Guia das Molas Aéreas: tudo o que você precisa saber está aqui!

As Molas Aéreas são ótimos utensílios para quem deseja controlar o fechamento das portas, evitando danos indesejados. Além disso, são instrumentos compactos, convenientes e com design despojado, auxiliando no fechamento automático e delicado das portas. Continue lendo o conteúdo abaixo para entender mais sobre suas funcionalidades.

O que é uma Mola Aérea e qual sua função?

Trata-se de uma peça criada exclusivamente para auxiliar no índice defechamento das portas, controlando o movimento e oferecendo segurança, controle de acesso, privacidade e conforto para qualquer tipo de ambiente. 

É a ferramenta ideal para quem deseja manter as portas e portões fechados, principalmente naqueles ambientes em que existe um intenso fluxo de movimentação, como restaurantes, bancos, lojas e shoppings, por exemplo. Ao instalá-las, é possível diminuir o impacto de abrir e fechar, tornando a ação mais suave.

Mola Aérea instalada em porta de madeira.
Mola Aérea instalada em porta de madeira.

Outra funcionalidade da Mola Aérea é impedir ou reduzir a entrada de correntes de ar, fumaças, propagação de fogo e demais atritos, além de ajudar na economia de energia de aparelhos para ventilação, como ar-condicionado e ventiladores.

Em quais materiais a Mola Aérea pode ser instalada?

As molas podem ser instaladas em portas de diferentes materiais, como as de vidro temperado e madeira. Elas também atuam em portas pivotantes e portas corta-fogo, servindo como excelentes auxiliares com as barras antipânico. Para visualizar mais informações sobre as barras, clique aqui e leia nossos conteúdos.

Mas afinal de contas, de que maneira esse instrumento funciona? Leia o tópico a seguir para descobrir.

Veja como funciona uma Mola Aérea

Ao adquirir o acessório perfeito para a sua porta, será preciso regulá-lo de acordo com as suas necessidades. As molas possuem até 3 tipos de regulagens diferentes, garantindo com que você possa ajustar a força, velocidade e a velocidade final de fechamento da porta.

É importante que você saiba que quanto mais pesada for a sua porta ou portão, a força aplicada pela mola deverá ser maior. Tudo se baseia no material da porta, peso e tipo de aplicação. Alinhe a força da mola da maneira como achar mais eficiente!

Após ser instalada em uma porta, ela atua da seguinte forma: ao abrir a porta para entrar em um ambiente, você não precisará fecha-la manualmente, ela fechará automaticamente, de modo lento e suave, impedindo com que bata de maneira violenta, evitando impactos desnecessários e barulhentos. 

Em que lado instalar as Mola Aéreas?

A recomendação é instalar a mola na parte direita de onde está a dobradiça. Entretanto, existem modelos que acompanham a função reversível, em que você pode instalar do lado que preferir. Lembre-se de observar a descrição do produto para verificar se contém essa informação.

A recomendação é instalar a Mola Aérea no lado direito da dobradiça.
A recomendação é instalar a Mola Aérea no lado direito da dobradiça.

Agora que você já conheceu as principais funções das molas aéreas e o seu funcionamento, vamos te mostrar como é fácil escolher o melhor instrumento para sua porta. Confira a seguir:

Como escolher Mola Aérea?

Antes de escolher a sua mola aérea, lembre-se de verificar o peso e a largura da folha da porta. Outra recomendação é verificar as especificações técnicas do produto e verificar se aquela peça é capaz de te atender com perfeição.

Busque instrumentos que ofereçam regulagem incorporada na própria mola, assim fica mais fácil estipular quanta força será aplicada na porta. Existem modelos com até 3 tipos de potências, classificadas de 2 a 4.

As molas que se encaixam na potência de número 2 (menor intensidade), é capaz de suportar, em média, o peso máximo de uma porta de 50 kg. Já as peças de potência número 3 (média intensidade) aguentam cerca de 60 kg, enquanto as molas aéreas de número 4 (maior intensidade) suportam de 80 a 90 kg, dependendo do modelo da porta. 

Você também pode escolher as cores das molas que deseja e a marca de sua preferência. Clique aqui, veja alguns modelos disponíveis e acompanhe as informações estabelecidas.

Gostou desse conteúdo? Aqui no blog você encontra muitas categorias e assuntos criados especialmente para os apaixonados por ferramentas. Navegue pelos temas que mais gosta e fique por dentro de tudo o que acontece no seu setor. Até o próximo texto!

Beatriz Approbato

Oi! Meu nome é Beatriz Approbato, sou jornalista e redatora, apaixonada por comunicação, por marketing e por fotografia. Adoro escrever sobre ferramentas e me sinto cada vez mais empoderada ao utilizá-las no dia a dia. Também comando as Redes Sociais da A Mega Loja! :)

Deixe uma resposta