Rolamento: tudo o que você precisa saber está aqui!

    0
    228

    Você sabe o que é um rolamento e quais são as suas principais características e funções? Apesar de ser um elemento bastante conhecido, muitas vezes acaba sendo complicado entender um pouco mais sobre eles.

    A imagem mostra diversos modelos de rolamentos em um fundo branco.
    Tipos diversificados de rolamentos.

    A peça que foi desenvolvida no fim do século XIX, está presente nos mais diversificados segmentos e objetos, desde indústrias até residências. Eles estão em todos os lugares!

    Se você possui alguma dúvida relacionada a eles, esse conteúdo foi feito especialmente para você. 

    Montamos um guia com as principais perguntas feitas por clientes de todo o Brasil, para te ajudar a entender esses pontos.

    Leia o conteúdo abaixo para conferir:

    O que é um rolamento?

    O rolamento é um mecanismo de alta precisão capaz de conduzir e suportar grandes quantidades de cargas, facilitando as ações dos objetos e assim, reduzindo todo o esforço e a força para locomoção. 

    Seu movimento de rotação torna quase todos os movimentos mais fáceis, enquanto a sua transferência de potência garante com que as peças possam ser movimentadas.

    A imagem mostra um rolamento maior em vertical com vários rolamentos em cima de uma superfície cinza.
    O rolamento é um mecanismo de alta precisão.

    Essa transferência de potência acontece pela força de atrito dos rolamentos, fazendo com que as peças girem ou se movimentem.

    Eles podem ser classificados em dois grandes grupos: os deslizantes e os de esferas, de acordo com o seu tipo de atrito.

    Quais são as principais funções dos rolamentos?

    Os rolamentos possuem três funções principais, a primeira delas é a capacidade de transmitir potência ou força. 

    A segunda é transferir todo o movimento, ou seja, suportar e guiar determinados componentes que giram um em relação ao outro. 

    E a terceira (mas não menos importante) é poder suportar cargas. 

    Quer ler mais treinamentos como esse? Clique aqui.

    Onde os rolamentos são utilizados?

    Eles oferecem uma ampla utilização no mercado. Estão presentes nas ferramentas elétricas, em eletrodomésticos, automóveis, patins, skates, patinetes e em muitos outros objetos.

    Como escolher o rolamento correto?

    Basicamente são instalados em equipamentos que necessitem com que o eixo gire em alta velocidade, como uma parafusadeira e uma máquina de lavar, por exemplo.

    Antes de realizar uma busca pelo rolamento ideal, é preciso analisar as condições de trabalho e do ambiente, e levá-las em consideração em relação aos procedimentos de escolha.

    Depois de identificá-las, basta identificar esses 4 tópicos abaixo:

    1. O tipo de rolamento;
    2. O arranjo;
    3. Suas dimensões;
    4. As especificações detalhadas (precisão, limpeza e pré-carga, tipo de alojamento, lubrificante, etc).

    Por fim, lembre-se de considerar três aspectos que são cruciais também: a longevidade, confiabilidade e preço do produto. 

    É preciso ajustar os rolamentos?

    Sim! Os ajustes são fundamentais para que os rolamentos funcionem de maneira correta e devem estar apropriados para usos específicos, pois ajustes incorretos reduzem a vida útil das peças.

    Os ajustes incorretos podem desencadear atrito, ruptura de anéis e irregularidades na pista e nos intervalos entre as esferas pelo elemento de giro, entre outras.

    O atrito é provocado quando um rolamento é montado no eixo quase sem interferência, fazendo com que os anéis movimentem-se em uma direção contra o eixo ou o alojamento.

    Na imagem aparece 4 rolamentos de modelos diversificados.
    É preciso ajustar os rolamentos para que eles desempenhem as operações com excelência.

    Esse processo acaba gerando calor excessivo ou desgaste da peça, deixando a sua superfície arranhada. 

    Caso isso ocorra, as partículas retiradas do metal podem entrar na lateral do rolamento, reduzindo a vida útil das peças.

    Quando erros são excessivos, os anéis podem rachar na direção circunferencial devido à grande tensão depositada no objeto.

    Como ajustar os rolamentos?

    Antes de ajustar o seu rolamento, é necessário considerar alguns aspectos:

    1. Os anéis do rolamento devem estar bem apoiados em sua circunferência, para que a capacidade de carga do rolamento possa ser totalmente utilizada.
    2. Os anéis (tanto internos quanto externos) não devem movimentar-se em suas peças de ajuste, caso isso aconteça, as sedes serão danificadas. 
    3. Cargas elevadas exigem maior interferência e tolerâncias mais estreitas. 
    4. A montagem e desmontagem dos rolamentos devem acontecer de maneira fácil e conveniente, sem travamento ou endurecimento.

    Conclusão:

    Vamos recapitular tudo o que você leu? Dá play:

    O que são rolamentos e quais são suas funções?

    E aí, deu para entender um pouquinho mais sobre os rolamentos? Tem alguma dúvida que não está aqui no texto? Conta para gente aqui nos comentários!

    *Todas as informações deste texto foram retiradas do Catálogo Industrial da GBR.

    Quer saber mais sobre os rolamentos? Clique aqui e confira!

    Deixe uma resposta