Você já ouviu falar sobre as Ferramentas Pneumáticas da Schulz?

As Ferramentas Pneumáticas são aquelas cujo funcionamento só existe por meio do ar comprimido. Surgiram no século XIX, entretanto, não eram movidas a ar comprimido e sim a vapor super-aquecido, que acabavam proporcionando quase a mesma funcionalidade. Foi somente no século XX que o sistema pneumático começou a ser cada vez mais desenvolvido e aplicado no segmento industrial.

Máquinas Pneumáticas da SCHULZ.
Máquinas Pneumáticas da SCHULZ: Furadeira, Rebitador e Esmerilhadeira.

Em algumas aplicações, ferramentas que proporcionam faíscas elétricas estão fora de questão, como em minas de carvão, fábrica de armamentos, pinturas de automóveis, entre outras. Por esse motivo, o uso das ferramentas pneumáticas cresce constantemente, apresentando modelos diversificados para finalidades específicas.

SISTEMA

As ferramentas pneumáticas de uso manual são desenvolvidas em função da área de utilização. Todas elas possuem motores de acionamento pneumático, seja rotativo ou percussivo, sendo o tipo rotativo de palheta, o mais comum deles.

motor rotativo de palhetas é constituído por um cilindro, um roto que aloja palhetas em ranhuras longitudinais e tampas com rolamentos que fecham o cilindro em ambos os lados, transmitindo a sua força através de engrenagens e outros transmissores para obter rotação, torque e a potência desejada.

Diferentemente do rotativo, o motor pneumático percussivo, consiste em válvula, cilindro e pistão. Através de um timing preciso da válvula, é dado ao pistão um movimento recíproco que pode ser usado para fornecer um poderoso impacto sobre um acessório inserido ou integrado na ferramenta.

PRINCIPAIS APLICAÇÕES

Apesar de sua execução ser mais frequente em indústrias, as máquinas também podem ser utilizadas em trabalhos simples, como reparos em residências, automóveis e reparos em geral. Em casos onde é necessário grande quantidade de pressão e contínuas repetições, elas substituem a força humana.

Esmerilhadeira Angular Pneumática 5" Schulz.
Esmerilhadeira Angular Pneumática 5″ Schulz.

FERRAMENTAS PNEUMÁTICAS X FERRAMENTAS ELÉTRICAS

Comparando-as com outros tipos de ferramentas, como as ferramentas elétricas, por exemplo, as pneumáticas possuem vantagens que transformam-nas em peças fundamentais e ideais para diversas áreas de aplicação. São capazes de trabalhar por longos períodos contínuos sem que isso cause desgaste ou danos. As máquinas também não produzem e nem propagam aquecimento, além disso, sua ergonomia proporciona maior praticidade, maior leveza, conforto e menor nível de ruído e de vibração.

Agora que você já conhece um pouquinho sobre as Ferramentas Pneumáticas, acesse o nosso site e dê uma olhadinha nelas: http://www.amegaloja.com.br/maquinas-eletricas/ferramentas-pneumaticas

Deixe uma resposta

Fechar Menu