplo. Existem também as marcas que se preocupam com o meio ambiente e por isso, promovem soluções biodegradáveis.

É bastante comum encontrar produtos que contenham Polidimetilsiloxano, Solvente, Dióxido de Carbono e outros tipos de componentes. 

Para que você possa entender um pouco mais sobre a fabricação deste produto, vamos falar especificamente do Líquido Anti Respingo BC da Bio-Chem Cleantec.

O produto foi desenvolvido com a mais avançada tecnologia em agentes antiaderentes e oferece formulação à base de água, tornando-se uma solução não inflamável e livre de cloreto de metileno, silicones e/ou solventes. 

Conheça mais sobre produto da Bio-Chem:

A Bio-Chem Cleantec é uma marca que está constantemente demonstrando sua preocupação com o meio ambiente, por isso apresenta soluções eficientes e biodegradáveis para vários segmentos do mercado.

Uma prova disso é o seu Anti Respingo BC, considerado por muitos, como a melhor e mais segura alternativa para proteção de superfícies no processo de soldagem. 

O produto líquido desengraxante com pH neutro desenvolvido para a limpeza de peças e com tecnologia ecológica, proporciona uma perfeita proteção contra respingo de solda, sem porosidades e com a segurança que somente uma formulação à base de água é capaz de oferecer.

Leia mais conteúdos sobre Soldagem clicando aqui! 

Principais características:

Compatível com todos os processos de soldagem, como MIG/MAG e solda ponto, por exemplo, o Anti Respingo é a melhor opção para quem deseja melhorar o seu desempenho e ainda promover segurança e economia. 

Qual é a vantagem de utilizá-lo nas suas atividades? Ele não altera o processo de limpeza para pintura, permite aplicação de tinta imediata após o procedimento e não provoca descascamento.

O produto ainda conta com embalagem reutilizável, ou seja, quanto maior for as embalagens, maior será a geração de economia. 

A Bio-Chem Cleantec disponibiliza o Anti Respingo BC de Solda D02002, o Anti Respingo BC de Solda D00502 e muitos outros modelos.

Como aplicar o Anti Respingo?

Para usar o produto, basta aplicá-lo na região da solda e nas áreas em que possam escorrer os respingos de solda, antes de iniciar o processo. Normalmente uma leve camada ou uma fina névoa de spray são suficientes para evitar a adesão e livrar-se das porosidades.

Depois de aplicar é só dar continuidade e realizar a soldagem normalmente.

No caso do Anti Respingo BC, é necessário completar o tanque com 100L e nunca diluir. Antes de realizar a limpeza, é preciso remover todo o excesso de graxa das peças e usar o produto – com o auxílio da escova com fluxo interno -, fazendo movimentos circulares para remover as incrustações.

Antes de qualquer aplicação, fique atento as instruções exibidas nos rótulos dos produtos para obter sucesso e promover melhor proteção à superfície. 

Agora que você já conheceu as principais características deste produto, chegou a hora de encontrar a melhor opção para o seu tipo de soldagem. São muitas variedades esperando por você! 

Para conferir alguns modelos e marcas, clique aqui. Você será redirecionado a uma loja completa e repleta de novidades.

E se você gostou de ler esse conteúdo, que tal continuar explorando mais? Aqui no nosso blog são mais de 250 materiais prontinhos para serem lidos pelos apaixonados por ferramentas. Procure pelos assuntos de seu interesse e boa leitura! 🙂 

Beatriz Approbato

Oi! Meu nome é Beatriz Approbato, sou jornalista e redatora, apaixonada por comunicação, por marketing e por fotografia. Adoro escrever sobre ferramentas e me sinto cada vez mais empoderada ao utilizá-las no dia a dia. Também comando as Redes Sociais da A Mega Loja! :)

Deixe uma resposta