Proteção facial contra a solda: conheça os melhores equipamentos!

A soldagem é um processo que trabalha com a união de metais. É uma atividade que exige conhecimento, atenção, precisão e uso de equipamentos de segurança adequados ao setor. Para trabalhar neste segmento, é preciso investir em EPI’s que protejam o rosto, os braços, pernas e demais partes do corpo. Hoje, especialmente, vamos falar um pouco sobre os itens que protegem o rosto do usuário! Descubra quais são os melhores equipamentos para proteção contra a solda:

Equipamentos para a proteção dos olhos e da face

Os equipamentos de segurança individuais, também conhecidos como EPI’s, são instrumentos indispensáveis na indústria, oficina mecânica, na marcenaria e em todos os outros setores que apresentem riscos aos trabalhadores. No caso da soldagem, não poderia ser diferente! O operador está propenso a ser afetado por faíscas, respingos, ruídos, choques elétricos e outros fatores.

Para que os soldadores consigam trabalhar com tranquilidade e segurança redobrada, os equipamentos para proteção dos olhos e da face se transformam em ótimos aliados. Abaixo, você conhecerá alguns dos EPI’s que podem ser perfeitos para a sua rotina de trabalho com solda.

Leia mais conteúdos sobre soldagem aqui!

#1 Máscara de Solda

Proteção facial contra a solda | equipamento de proteção
Máscara de solda para proteção facial.

As Máscaras de Solda são itens práticos, de fácil utilização e alto desempenho. Existem modelos convencionais, confeccionados em polipropileno e com carneira simples, e modelos mais modernos, que acompanham filtro de auto escurecimento para otimizar ainda mais as suas operações com a solda, além das máscaras que possuem visor articulado.

O equipamento que acompanha auto escurecimento tende a ser a opção com mais vantagens do mercado! Tudo porque ajuda o usuário no ajuste de atividades que ofereçam luminosidade intensa e radiações. Além disso, também conta com ajuste automático de sensibilidade, otimizando o seu tempo de trabalho. 

Ao escolher uma máscara de solda, o profissional protege todo o rosto contra impactos de partículas volantes, faíscas, respingos provenientes do processo de solda e alto índice de luminosidade. 

Encontre a máscara de solda que melhor adéqua-se aos seus processos de soldagem e comece a trabalhar com máxima segurança! Você pode conhecer alguns desses equipamentos de segurança clicando aqui.

#2 Escudo de Solda 

O Escudo de Solda também pode ser uma boa opção para trabalhar com segurança. É um equipamento leve e que promove a proteção não somente da face, como também do pescoço e orelhas do soldador. 

Apesar de oferecer eficiência e segurança aos soldadores, o escudo de solda não é um equipamento muito prático, já que o usuário precisará segurá-lo com uma das mãos, enquanto executa a união dos metais com a outra mão. Para os profissionais mais adaptados aos processos, pode não ser uma opção tão ruim assim. Mas, no caso de um novato, por exemplo, talvez possa ser um pouco difícil de manusear as máquinas e o equipamento ao mesmo tempo.

De qualquer forma, é um EPI bastante recomendado e utilizado pelos profissionais do ramo. Existem vários modelos disponibilizados do mercado, de diferentes dimensões, materiais e muito mais. Confira alguns deles aqui!

#3 Óculos de solda

óculos de solda | proteção facial contra a solda
Óculos de solda para proteção dos olhos durante as atividades.

Os Óculos de Solda são ótimos equipamentos de proteção para manter os seus olhos livre de faíscas e outros fatores que possam provocar acidentes e prejudicar a sua visão. Nas lojas de equipamentos de proteção, encontramos óculos de diversos modelos, design’s e de acordo com as necessidades de cada soldador.

Para os profissionais que buscam alta qualidade, praticidade e segurança, os óculos de escurecimento automático podem ser uma ótima pedida! São itens confortáveis e que promovem versatilidade para ajuda o operador a se sentir mais livre durante as operações.

Conheça alguns óculos de proteção que podem ser ótimos para te manter sempre protegido e seguro de partículas e outros elementos, clicando aqui.

Além desses três equipamentos citados acima, também existem outros EPI’s que não podem faltar na execução de uma atividade de solda. Para facilitar a sua busca, separamos alguns itens importantíssimos. Continue acompanhando o conteúdo para conhecê-los:

Equipamentos de proteção para complementar o seu dia a dia!

Além dos equipamentos para proteção facial, os soldadores também devem estar equipados por avental, manga, perneira ou/e blusão de raspa, botinas de segurança adequadas a essas atividades, máscaras para não inalar nenhum fumo, partícula ou poeira, capacete ou touca de soldador, e muito mais.

Lembre-se que colocar a sua saúde e segurança em primeiro lugar! Os equipamentos de proteção contra solda são excelentes aliados e podem te ajudar durante o dia a dia. Escolha os EPI’s que são mais adequados às suas necessidades, selecione os seus modelos favoritos e muito mais.

Gostou desse conteúdo? Esperamos que este artigo tenha te ajudado de alguma maneira. Aproveite que você está aqui no nosso blog e conheça outros materiais exclusivos que separamos para você. Navegue à vontade e aprimore os seus conhecimentos!

Beatriz Approbato

Meu nome é Beatriz Approbato, sou jornalista, redatora e apaixonada por comunicação. Escrevo sobre ferramentas desde 2017 e me sinto cada vez mais empoderada ao utilizá-las no dia a dia. Espero que você aproveite os conteúdos do blog! :)

Deixe uma resposta