Faça você mesmo: instale a fechadura em sua porta de madeira!

Muitas vezes, quando pensamos em instalar uma fechadura, nos vêm a cabeça uma atividade muito complicada de ser realizada e imediatamente passamos a pensar na possibilidade de contratar um profissional que faça esse tipo de trabalho.

Mas e se eu te disser que não é algo tão complicado como você imagina? E mais, que você pode instalar a fechadura sozinho?

Pois é, ficou interessado em descobrir como colocar a mão na massa? Então continue lendo o conteúdo abaixo:

Agora que você já decidiu que vai instalar sua fechadura, é preciso prestar atenção em algumas questões importantíssimas antes de iniciar esse processo:

#1 Qual é o material da sua porta?
#2 As dobradiças estão adequadas ao peso da porta?
#3 A porta será interna ou externa?
#4 Para qual lado será a sua abertura?

Depois de respondê-las, chegou a hora de separar as melhores ferramentas para te auxiliar durante a instalação da sua fechadura.

Quer saber dicas de instalação e manutenção? Clique aqui!

Ferramentas necessárias para a instalação:

Parafusadeira, Broca, Martelo. Formão, Caneta, Chave de fenda e trena.
Ferramentas indicadas para auxiliar na instalação da fechadura.

Chegou a hora de aprender como instalar sua fechadura exclusivamente em uma porta de madeira. Vamos lá?

Como instalar minha fechadura?

Passo 1: Hora das marcações!

Para começarmos, vamos utilizar uma trena para calcularmos a distância do chão até a nossa fechadura. Recomendamos que ela seja instalada a 1,05 m ou 1,10 m do chão, mais ou menos na parte central da madeira.

Em seguida coloque o corpo da fechadura bem rente ao lado do local indicado para sua instalação e com um lápis, faça toda a marcação do instrumento.

Primeiro passo para instalar fechadura em porta de madeira.
Primeiro passo para instalar fechadura em porta de madeira.

Passo 2: Faça os furos!

Agora vamos fazer vários furos paralelos na vertical da porta, controlando regularmente o tamanho do encaixe com a ajuda das marcações que fizemos no tópico acima.

Você deve utilizar uma broca com no mínimo 1 milímetro mais larga do que a fechadura para realizar a cavidade do encaixe.

Segundo passo para a instalação de fechadura em porta de madeira.
Segundo passo para a montagem da fechadura.

Passo 3: Abra espaço para sua fechadura!

Utilizando um formão, com cuidado para não danificar sua porta, nem se machucar também, retire todo o excesso de madeira que permaneceu.

Depois, abra os furos até que formem uma única abertura e de preferência, que fique do tamanho correto para encaixar o corpo da fechadura.

Passo 3 para instalar fechaduras em portas de madeira.
Terceiro passo para a instalação.

Passo 4: Faça novas furações!

Agora que você já preparou o encaixe, pegue o corpo da fechadura e coloque-o novamente na porta e faça as marcações correspondentes aos furos da maçaneta e do cilindro.

Em seguida, fure-os com o formão ou usando uma furadeira, atravessando a madeira e encaixe novamente o corpo da fechadura no buraco, para que possamos fixá-lo.

Passo 4 para a instalação de fechaduras em portas de madeira.
Quarto passo para montagem da fechadura em porta de madeira.

Passo 5: Fixe o cilindro e a fechadura!

Posteriormente, na lateral da porta, use uma chave de fenda (ou uma parafusadeira para atividades mais rápidas) e o parafuso da fechadura para travar o cilindro.

Não se esqueça de parafusar também o corpo da fechadura para que ele fique fixado da maneira correta.

Passo 5 de como instalar a fechadura em porta de madeira.
Quinto passo de como montar a fechadura em porta de madeira.

Passo 6: Mais marcações!

Insira a contra testa no corpo da fechadura, encoste a porta e marque o seu contorno interno.

Posteriormente, raspe toda a área já marcada, com pouca profundidade (3 mm, por exemplo, costuma ser suficiente), para que ela possa encaixar perfeitamente e ficar rigorosamente na face do topo.

Passo 6 para instalar fechaduras em portas de madeira.
Sexto passo para a instalação da fechadura.

Passo 7: Fixe a contra-testa!

Centralize a contra-testa com o auxílio de uma broca mais fina para a perfuração ou de um formão, certificando-se de que a profundidade do furo esteja adequada.

Depois, utilize novamente o formão para fazer o seu acabamento e use uma chave de fenda ou uma parafusadeira para fixar a contra testa com os parafusos.

Passo 7 para instalar em porta de madeira.
Sétimo passo para a montagem.

Passo 8: Trave a maçaneta!

No oitavo e último passo para finalizar a sua instalação, utilize um martelo ou uma parafusadeira juntamente com o parafuso para travar a maçaneta. Mas cuidado para não depositar muita força e danificar a maçaneta, hein?

Passo 8 finalizando a instalação em porta de madeira.
Oitavo passo para a instalação da fechadura.

Assim que a maçaneta estiver devidamente travada, a sua instalação estará prontinha para uso.

Achou muito complicado seguir passo a passo ou restou alguma dúvida? Não se preocupe, nosso tutorial não acaba por aqui!

Nós também separamos 3 vídeos do youtube para te auxiliar ainda mais durante esse processo. Talvez visualmente fique mais fácil, né? Dá uma olhadinha.

Outros tutoriais:

Agora que você já sabe como realizar a instalação, acesse o nosso site http://bit.ly/2UE8TV4 e encontre as melhores ferramentas e fechaduras para a sua porta!

Beatriz Approbato

Oi! Meu nome é Beatriz Approbato, sou jornalista e redatora, apaixonada por comunicação, por marketing e por fotografia. Adoro escrever sobre ferramentas e me sinto cada vez mais empoderada ao utilizá-las no dia a dia. Também comando as Redes Sociais da A Mega Loja! :)

Este post tem um comentário

Deixe uma resposta