As piscinas aquecidas são excelentes opções de lazer, especialmente nos dias ou locais frios. Porém, ela pode se tornar um tormento na vida de quem fica responsável pelo seu tratamento.
Diferentemente das piscinas de água gelada, o seu tratamento acaba acontecendo de maneira distinta. Sua filtração precisa ser ainda mais eficiente, o controle da alcalinidade e do pH precisam ser mais rigorosos, além da manutenção do nível de cloro precisar estar em dia.
QUAL É A INFLUÊNCIA DA TEMPERATURA NA ÁGUA DA PISCINA?
No país em que vivemos, em dias ensolarados, a nossa pele pode alcançar mais de 40 ºC e podemos generalizar que uma piscina sem aquecimento possui uma temperatura em torno de uns 18 ºC. Agora, sabendo dessas informações, imagine o choque térmico desconfortável ao entrar na água e a demora para a água ficar de fato, agradável.
Para resolver esse problema e proporcionar mais conforto e lazer, surgiu a necessidade de aquecer a piscina para nadar tranquilamente a qualquer momento sem que haja esse desconforto do frio ou o choque térmico inicial.
O ponto negativo é que, com o aquecimento, sua piscina pode chegar a 30 ºC (ou mais) e esta temperatura é ideal para osurgimento e crescimento de algas e bactérias na piscina!
Podemos pensar da seguinte maneira: quando vamos ao supermercado fazer nossas compras, colocamos os alimentos na geladeira para não apodrecer, certo? Pois então, aquecer a piscina é como retirá-la da geladeira! Sem o resfriamento, a água tende a “apodrecer” com mais facilidade e rapidez devido a ação de microrganismos como as algas e bactérias.
Assim como é preciso mais atenção para manter um alimento fora da geladeira, cuidar de uma piscina aquecida demanda mais esforço e dedicação. Confira abaixo!
O PH
O pH precisa ser controlado com mais cuidado. Se normalmente você controlava o pH de 3 em 3 dias, com a água aquecida você possivelmente precisará controlar o seu pH diariamente. Apesar de ser uma atividade “chata” de ser realizada, é fundamental para que a sua piscina esteja totalmente limpa para quando você for utilizá-la.
O CLORO
Numa piscina aquecida, o cloro é o produto que mais sofre durante o processo de tratamento. Ele evapora facilmente, em especial se estiver utilizando cloros não estabilizados. Por isso, nossa dica é a seguinte: meça o cloro de hora em hora.
Se tudo se mantiver sob controle, a água cristalina, sem cheiro forte de cloro, dentro de algum tempo você pode passar a medir o cloro de 12 em 12 horas. E, se ainda assim a piscina permanecer sempre bem, pode ser possível medir e corrigir o cloro uma vez por dia.
AS BORDAS DA PISCINA AQUECIDA
A limpeza das bordas de uma piscina aquecida é indispensável! A sudorese dos usuários é intensificada com a elevada temperatura da piscina. Desta forma, todo o suor acaba parando nas bordas e a sua limpeza pode se tornar uma atividade extremamente difícil.
A dica aqui também é elevar a frequência das limpezas para que a sujeira não consiga grudar muito fortemente.
*Fonte e artigo original: http://www.pool-life.com.br/noticia-interna.asp?id=165
Para encontrar os melhores produtos para o tratamento de piscinas, acesse: http://www.amegaloja.com.br/marcas/genco