Lixadeira orbital ou roto-orbital? Qual a ideal para você?

As lixadeiras já são bastante populares na maioria dos segmentos, mas no momento da compra, como saber qual é a máquina ideal para minha atividade? Qual a diferença entre lixadeira orbital e roto-orbital?

Práticas e eficientes, as máquinas são excelentes soluções para quem trabalha diretamente com madeira ou drywall, por exemplo.

Como o próprio nome já nos adianta, as máquinas são as responsáveis pela execução de atividades como lixamentos, acabamentos e dependendo do modelo, é capaz de realizar até polimentos.

Pessoa utilizando a lixadeira orbital para o lixamento de madeira.
Utilizando uma lixadeira orbital para lixamento de madeira.

O objetivo principal desta ferramenta é deixar qualquer tipo de superfície lisinha, removendo imperfeições e acúmulos desnecessários de materiais. 

As queridinhas pelos marceneiros, carpinteiros, funileiros, pintores, hobbistas e por muitos outros profissionais, as lixadeiras são ferramentas com desempenho surpreendente. 

São fáceis de manusear e disponibilizam toda a praticidade, eficiência e rapidez que você precisa para realizar as suas atividades com perfeição e qualidade.

Quais são os modelos mais utilizados?

A lixadeira orbital e a roto-orbital são os dois modelos mais populares do mercado, e apesar de ambas possuírem o mesmo objetivo de trabalho, suas características e funções são um pouco distintas. 

Mas para você não se confundir, unimos todas as informações necessárias para que você identifique a melhor opção:

#1 Quais são as suas vantagens e desvantagens?
#2 Quais são as suas principais diferenciações?
#3 Qual o seu modo de funcionamento?
#4 Qual o melhor formato?

Confira abaixo tudo o que você precisa saber para identificar a melhor máquina para você:

O que é uma Lixadeira Orbital?

As lixadeiras orbitais, também conhecidas como ‘treme-treme’, são máquinas que foram desenvolvidas e fabricadas com o intuito de promover acabamentos leves e produzir lixamentos de maneira suave.

Quais são os diferenciais de uma Lixadeira Orbital?

As máquinas orbitais são portáteis, de pequeno porte e com peso reduzido para evitar a fadiga do operador durante as atividades.

A principal diferença entre os modelos roto-orbitais, está em sua base quadrada ou retangular e no baixo índice de produção de pó – e, inclusive, alguns modelos ainda acompanham coletor para manter o local de trabalho mais limpo.

São fáceis de controlar e o seu funcionamento acontece através de oscilações, fazendo com que a máquina vibre de maneira rápida, removendo o volume e as imperfeições do material.

A sua utilização é recomendada para quem trabalha com drywall, madeira MDF e compensada, já que são serviços executados com a ajuda de lixas finas.

E suas vantagens e desvantagens?

Além das vantagens que citamos acima, o modelo também oferece ótimos acabamentos e excelente custo benefício, com valores mais baixos, na faixa de R$100 a R$500, mais ou menos.

Outro ponto positivo é a utilização de lixas comuns e finas, podendo usar folhas de lixas cortadas, por exemplo.

Mas como nada é perfeito, as lixadeiras orbitais carregam alguns pontos negativos. Seus modelos contam com sistemas de alavancas ou de grampos para fixação das lixas, o que dificulta um pouco ao adicioná-las.

É preciso manusear as alavancas para encaixar a lixa correta, atrasando um pouco a produtividade, principalmente se o usuário utilizar muitas lixas por dia. Mas nada que uma boa prática não resolva o problema.

Além disso ela não é capaz de realizar a remoção de materiais muito pesados, podendo até riscar a peça caso seja forçada.

A esmerilhadeira, a lixadeira e a politriz são iguais? Clique aqui para descobrir.

O que é uma Lixadeira Roto-Orbital?

A lixadeira roto-orbital é bastante utilizada nos setores de carpintaria, marcenaria e funilaria, oferecendo lixamentos e promovendo remoções excelentes de materiais.

Ela também é a lixadeira favorita dos profissionais que precisam desempenhar trabalhos impecáveis, sendo capaz de realizar até polimentos.

Quais são os diferenciais de uma Lixadeira Roto-Orbital?

Lembra quando dissemos que a orbital conta com uma base quadrada? Pois é, aqui será o oposto.

A lixadeira roto-orbital possui base redonda que além do movimento de oscilação, também é capaz de girar o seu disco, oferecendo trabalhos mais completos.

A máquina também elimina aqueles redemoinhos que as lixadeiras orbitais acabam deixando para trás, sem contar que garante muito mais rendimento durante as atividades.

Além disso as lixadeiras roto-orbitais costumam ser mais práticas e eficientes, proporcionando maior agilidade e produtividade nos processos.

Falando em processo, as roto-orbitais contam com índice maior de oscilação, consequentemente gerando dimensões maiores também. Geralmente oferecem 2,5 mm de diâmetro que além de ajudar no giro do disco, também ajusta bastante no momento do desbaste.

Quais são suas vantagens e desvantagens?

Uma das principais vantagens da lixadeira roto-orbital está na sua agressividade, ou seja, possui alta capacidade de produção, firmeza e precisão.

A sua utilização gera acabamentos caprichados, principalmente naquelas peças em que exista a necessidade de remover marcas e desníveis.

Ela acompanha compartilhamento de pó para evitar o acúmulo de poeira enquanto o usuário executa as suas atividades, proporcionando um ambiente de trabalho mais limpo.

Mas apesar de ser perfeita para quem busca desempenho e versatilidade, o modelo também carrega suas desvantagens, como custo mais elevado, por exemplo.

Outra desvantagem é que seus discos de lixas são conectadas na máquina através de uma base de velcro e na maioria das vezes, é preciso encontrar as lixas específicas para utilizá-las na máquina.

Essas lixas são, muitas vezes, difíceis de serem encontradas no mercado, o que dificulta um pouco a atividade.

Por outro lado, o disco de lixa é encaixado de maneira rápida e prática, basta colocá-la na base para grudá-la instantaneamente. Nada mais proveitoso do que isso, né?

A lixadeira roto-orbital é bastante reconhecida por oferecer mais rendimento durante as atividades, gerando processos mais rápidos e precisos. 

Mas agora que você já sabe distinguir as duas lixadeiras e encontrou o modelo que melhor adequá-se ao seu trabalho, é preciso prestar atenção em alguns pontos.

Como escolher a sua lixadeira?

Ao buscar a sua lixadeira, lembre-se de atentar-se as seguintes características:

  • Pesquise as principais marcas do mercado;
  • Fique de olho na potência;
  • Opte pelas máquinas que acompanham coletor de pó para evitar o acúmulo de poeira;
  • Verifique o diâmetro da oscilação oferecida pela ferramenta;
  • Priorize as lixadeiras que possuem rede autorizada, ou seja, assistência técnica fácil perto da sua localidade.  

Para te ajudar a conhecer mais de perto alguns modelos, separamos alguns vídeos de reviews, dá uma olhada:

Lixadeira Orbital DWE6411 da Dewalt
Lixadeira Roto Orbital DWE6421 da Dewalt
Lixadeira Orbital BS200 da Black+Decker

Agora que você está cem por cento preparado para encontrar a lixadeira perfeita para suas atividades, chegou a hora de conhecer os melhores modelos disponíveis.

Clique aqui e compre a sua lixadeira.

E aí, gostou do conteúdo? Se você tiver alguma dúvida, é só deixar sua pergunta aqui nos comentários! 😀

Beatriz Approbato

Oi! Meu nome é Beatriz Approbato, sou jornalista e redatora, apaixonada por comunicação, por marketing e por fotografia. Adoro escrever sobre ferramentas e me sinto cada vez mais empoderada ao utilizá-las no dia a dia. Também comando as Redes Sociais da A Mega Loja! :)

Deixe uma resposta