Se você é um verdadeiro apaixonado por ferramentas e adoraria trabalhar com essas máquinas incríveis, precisa ficar de olho nas tendências do mercado. Existem ao menos 30 profissões que vem ganhando cada vez mais o seu espaço nos mais variados segmentos e estão buscando profissionais adequados.
Com o avanço da indústria 4.0, ou seja, da manufatura avançada, muitas áreas precisaram se reinventar e aproveitar as tecnologias, processos e projetos que estão surgindo por aí. Por isso, quem deseja se destacar no mercado e não ficar por fora de nenhum detalhe, precisa prestar bastante atenção nas novidades.
Para te ajudar nessa missão, selecionamos algumas ideias que podem despertar o seu interesse e, quem sabe, te incentivar a adentrar nessas novas profissões. Acompanhe o conteúdo abaixo e veja as informações que trouxemos para você nesse artigo:
1) Técnico de manutenção e automação
Com o advento a tecnologia e aos processos mais avançados, surgiu a necessidade de ter um profissional voltado aos projetos de automação e manutenção, atuando diretamente na Construção Civil.
O técnico ficará responsável por cuidar de protocolos de transferência de dados, assim como operar na identificação de cores, processos, itens e muito mais.
2) Programador de ferramentas
Você já ouviu falar na profissão “programador de ferramentas”? Até parece algo muito futurístico, mas essa profissão também já está entre nós e tende a crescer positivamente.
Basicamente, um programador de ferramentas fica responsável por trabalhar e conhecer múltiplos materiais que auxiliarão no desenvolvimento de ferramentas e peças diversificadas.
A medida que a tecnologia vai avançando, vai surgindo também a necessidade de o profissional ir se adequando aos itens, além de precisar ficar atendo aos processos de customização e desenvolvimento de novas ferramentas.
O profissional que atuará nessa área precisará ser antenado as novidades, ter um olhar mais abrangente, entre ter outras características.
3) Mecânico de veículos híbridos
Os veículos híbridos são a prova de que a tecnologia vem se reinventando cada vez mais. Se você ainda não ouviu falar sobre esse termo, calma, nós te explicamos. O conceito de carro híbrido está diretamente ligado a uma alternativa mais viável, ligando a sustentabilidade ao luxo. Trata-se de carros elétricos que possuem dois motores, um funcionando por meio de combustível comum e outro funcionando através da eletricidade.
Esses automóveis visam gastar menos gasolina e, ao mesmo tempo, não dependem exclusivamente de tomadas para funcionarem. É o melhor dos dois mundos, não acha?
Com a criação dos veículos híbridos, os profissionais também precisaram se reinventar e se aprofundar cada vez mais nesse assunto. Em vista disso, surgiu a profissão de “mecânico de carros híbridos”, um profissional que saberá exatamente como auxiliar os seus clientes em caso de problemas automotivos.
Como se especializar?
Com essas invenções cada vez mais tecnologias, o mercado tem ficado cada vez mais rigoroso e de olho em seus possíveis colaboradores. Por isso, a melhor opção é se especializar na profissão que você se interessar. Existem diversos cursos presenciais e remotos (online) que podem te ajudar nessa missão. A melhor alternativa é dar um “google” por aí e encontrar opções que sejam mais adequadas a sua rotina.
E aí, o que achou dessas novas profissões que vem surgindo por aí? A indústria 4.0 vem reconstruindo um novo cenário no mercado brasileiro e mundial. Conta aí nos comentários qual foi a profissão que você mais curtiu e, se gostou desse conteúdo que trouxemos hoje. Ficaríamos muito felizes de saber a sua opinião. Até o próximo post!