Qual a diferença entre alicate universal e alicate eletricista?

Chave de fenda. Martelo. Tesoura. Trena. Estilete. Serra de arco…. Algumas ferramentas são imprescindíveis tanto para quem trabalha no segmento industrial quanto para aqueles que realizam pequenos consertos em casa. E por incrível que pareça, o alicate universal e o alicate eletricista fazem parte desse universo.  

Considerados a extensão da força humana, os alicates vêm, cada vez mais, se fazendo presentes na rotina, principalmente, de serralheiros, montadores, entre outros profissionais. Até porque, eles vieram para multiplicar a potência do homem nas atividades que exigem força. 

No entanto, devido à variedade de modelos disponíveis no mercado, muitas pessoas ainda não sabem diferenciar alguns tipos de alicates, principalmente o universal e o eletricista.  

Pensando nisso, os especialistas da A Mega Loja, loja on-line de ferramentas, reuniram as principais diferenças entre o alicate universal e o alicate eletricista. Continue lendo e confira todos os detalhes dessas duas ferramentas! 

Veja também: Conheça a ferramenta que facilita em 100% o trabalho do serralheiro! 

Alicate universal  

Como o próprio nome sugere, o alicate universal possui uma função geral, servindo tanto para o uso doméstico quanto para a utilização por profissionais.  

No primeiro caso, ele tem a função de cortar, apertar objetos, torcer arames e dobrar fios. Basicamente, ele une as funções do alicate de bico com o de pressão.

Modelo de alicate universal
Modelo de alicate universal

Para uso profissional, o alicate universal, além das funções ditas anteriormente, leva como principal objetivo promover firmeza ao trabalhador no momento das atividades. 

Você também pode se interessar por: Como escolher a barra anti-pânico correta para a minha porta? 

Alicate eletricista 

Assim como o nome sugere, o alicate eletricista é indispensável para quem trabalha no setor elétrico. 

A vantagem é que esse modelo conta com orifícios por onde os fios devem ser encaixados. Dessa forma, é possível cortá-los ou apertá-los com segurança e sem prejudicar a estrutura do material.

Alicate eletricista modelo descascador de fios
Alicate eletricista modelo descascador de fios

Qual a diferença? 

Como você já deve ter percebido, o alicate universal e o eletricista compartilham a mesma – e a principal – função: cortar e unir fios e cabos. No entanto, eles se diferem na forma com que manipulam os materiais.  

No caso do alicate eletricista, só com ele é possível segurar e firmar melhor fios elétricos e fazer um corte mais longo, sem deixar rebarbas indesejadas.  

Nesse sentido, é essencial você ter um alicate eletricista se você atua neste segmento.  

Por sua vez, o alicate universal (considerado o pai de todos) é indicado para segurar, puxar e cortar fios e cabos, já que possui uma ponta dentada.  

Agora que você compreendeu as diferenças entre o alicate universal e o eletricista, que tal adquirir esses e outros equipamentos na maior distribuidora de ferramentas do Brasil?  

Para ficar por dentro de todas as promoções de ferramentas, acompanhe nossas redes sociais clicando aqui.  

Deixe uma resposta