As lixadeiras elétricas são soluções práticas e eficientes para quem trabalha diretamente com madeira.
As máquinas são as responsáveis pela execução de atividades como lixamentos, acabamentos e polimentos, deixando qualquer superfície lisinha.

Perfeitas para os marceneiros, carpinteiros, funileiros, pintores e hobbistas, as lixadeiras são ferramentas com desempenho surpreendente.
São fáceis de manusear e disponibilizam toda a praticidade, eficiência e rapidez que você precisa para realizar as suas atividades com perfeição e qualidade.
Quais são os modelos mais utilizados?
Os dois modelos mais adquiridos no mercado são a lixadeira orbital e a lixadeira roto-orbital.
Ambos compartilham o mesmo objetivo de trabalho, entretanto as suas características e funções são distintas.

Para que você não se confunda na hora de escolher o melhor modelo para investir, unimos todas as informações necessárias para que você encontre a melhor opção para o seu tipo de atividade, como:
- Quais são as suas vantagens e desvantagens?
- Quais são as suas principais diferenciações?
- Qual o seu modo de funcionamento?
- Qual o melhor formato?
Confira abaixo tudo o que você precisa saber para identificar a melhor máquina para você:
Lixadeira orbital
As lixadeiras orbitais são máquinas que foram desenvolvidas e fabricadas com o intuito de promover acabamentos leves e produzir lixamentos de maneira suave.
O que a difere de uma lixadeira roto-orbital?
As máquinas orbitais são portáteis, de pequeno porte e com peso reduzido para evitar a fadiga do operador durante as atividades.
A principal diferença entre os modelos roto-orbitais, está em sua base quadrada e na baixa produção de pó.

São fáceis de controlar e o seu funcionamento acontece através de oscilações, fazendo com que a máquina vibre de maneira rápida, removendo desta forma, todo o volume do material.
A sua utilização é recomendada para quem trabalha exclusivamente com madeira MDF e compensada, já que são serviços executadas com a ajuda de lixas finas.
Quais as vantagens e desvantagens da lixadeira orbital?
A lixadeira orbital possui características que contam muito na hora da efetuação da compra:

Em geral, o modelo oferece ótimo custo (e baixo!) benefício e permite a utilização de lixas comuns, sendo excelente no momento de encontrar o acessório ideal.
Outro ponto positivo sobre ela, é que a lixadeira orbital não prejudica a sua peça base, já que o seu desgaste é consideravelmente pequeno.
Mas apesar de suas vantagens, um ponto negativo sobre ela é o seu baixo índice de rendimento e suas poucas características para o processo de desbaste.
Ela não é capaz de lixar grandes superfícies ou de realizar a remoção de materiais muito pesados. Além disso ela também não executa polimentos e não é compatível para lixar todos os tipos de materiais.
Lixadeira roto-orbital
A lixadeira roto-orbital é bastante utilizada em carpintarias, vidraçarias, marcenarias e funilarias, por oferecer lixamentos e remoções excelentes de materiais.
A máquina também elimina aqueles redemoinhos que as lixadeiras orbitais acabam deixando para trás.
Quais são as principais diferenças entre ela e a lixadeira orbital?
Como dissemos anteriormente, a diferença “gritante” entre a lixadeira orbital e a roto-orbital está na forma de sua base.

A lixadeira roto-orbital acompanha uma base circular da qual não proporciona um único movimento.
O seu disco gira e executa movimentos oscilantes ao mesmo tempo, oferecendo maior eficiência, praticidade e qualidade de trabalho.
Quais são as principais vantagens e desvantagens da lixadeira roto-orbital?
Uma das principais vantagens da lixadeira roto-orbital está na sua agressividade, ou seja, possui alta capacidade de produção, firmeza e precisão.
A sua utilização gera acabamentos mais bem-feitos, principalmente naqueles em que são necessários remover marcas e desníveis.

Ela acompanha compartilhamento de pó para evitar o acúmulo de sujeira enquanto o usuário executa as suas atividades, proporcionando um local de trabalho mais limpo.
Mas apesar de ser perfeita para quem busca desempenho e versatilidade, o modelo também carrega suas desvantagens, como custo mais elevado, por exemplo.
Outra desvantagem é que suas lixas são conectadas na máquina através de uma base de velcro e na maioria das vezes, é preciso escolher lixas específicas para utilizá-las na máquina.
Essas lixas são, muitas vezes, difíceis de serem encontradas no mercado, o que dificulta um pouco a atividade.
Agora que você já sabe como escolher a lixadeira ideal para o seu trabalho, que tal conferir os modelos disponíveis em nossa loja?