Metais ferrosos: conheça suas principais características!

No setor de abrasivos conhecer o material e onde vai ser utilizado o abrasivo é imprescindível, principalmente para quem deseja obter resultados satisfatórios e garantir melhor performance, boa durabilidade, melhor acabamento e ainda proporcionar segurança durante a utilização do abrasivo.

O metal, por exemplo, é um elemento caracterizado pela sua boa condutibilidade elétrica e de calor, maleabilidade e brilho.

Ele é obtido a partir de minérios que constituem as minas e os depósitos naturais. Mas também existem metais como o ferro, o estanho e o zinco, que são obtidos através de reações químicas, onde ocorre a redução do metal.

Existem duas classificações de materiais metálicos, são os: metais ferrosos e metais não ferrosos.

Para que você possa entender um pouco mais sobre esse assunto e acabar de vez com as suas dúvidas, separamos alguns dos metais ferrosos utilizados nos processos. Confira:

O que são metais ferrosos?

São classificados como metais ferrosos quando o ferro é o elemento principal na liga. Os metais predominantes nessa categoria são o ferro fundido, o aço e suas ligas.

Ferro fundido

Peças em ferro fundido nodular.
Ferro fundido nodular.

É uma liga de ferro em mistura química com elementos à base de carbono e silício.

O processo de fundição em ferro fundido possibilita a fabricação de peças técnicas de geometria complexa, com alta resistência mecânica e custo bastante acessível, tanto do produto em si como do ferramental utilizado em sua fabricação.

Sua fundição é amplamente utilizada em diversos setores industriais como agrícola, construção civil e automobilístico.

Aço carbono

Barras fabricadas em aço carbono.
Barras de aço carbono.

É uma liga metálica formada essencialmente por ferro e carbono, com percentagens deste último variando entre 0,008 e 2,11%.

Ele é distinto do ferro fundido pois diferentemente do aço, ele possui teor de carbono acima de 2,11%.

Aço inoxidável

As barras em aço inoxidável também são metais ferrosos.
Peças fabricadas em aço inoxidável.

É uma liga de ferro e crômio, podendo conter também elementos como níquel, molibdénio ou outros tipos de soluções que apresentem propriedades físico-químicas superiores aos aços comuns, sendo a alta resistência à oxidação atmosférica a sua principal característica.

*Informações retiradas da Apostila de Materiais Metálicos da Saint-Gobain.

Agora que você já conheceu um pouco sobre os metais ferrosos, que tal acessar o nosso site e conferir os itens abrasivos disponíveis? 

Acesse http://bit.ly/2Gcv10r e escolha os seus!

Beatriz Approbato

Beatriz é jornalista e redatora do blog Apaixonados por Ferramentas, no qual trabalha no desenvolvimento de conteúdos relevantes e atrativos. Apaixonada por comunicação, marketing e fotografia, também atua como Social Media na A Mega Loja.

Deixe uma resposta

Fechar Menu