Não compre a sua serra circular antes de avaliar esses aspectos!

0
1116

As Serras Circulares são ferramentas muito utilizadas por carpinteiros, marceneiros e serralheiros, já que são essenciais na produção de cortes retos, rápidos e precisos em materiais de grande porte.

Utilizando um disco de corte circular específico para cada tipo de material, a serra é capaz de efetuar cortes em madeira, acrílico e até em metais e alvenaria.

Serra Circular tipo bancada para realizar cortes.
Serra Circular de Bancada.

Mas calma! Encontrar a máquina certa é fundamental para realizar trabalhos com alta qualidade, por isso antes de comprar a sua ferramenta rotativa, é preciso avaliar aspectos importantíssimos como custo, qualidade, precisão, manutenção, potência, entre outros. 

Confira os principais aspectos:

Potência

Antes de qualquer coisa, verifique a potência da máquina a partir de dois pontos: a velocidade de giro da lâmina (RPM) e a potência do motor (watts).

Quanto maior for o RPM, mais fácil será controlar a máquina, proporcionando cortes com melhor qualidade e eficiência. Já em relação ao motor, quanto mais potência tiver, mais fácil será executar os cortes precisos.

Ainda pensando em potência, encontre uma máquina que seja relevante para o seu tipo de atividade. Quer uma máquina profissional? Busque opções que disponibilizem pelo menos 1500 W.

Se o seu objetivo for adquirir uma máquina hobbista ou para pequenas operações, opte por uma máquina menos potente.

Alimentação

Quando você pensa em serra circular, o que vem a sua cabeça? Aquelas máquinas grandes, pesadas e com fio, certo?

Pois bem, com as inovações do mercado, agora ficou mais fácil encontrar opções alternativas para substituí-las. Assim você pode adquirir serras cada vez mais práticas, leves e com funcionamento a bateria.

Serras Circulares: Bosch e Dewalt.
Serra da Bosch com frio e Serra Dewalt à bateria.

Apesar da facilidade, vale lembrar que as serras com fio ainda são as favoritas, pois costumam ser mais potentes do que as que funcionam via bateria, mas isso não impede com que as novas máquinas realizem trabalhos excelentes.

Além disso uma característica que somente as serras a bateria possuem, é a opção de expandir os seus horizontes para que você possa se movimentar sem preocupações.

Segurança, ergonomia e peso

Serra circular portátil na cor azul.
Serra circular portátil.

serra circular é uma das ferramentas mais perigosas e pode provocar acidentes gravíssimos. É essencial prestar atenção nas características que proporcionam segurança.

Priorize máquinas que possuam trava de segurança, guarda inferior da lâmina, entre outros aspectos.

Além disso é extremamente importante investir em sua saúde também!

É crucial procurar uma máquina que seja confortável, com pegada ergonômica e se possível, com peso reduzido para evitar a fadiga e cansaço contínuo durante as atividades.

Serra de bancada X Serra circular portátil

O espaço as vezes pode ser um problema! Por isso como o nome já diz, a serra circular portátil foi desenvolvida com o objetivo de levar praticidade e facilidade aos ambientes com fator limitante de espaço, proporcionando toda a liberdade e agilidade que os usuários tanto buscam.

Com a serra portátil é possível cortar chapas de MDF de grande porte de maneira prática e rápida, diferentemente da serra de bancada que realizaria o mesmo com maior dificuldade, principalmente de manuseio.

Já a serra de bancada foi projetada para ser instalada em um local estratégico de trabalho para que você possa efetuar suas atividades sem complicação. Ela pode ser ajustada de acordo com as necessidades do operador, como altura, por exemplo.

Quando a peça a ser trabalhada for pequena, a serra de bancada será perfeita.

Já sabe como escolher a sua serra? Então encontre a máquina perfeita para as suas atividades. Acesse o nosso site http://bit.ly/2KZhoUG e confira!

Deixe uma resposta