Segundo a Norma Regulamentadora de nº6, considera-se Equipamento de Proteção Individual (EPI), todo dispositivo ou produto de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.
Os Equipamentos de Proteção Individuais são fundamentais para proteger a saúde e a integridade física do trabalhador, entretanto, muitas vezes o trabalhador recusa-se a usá-los, por classificá-los como desnecessários, esquecendo-se de que eles são os responsáveis por proporcionar proteção através do controle de exposição ao risco.
Mesmo com a utilização dos equipamentos, eles não impedem que acidentes ocorram, porém, são capazes de proporcionar segurança a ponto de saírem ilesos de determinadas situações. Podemos levar como exemplo a seguinte situação: um trabalhador de uma construção civil está no solo e um tijolo cai diretamente em cima de sua cabeça, o fato dele estar utilizando o capacete não impede que o tijolo deixe de cair, mas, amenizará o estrago.
Conheça quais são os EPI’s que você precisa utilizar:
PROTEÇÃO EM ALTURA
Trabalhos em altura exigem cinto de segurança e o mais utilizado, é o cinto de segurança Paraquedista. Ele distribui 100% da sua força de sustentação, prendendo o corpo do trabalhador a um ponto fixo e seguro.
Os talabartes também são de extrema importância. O talabarte é a extensão do cinto de segurança: trata-se de uma alça fabricada com material resistente e com gancho de dupla trava, desenvolvido para garantir a segurança do usuário.
Link: http://www.amegaloja.com.br/epis/seguranca-trabalho-altura
PROTEÇÃO AUDITIVA
É necessário que os profissionais utilizem equipamentos voltados a contenção da exposição aos altos níveis de ruídos, para isso, os abafadores de ruídos e protetores auriculares são perfeitos, protegendo também os ouvidos contra a entrada de água, impurezas, vento excessivo ou friagem.
Link: http://www.amegaloja.com.br/epis/protecao-auditiva
PROTEÇÃO DA CABEÇA
Os protetores para cabeça também não podem passar despercebidos, por isso, os EPI’s variam entre modelos e materiais, de acordo com a sua necessidade e tipo de serviço, podem ser: capacetes de plástico, capacete acoplado com protetor facial, touca de soldador, entre outros.
Link: http://www.amegaloja.com.br/epis/protecao-da-cabeca
PROTEÇÃO DAS MÃOS E PELE
Assim como os capacetes, para proteção das mãos, foram desenvolvidos diversos tipos e materiais de luvas: de látex, de malha emborrachada, de PVC, de raspa (reversível e térmica), luva tricotada, entre outras.
A aplicação do protetor solar também é excepcional para manter a pele protegida durante a exposição ao sol, além de evitar queimaduras e possíveis problemas maiores no futuro, como câncer de pele.
Link: http://www.amegaloja.com.br/epis/protecao-das-maos-e-pele
PROTEÇÃO DOS OLHOS E FACIAL
Os óculos de proteção e o protetores faciais possuem a mesma função: manter os olhos e o rosto livres de qualquer irritação ou até mesmo de substâncias ácidas e tóxicas.
Para soldagem, o escudo de solda e a máscara de solda protegem contra respingos de solda sobre os olhos e o rosto.
Link: http://www.amegaloja.com.br/epis/protecao-dos-olhos-e-facial
PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA
As máscaras respiratórias são utilizadas para proteção das vias respiratórias contra partículas, névoas, fumos, gases, vapores e poeiras tóxicas. Você encontrará máscaras descartáveis, máscara para poeiras com válvula e máscara respiratória semi facial.
Link: http://www.amegaloja.com.br/epis/protecao-respiratoria
VESTIMENTA DE SEGURANÇA
Para a proteção corporal, foram desenvolvidos: aventais de raspa, blusão de raspa, perneira de raspa, manga de raspa, bota de PVC, botina monodensidade, botina de couro, entre outros.
Link: http://www.amegaloja.com.br/epis/vestimenta-de-seguranca
IMPORTANTE
É papel do empregador disponibilizar todos os EPI’s para seus trabalhadores e os mesmos devem zelar pela sua segurança e saúde, evitando acidentes.
Trabalhos efetuados em casa também precisam de uma atenção especial, por isso, utilize os EPI’s mesmo para pequenos reparos.
Leia a Norma Regulamentadora completa aqui: http://www.normaslegais.com.br/legislacao/trabalhista/nr/nr6.htm
Essa foi a nossa recomendação da semana. Gostou? Conta para a gente aqui nos comentários!