As ferramentas elétricas e manuais são utilizadas em qualquer tipo de segmento, desde o mais simples, até o mais elaborado. E, para que elas possam executar sua função com perfeição, é preciso que estejam conservadas, limpas e livres de qualquer dano. Afinal, todo o investimento em ferramentas é feito com o intuito de que elas durem para sempre ou, pelo menos, por um extenso prazo.
Para que possamos tirar o maior proveito de nossas ferramentas, é preciso tomar um cuidado especial com cada um desses aspectos:
• No uso correto da ferramenta;
• Na limpeza correta;
• No armazenamento;
USO CORRETO DAS FERRAMENTAS
A primeira dica é óbvia, porém necessária: uma das melhores maneiras de manter as suas ferramentas intactas, é fazer a utilização correta das peças, de acordo com as suas funções e especificações.
Sabemos que a pressa acaba induzindo a utilizar qualquer tipo de peça para realizar determinada atividade, entretanto, não é bem assim que os trabalhos devem ser efetuados. O uso indevido dos equipamentos pode provocar defeitos e causar danos para quem estiver operando.
LIMPEZA
Preocupe-se em manter suas ferramentas em ótimo estado de limpeza! Evite guardá-las molhadas, sujas e empoeiradas. As peças metálicas, por exemplo, tendem a obter ferrugem. Além de outras ferramentas como tesouras, alicates e chaves, que tendem a ficarem duras e difíceis de serem utilizadas.
Em máquinas elétricas, o dano por excesso de sujeira, também é significativo. O acúmulo de poeira pode provocar curto-circuito, queimar as peças e provocar outros tipos de defeitos internos, provocando mau funcionamento do equipamento.
A limpeza deve ser efetuada sempre após o uso das peças, utilizando um pano seco. Já nas peças metálicas, a limpeza também pode incluir produtos anticorrosivos para diminuir os riscos de oxidação.
ARMAZENAMENTO
Enquanto as ferramentas não são utilizadas, é preciso encontrar um lugar para que elas sejam mantidas em segurança. A solução ideal para proporcionar o máximo de segurança, são as caixas de ferramentas. Elas protegerão as peças contra a exposição à chuva, calor intenso, contra umidade, além de outros aspectos que diminuem a vida útil das ferramentas.
Existem vários modelos de caixa de ferramentas, pequenas, médias, grandes e cada vez mais organizadoras, para facilitar a organização de todos os instrumentos e proporcionar rapidez na hora de encontrar os itens.
Agora que você já sabe como prolongar ainda mais a vida útil de suas ferramentas elétricas e manuais, que tal conferir todas as nossas novidades?
Acesse http://www.amegaloja.com.br/ e fique por dentro de tudo!