A manutenção correta da tocha mig/mag garante o perfeito funcionamento das máquinas, além de oferecer melhor produtividade e qualidade de solda.
As tochas possuem punho ergonômico que proporcionam ao soldador maior conforto, segurança e firmeza para realizar os trabalhos. São resistentes a impactos e desenvolvidas com isolamento térmico e elétrico.
A falta de cuidados e de manutenções adequadas são os principais motivos para que as falhas apareçam. Falhas essas que, muitas vezes, acabam sendo confundidas com outros tipos de defeitos.
Para que a realização da soldagem ocorra de maneira eficiente, as tochas precisam estar em perfeitas condições de uso para que não prejudiquem o rendimento e produtividade da tarefa.
Você sabia que: o que um cliente investe em peças de reposição anualmente, representa 3 vezes mais do que o investimento em tochas? Pois é. Por isso, ao adquirir a sua tocha, é preciso também adquirir um estoque completo com peças de reposição para o equipamento.
Confira algumas das peças que merecem a sua atenção durante a manutenção da sua tocha:
GUIA ESPIRAL
O guia espiral para arame é utilizado como conduíte elétrico para guiar o arame para dentro da tocha.
O desgaste, deformação, enferrujamento ou freamento da passagem do arame são as principais causas para que a sua reposição seja efetuada, pois tais aspectos provocam a ineficiência na alimentação do arame.
Para garantir maior utilidade e vida útil, é preciso realizar a limpeza da peça com o uso de ar comprimido seco.
BOCAL
A principal função do bocal é direcionar o fluxo de gás de proteção, impedindo a contaminação da poça de fusão pelo ar atmosférico. Entretanto, com o passar do tempo, a sua peça está suscetível a danos na rosca de fixação, desgaste ou deformação da borda frontal.
Para prolongar a vida útil de um bocal, é preciso prestar atenção em alguns pontos, como o excesso ou concentração de respingos, por exemplo. Para remover o acúmulo de respingos, o limpador de bocal é uma excelente opção, além de produtos anti-respingos que evitam o acúmulo na peça.
Um bocal deverá ser imediatamente trocado caso não seja mais possível remover os respingos ou se a sua borda estiver desgastada e deformada.
BICO DE CONTATO
O bico de contato é utilizado para conduzir a energia de soldagem da tocha até o arame, bem como dirigir o arame até a peça, proporcionando uma solda com qualidade e eficácia.
A peça pode acabar sendo carbonizada pelo excesso de uso, por isso, é preciso realizar a troca imediata quando houver desgaste do bico ou quando acontecer a ovalização do orifício de saída, prejudicando a passagem do arame.
PORTA BICO
O porta bico possui a finalidade de fixar o bico de contato, servindo como suporte e permitindo a passagem do gás de proteção através de seus orifícios.
Devido a constante troca do bico de contato, a perda da rosca de fixação do bico pode ser provocada, além disso, podem ocorrer curto-circuitos quando houver acúmulo de respingos em sua superfície, podendo causar sérios danos à micro-pistola, provocando também o danificamento da rosca, impossibilitando a colocação do bico de contato.
DIFUSOR DE GÁS
O difusor de gás traz o fluxo de gás para fora do bocal com uma coluna homogênea ai invés de ter fluxo de gás turbulento como ocorre no bocal comum. A coluna homogênea de gás permite a visualização e acesso à zona da solda. Além disso, proporciona economia do fluxo de gás.
As peças desenvolvidas em material sintético podem sofrer erosão por conta do calor excesso e do acúmulo de respingos, enquanto as peças desenvolvidas em cerâmica apresentam quebra por impacto involuntário ou pelo excesso de respingos.
A troca do difusor deverá ser imediata quando sofrer as alterações descritas acima.
Quer encontrar as melhores tochas e equipamentos para soldagem? Acesse http://www.amegaloja.com.br/catalogsearch/result/?q=tocha e confira!